Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Festa dos vascaínos em São Januário
Festa dos vascaínos em São Januário

São Januário voltará a receber um jogo de competição internacional nesta terça-feira, às 21h30. A partida, válida pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, contra o Puerto Cabello, da Venezuela, marca o reencontro do estádio com um jogo de copa depois de quase cinco anos. E o local tem sido a grande força do Vasco neste período.

A última partida do Vasco em um torneio continental em São Januário foi em dezembro de 2020. O jogo válido pela Sul-Americana contra o Defensa y Justicia marcou a eliminação da equipe na competição. O time treinado por Sá Pinto perdeu por 1 a 0 para os argentinos, na volta das oitavas de final.

O Vasco vive um outro momento e aposta na força de São Januário para ir longe na Sul-Americana. Desde 2023, quando voltou a Série A do Brasileirão, o estádio tem sido o maior diferencial do clube nas principais competições do país. O ge separou os números com o Gato Mestre.

Em jogos válidos pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil, o Vasco desde 2023 fez 37 jogos como mandante em São Januário. São 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas — com 57,7% de aproveitamento. Os números são melhores do que os de quando o Vasco manda seus jogos fora de São Januário. Os números do time caem para 54,2% quando manda os jogos longe de São Januário. No mesmo período, foram oito jogos em outros estádios — quatro vitórias, um empate e três derrotas.

Os números como visitantes chamam ainda mais atenção. Desde 2023, nas principais competições do país, o Vasco tem um aproveitamento tímido de 31,9% dos pontos. Em 48 jogos, foram 11 vitórias, 13 empates e 24 derrotas. Ou seja, o aproveitamento dos pontos como mandante se aproxima do dobro dos números como visitante.

Campanha em São Januário nos últimos torneios

Em 2024, São Januário foi o principal aliado do Vasco em toda a temporada. A equipe perdeu apenas duas partidas no estádio – para o Criciúma e para o Internacional pelo Brasileirão. Na Copa do Brasil, o local foi determinante nas classificações contra Água Santa, Fortaleza e Athletico-PR, mas viu a eliminação para o Atlético-MG nas semifinais.

Em 2020, o Vasco também foi eliminado em São Januário da Sul-Americana, na derrota por 1 a 0 para o Defensa y Justicia. Antes, a equipe carioca havia derrotado no estádio o Oriente Petrolero, da Bolívia, e o Caracas, da Venezuela.

Em 2018, na última edição de Libertadores que o Vasco disputou, o clube não venceu nenhum jogo na fase de grupos no estádio. Sofreu uma goleada do Cruzeiro, perdeu para Universidad de Chile e empatou com o Racing em casa.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Vasco estaria interessado em Álvaro Montero, goleiro do Millonarios

Sem acordo com Léo Jardim, o Vasco estaria interessado em Álvaro Montero, de 30 anos, goleiro do Millonarios.

Conheça os adversários do Vasco do Grupo A do Brasileiro Sub-17 Feminino

As meninas do Vasco da Gama estrearão no Brasileiro Sub-17 no dia 14 de junho contra o Paysandu, como visitante.

Força Jovem cobra Léo Jardim após recusa à proposta do Vasco

Organizada do Vasco, Força Jovem, divulgou uma nota cobrando goleiro Léo Jardim após recusar nova proposta por renovação.

Leilão das ações da 777 Partners impacta o Vasco? Felipe Carregal responde

Todos os clubes do grupo da 777 Partners irão a leilão nesta sexta-feira, em Nova York, nos Estados Unidos.

Com negociação travada, Vasco mantém otimismo por renovação com Léo Jardim

Após alta pedida salarial, Vasco da Gama trava conversas com estafe de Léo Jardim, mas mantém otimismo por um final feliz.

777 Partners terá que leiloar ações do Vasco e outros clubes

Em crise financeira, a 777 Partners terá que leiloar as ações que detém do Vasco da Gama e de outros cinco clubes.

Emiliano Díaz revela que tentou levar Vegetti para o Corinthians

Filho do técnico Ramón Díaz, Emiliano Díaz conversou com Vegetti para tentar tirar o centroavante do Vasco da Gama.

Vasco enfrenta o Fluminense pela semifinal da Copa Rio Sub-16

Vasco da Gama enfrenta o Fluminense, às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Rio Sub-16.

Ex- jogador do Vasco é denunciado por desvio de recursos públicos da UERJ

A acusação contra o ex-atleta do Vasco da Gama foi feita pelo Ministério Público do Rio. Instituição de ensino divulgou nota sobre o caso.

Diniz faz ajustes no Vasco visando o jogo contra o São Paulo

Vasco da Gama e São Paulo se enfrentam no próximo dia 12, às 21h30, no Morumbi, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.