Conheça o Puerto Cabello-VEN, adversário do Vasco nesta terça-feira

O Puerto Cabello tem o time profissional fundado apenas em 2014, teve rápida ascensão e técnico com nome do Vasco.

Time do Puerto Cabello
Time do Puerto Cabello (Foto: Reprodução)

O Vasco terá pela frente um adversário inédito em sua história. Nesta terça-feira, o time enfrenta o modesto Puerto Cabello, clube venezuelano com time profissional fundado apenas em 2014. O ge separou algumas curiosidades antes do confronto válido pela segunda rodada da Copa Sul-Americana.

Vasco x Vasco?

O treinador da equipe venezuelana chama-se Vasco Faísca. O português de 44 anos chegou ao clube na atual temporada e está em seu primeiro trabalho como técnico longe de Portugal. Antes, Faísca havia treinado times como FC Alverca, Farense, e Belenenses.

Pelo Puerto Cabello, são nove partidas à frente do cargo, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. São dez gols marcados e seis sofridos. Um aproveitamento de 55,5%.

Time recheado de atletas de nacionalidades africanas

O Puerto Cabello conta com uma ampla gama de nacionalidades em seu elenco. São oito jogadores estrangeiros, de sete países diferentes, a maioria do continente africano: Nigéria, Gana, Guiné-Bissau, Senegal, Tunísia, Portugal e Suíça.

Os estrangeiros são:

  • Musa Isah (Nigéria)
  • Tony Shimaga (Nigéria)
  • Momo Mbaye (Senegal)
  • Neftali Manzambi (Suíça)
  • Meireles Injai (Guiné-Bissau)
  • Abdul Awudu (Gana)
  • Salim Khelifi (Tunísia)
  • Miguel Tavares (Portugal)

Rápida ascensão na Venezuela e no continente

Fundado em 2011 como uma academia de formação de atletas, o Puerto Cabello estreou seu time profissional apenas em 2014 e iniciou sua trajetória na terceira divisão da Venezuela. Em rápida ascensão, subiu para a segunda divisão logo em seu primeiro ano e, em 2017, já figurava no principal torneio nacional da Venezuela.

Em 2021, chegou à sua primeira competição continental, ao disputar a Copa Sul-Americana. Foi eliminado na primeira fase para o Metropolitanos, também da Venezuela. Em 2023, voltou a disputar a competição e fez parte do grupo do São Paulo, mas terminaria como lanterna, sem pontos conquistados em seis partidas.

No ano seguinte, chegaria à sua primeira Libertadores. Na primeira fase da Pré-Libertadores, venceu nos pênaltis o Defensor Sporting, do Uruguai, mas cairia na segunda fase para o Nacional, do Uruguai. Atualmente, a equipe venezuelana é a 5ª colocada do Campeonato Venezuelano, com 15 pontos. O clube ainda busca seu primeiro título nacional.

Primeira viagem internacional apenas em 2023

O Brasil foi o destino da primeira viagem internacional do Puerto Cabello. A partida contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, entrou para a história como a primeira vez que o time viajou para fora da Venezuela para um jogo oficial do time profissional.

O jogo foi realizado no dia 18 de abril de 2023. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 2 a 0, no Morumbis, com gols de Marcos Paulo e Michel Araújo.

“La Bombonerita” como estádio

O time manda suas partidas no estádio “La Bombonerita”, localizado no centro da cidade de Puerto Cabello, na Venezuela. O estádio tem capacidade para cerca 7.500 torcedores, mas não atende às exigências da Conmebol para partidas internacionais. Por isso, durante a Copa Sul-Americana, o clube recebe as partidas no estádio Misael Delgado, na cidade de Valencia.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Garré projeta jogo pela Sul-Americana em São Januário e faz pedido à torcida

O meia Benjamin Garré destaca a importância do jogo em casa e mira a vitória diante do Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Justiça determina Vasco x Flamengo em São Januário; decisão critica o Bepe

Justiça decide a favor do Gigante da Colina e clássico entre Vasco da Gama x Flamengo será em são Januário; magistrada critica Bepe.

Dé Aranha critica declaração de Pedrinho sobre o Vasco: ‘Deveria estar mamado’

Revoltado após derrota do Vasco da Gama diante do Corinthians, Dé Aranha critica fala de Pedrinho sobre elenco.

Tottenham estaria interessado em Rayan

Em negociação para renovação de contrato com o Vasco da Gama, Rayan estaria na mira do Tottenham, da Inglaterra.

Carille tem clima ruim no vestiário; multa é impasse para demissão

O treinador Fábio Crille tem clima quase insustentável no vestiário do Vasco, mas jogos da semana será decisiva para seu futuro.

Ingressos para Vasco x Palmeiras pelo Brasileiro 2025

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentam em Brasília no dia 4 de maio, às 16h, no Mané Garrincha, pela 7ª rodada do Brasileiro.

PC Oliveira comenta lances polêmicos de Corinthians x Vasco

O comentarista PC de Oliveira analisou gols anulados do Corinthians na partida contra o Vasco da Gama, do último sábado.

Vasco defende marca histórica contra o Puerto Cabello-VEN

O Vasco da Gama já enfrentou times venezuelanos em oito oportunidades, marcando 11 gols e nunca saiu de campo derrotado.

Fábio Carille inicia semana decisiva para seu futuro no Vasco

Fábio Carille sofre pressão sobre o cargo após derrota para o Corinthians e terá 2 jogos em São Januário para definir o futuro.

Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.