Último Vasco x Sport ficou marcado por muita confusão; relembre

Vasco da Gama e Sport se reencontram neste sábado após jogo com invasão da torcida e muitas provocações na Ilha do Retiro.

Raniel comemorango gol contra o Sport pela Série B 2022
Raniel comemorango gol contra o Sport pela Série B 2022

Vasco e Sport se enfrentam neste sábado em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O último encontro entre as equipes, porém, ficou marcado na história do confronto. Não só pelo resultado, fundamental na caminhada para o retorno do time carioca à elite do futebol em 2022, mas também por invasão de torcida, jogo interrompido no fim e muitas provocações.

O ge volta no tempo e relembra o dia 16 de outubro de 2022, na Ilha do Retiro, em jogo válido pela 35ª rodada da Série B.

Panorama da partida

Sport e Vasco chegaram ao confronto separados por apenas três pontos na tabela e disputando uma vaga no G-4 da Série B de 2022. O confronto direto era fundamental na luta pelo acesso para ambas as equipes, com apenas mais três jogos restantes em disputa após aquela partida. O Vasco era o 4º colocado, com 55 pontos, enquanto o Sport vinha logo atrás, na 5ª posição, com 52.

Pressão do Sport e gol no segundo tempo

Com a Ilha do Retiro lotada, o Sport foi empurrado pela torcida e criou as chances mais claras no confronto. O clima de tensão era latente, e o Vasco sofria para conseguir sair do sufoco dos donos da casa durante boa parte da primeira etapa. O Leão chegava com perigo e quase marcou em chutes de Sander, Vagner Love e Luciano Juba, mas o goleiro Thiago Rodrigues fazia boas intervenções. As equipes foram para o vestiário com 0 a 0 no placar.

O Vasco equilibrou as ações no início da segunda etapa e quase marcou em cabeçada de Anderson Conceição, que parou no travessão, aos 10 minutos. O Sport mantinha bom volume e finalmente abriu o placar, aos 19. Love chutou, Thiago Rodrigues deu o rebote e Labandeira mandou para o fundo das redes: 1 a 0 para o Sport. Resultado que igualava os times em número de pontos na tabela naquele momento.

VAR, gol de Raniel e provocações

O resultado era dramático para o Vasco, que via sua vaga no G-4 cada vez mais ameaçada com a derrota parcial. Até que, aos 42 minutos da etapa final, Gabriel Pec finaliza da meia-lua, Saulo não segura e Alex Teixeira é derrubado na disputa do rebote com o goleiro. Após a intervenção do VAR, o árbitro Raphael Claus assinalou pênalti para o Vasco.

Depois de muita reclamação, Raniel foi para a cobrança e bateu firme para empatar para os visitantes, já aos 49 minutos.

Na comemoração, o atacante se dirigiu à torcida organizada do Sport, que se localizava atrás do gol, com gestos provocativos. O atacante, inclusive, é formado na base do rival Santa Cruz. Na sequência, vários torcedores quebraram o portão que separa a arquibancada do campo e iniciaram a confusão com seguranças do clube – agredindo também bombeiros que trabalhavam no campo.

Jogo suspenso e disputa no STJD

Após a invasão, os atletas vascaínos saíram correndo para os vestiários, e o jogo ficou paralisado por 56 minutos – até ser encerrado. O Vasco alegou não ter segurança suficiente para que a partida fosse retomada e foi atendido pela arbitragem, comandada por Raphael Claus.

Com o empate em 1 a 1, o Vasco manteve os três pontos de vantagem para o adversário e ganhou embalo na luta pelo acesso. A equipe terminou na 4ª posição, com 62 pontos, e garantiu seu retorno à Série A do Brasileirão. O Sport, por sua vez, acabou apenas em 7º lugar, com 56.

O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Sport a princípio recebeu gancho de oito jogos sem poder atuar na Ilha do Retiro, punição que em seguida caiu para seis. Mas a principal consequência (e que mexeu com a tabela de classificação) foi na pontuação: o Vasco foi declarado o vencedor da partida, herdou três pontos e terminou a competição em terceiro lugar, com 65 pontos.

Mas o próprio STJD reformou a decisão depois do fim do campeonato, já em janeiro do ano seguinte, e determinou que a partida fosse considerada empate. O Sport recebeu um ponto. Já o Vasco perdeu dois e caiu para quarto lugar na classificação final, sendo ultrapassado pelo Bahia.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.