Gols contra do Vasco evidenciam erros pontuais da defesa

A defesa do Vasco não vive bom momento e já sofreu com gols contra, sendo 2 de João Victor e 1 de Hugo Moura em 2025.

João Victor em Vasco x Sport em São Januário
João Victor em Vasco x Sport em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco venceu o Sport por 3 a 1 no último sábado (12), pela terceira rodada do Brasileirão, e marcou os quatro gols da partida. Desde o início da temporada, a equipe Fábio Carille tem sofrido com o sistema defensivo e vive uma “epidemia” de gols contra.

Na noite de sábado, em São Januário, foi a vez de Hugo Moura marcar contra o próprio patrimônio e diminuir a vantagem vascaína. Mas a infelicidade não foi um caso isolado em 2025.

Desde 2022 foram 187 jogos e cinco gols contra (três em 2025 e dois em 2022). Em três meses de temporada, foram três: dois de João Victor e um de Hugo Moura. Veja os casos:

  • Vasco 2 x 2 Volta Redonda (01/02/2025) / João Victor
  • Corinthians 3 x 0 Vasco (05/04/2025) / João Victor
  • Vasco 3 x 1 Sport (12/04/2025) / Hugo Moura

Para efeito de comparação, no Brasileirão 2024, o Vasco não marcou contra em nenhuma partida. Agora, em três jogos disputados pelo campeonato nacional, foram dois, sendo a única equipe da competição a marcar contra a própria meta.

O que explica?

Mesmo com a vitória parcial por dois gols de diferença, o Vasco teve dificuldades para manter uma marcação mais agressiva e regular. Permitiu muitos passes ao Sport em seu campo. Já a equipe rubro-negra teve menos poder de marcação e recomposição pelo lado direito de sua defesa.

O gol dos visitantes saiu em escanteio cobrado por Sergio Oliveira pela direita. Hugo Moura tentou tirar a bola e acabou cabeceando para o fundo do gol de Léo Jardim. No caso de João Victor, contra o Corinthians, na rodada anterior, Romero recebeu na direita e cruzou para o meio da área. Depay dominou e perdeu a bola, mas João Victor, caindo, desviou para o próprio gol.

Ambos evidenciam erros pontuais da defesa cruz-maltina. Sem muita estratégia e posicionamento, quando a bola chega perto da área de Léo Jardim, a zaga vascaína tem o propósito mínimo de afastar a bola “do jeito que dá”. A marcação é um dos fundamentos que também precisa ser corrigida. Nestas mesmas partidas tiveram lances em que o Vasco teve um apagão na defesa e o adversário marcou o gol com muita tranquilidade.

No Brasileirão, o Vasco também vem cedendo a grande maioria das finalizações mais próximas ao gol: 14 dos 15 arremates dos adversários saíram de dentro da área. Delas, quatro foram em chutes cara a cara com Léo Jardim.

O Vasco é o time que precisa sofrer menos finalizações do adversário para ter sua defesa vazada, ao lado de Santos, Mirassol e Flamengo. São cinco chutes para cada gol sofrido no torneio. Conhecido por ser um treinador capaz de ajustar sistemas defensivos, Fábio Carille viu a equipe acumular erros e sofrer oito gols nos últimos cinco jogos.

Agora, o Cruz-Maltino encara o Ceará nesta terça-feira (15), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão. Caso saia com os três pontos, o Vasco dormirá na liderança da competição. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília).

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vegetti questiona linha traçada do VAR em derrota do Vasco para o Ceará

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti não aprovou a atuação da arbitragem na derrota do Cruzmaltino contra o Ceará.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Ceará; veja a entrevista coletiva

Carille analisa atuação do Vasco e disse que ficou muito incomodado com a postura do time em jogo contra o Ceará.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Ceará

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Ceará, na partida desta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Adson celebra minutos no Vasco e analisa derrota para o Ceará

Atacante do Vasco da Gama, Adson entrou no intervalo da partida contra o Ceará e teve maior minutagem desde o retorno aos gramados.

Payet sente desconforto contra o Ceará e será reavaliado

Titular do Vasco da Gama contra o Ceará, Payet sente desconforto muscular no joelho e passará por exames no Rio de Janeiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Melhores momentos de Ceará 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco goleia o Mazagão e está na semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 5×0 nesta terça-feira e enfrentará o Flamengo nas semifinais da Copa do brasil Sub-17.

Vasco perde para o Ceará por 2 x 1 fora de casa pelo Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Ceará pelo placar de 2×1 na Arena Castelão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.