Confira os fatores que deixaram Vegetti ainda mais letal no Vasco

O atacante Vegetti tem início avassalador com a camisa do Vasco nesta temporada em todas as competições disputadas.

Vegetti comemora gol contra o Santos
Vegetti comemora gol contra o Santos (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O primeiro tempo já se aproximava dos últimos segundos quando o argentino Garré, cercado pela marcação, quase na bandeirinha de escanteio, cruzou da forma que conseguiu para a grande área. Com a bola longe da trajetória ideal, Vegetti deu dois passos para trás e ajustou seu posicionamento. Como se fizesse com a mão, colocou-a, de cabeça, no cantinho do goleiro Romero para marcar o gol que daria ao Vasco a vitória por 1 a 0 sobre o Puerto Cabello, pela Sul-Americana. Foi um dos seis que o camisa 99 marcou nos últimos cinco jogos, em início avassalador nas principais competições do ano pelo cruz-maltino, que volta a campo hoje, pelo Brasileirão, em visita ao Ceará, às 21h30.

Nas seis últimas oportunidades em que foi às redes, três foram pelo Brasileirão e três pela Sul-Americana. No total, são 13 gols em 17 jogos do Pirata neste temporada. Um início ainda melhor que o do ano passado, quando havia marcado oito nessa mesma quantidade de partidas.

Da metade de 2023, quando chegou ao Vasco, até aqui, são 46 gols em 92 jogos. Vegetti já é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube — atrás apenas do uruguaio Villadoniga, que fez 83 entre 1938 e 1942 — e o maior no século.

O momento especial em 2025 tem a ver também com a companhia que ganhou nas tramas ofensivas do Vasco. Em 2024, os principais assistentes do Pirata nas competições nacionais foram os laterais. Piton deu quatro passes para gol e Puma Rodríguez, dois, numa lista de “garçons” que teve apenas dois atacantes de ofício, Rossi e David. Já este ano, somando Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, todos os passes para os gols de Vegetti saíram dos pés de jogadores do último terço: dois de Philippe Coutinho, um de Payet, um de Garré e outro de Nuno Moreira — este último recebeu assistência do Pirata na estreia, diante do Santos.

Essa parceria com dois pontas técnicos, móveis e versáteis reduziu a necessidade do atacante de 36 anos sair tanto da grande área para buscar jogo. Segundo o site de estatísticas Sofascore, Vegetti tem feito 10 ações com a bola a menos (de 29 para 19) por jogo em relação ao Brasileirão do ano passado.

Se em 2024 o mapa de calor do centroavante abrangia quase todo o campo de ataque do Vasco, a marca do pênalti tem sido a faixa mais frequentada pelo camisa 99 em 2025, mesmo que com curta amostragem. Lugar perfeito para exercer seus melhores fundamentos: o cabeceio e o oportunismo.

O técnico Fábio Carille, que ganhou apoio público de Vegetti naquele mesmo duelo diante do Puerto Cabello, nunca escondeu a predileção pelo esquema com dois atacantes de lado, com o qual obteve suas maiores conquistas no futebol brasileiro. Por mais que ainda siga questionado no comando do clube, parece ter encontrado uma combinação ideal para o melhor rendimento de seu centroavante: a associação de Nuno e Garré com laterais que já eram agudos e um Vegetti que ganha mais espaço e menos responsabilidades extras para polir suas armas.

Coutinho está fora hoje

Hoje, o Vasco terá desfalques. Coutinho foi poupado, enquanto Tchê Tchê (questão familiar) e Puma (liberado para acompanhar o nascimento do filho) não foram relacionados. Payet, Jair e Paulinho são as três principais opções para as duas vagas abertas.

O Ceará, que vem de derrota para o Juventude, em Caxias do Sul, vai sem Nicolas, Bruno Tubarão, Pedro Henrique e Richardson. Em boa fase, o atacante Pedro Raul reencontrará o Vasco, que defendeu na temporada 2023.

Fonte: Extra

Mais sobre:Pablo Vegetti
Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vegetti questiona linha traçada do VAR em derrota do Vasco para o Ceará

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti não aprovou a atuação da arbitragem na derrota do Cruzmaltino contra o Ceará.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Ceará; veja a entrevista coletiva

Carille analisa atuação do Vasco e disse que ficou muito incomodado com a postura do time em jogo contra o Ceará.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Ceará

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Ceará, na partida desta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Adson celebra minutos no Vasco e analisa derrota para o Ceará

Atacante do Vasco da Gama, Adson entrou no intervalo da partida contra o Ceará e teve maior minutagem desde o retorno aos gramados.

Payet sente desconforto contra o Ceará e será reavaliado

Titular do Vasco da Gama contra o Ceará, Payet sente desconforto muscular no joelho e passará por exames no Rio de Janeiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Melhores momentos de Ceará 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco goleia o Mazagão e está na semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 5×0 nesta terça-feira e enfrentará o Flamengo nas semifinais da Copa do brasil Sub-17.

Vasco perde para o Ceará por 2 x 1 fora de casa pelo Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Ceará pelo placar de 2×1 na Arena Castelão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.