Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Coutinho comemorando gol contra o Fluminense
Coutinho comemorando gol contra o Fluminense (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Philippe Coutinho e Nuno Moreira só atuaram juntos em quatro jogos pelo Vasco, mas os efeitos da dupla já são perceptíveis no time. Não é cedo para atestar que a presença do português potencializou a grande referência técnica vascaína. O camisa 11 teve duas de suas melhores atuações ao lado do reforço do clube para a temporada. A partida contra o Melgar foi mais um exemplo.

O empate em 3 a 3 teve um gosto ainda mais amargo pela ótima atuação que Coutinho e Nuno tiveram. Quando os dois deixaram o campo aos 25 minutos do segundo tempo, o Vasco vencia por 3 a 1 e controlava a partida, comandado pelos dois jogadores, que vêm se entendendo bem no lado esquerdo do ataque vascaíno.

Coutinho abriu o placar logo aos três minutos de jogo contra o Melgar em um golaço com a assinatura do meia ex-seleção brasileira. O corte para dentro e o chute de chapa no ângulo é uma jogada que apareceu pouco no futebol do meia no ano passado, que sofria sem conexões no ataque do Vasco.

Depois que Nuno chegou, o meia subiu de produção. Não só pelos dois gols feitos desta maneira, “à lá Coutinho”, mas pelo apoio que tem na região que mais gosta de atuar. Carille tem aproveitado o lado esquerdo do Vasco, com aproximações de Nuno e Piton com o camisa 11, e tem dado certo.

E o efeito foi rápido. Logo na estreia de Nuno Moreira no Vasco, contra o Nova Iguaçu, pela Copa do Brasil, Coutinho marcou duas vezes e teve uma de suas melhores atuações neste retorno ao clube de São Januário. Carille, de imediato, já havia identificado que o português ajudou o meia brasileiro.

– O que mais me deixa feliz é o quanto o Coutinho cresceu dando essa liberdade de ser um armador. Ter um jogador que sabe movimentar, posicionar e trabalhar com poucos toques, que foi o caso do Nuno hoje, cresceu muito o futebol do Coutinho. O Nuno é um jogador muito bom para o equilíbrio da equipe. Um meia que faz o jogo ser rápido através de passes e não de drible – disse Carille depois de Vasco x Nova Iguaçu.

A partida contra o Melgar teve ainda mais influência de Coutinho. Ele marcou o gol que abriu o placar, deu linda assistência de trivela para Vegetti e tabelou com Nuno, que deu passe para Vegetti marcar o terceiro do Vasco. O empate dos peruanos ter saído depois que a dupla saiu não foi por acaso. Eles são os jogadores do atual elenco que têm capacidade de reter a bola no ataque e trabalhar jogadas.

Nos quatro jogos ao lado de Nuno Moreira, Coutinho tem quatro participações diretas em gols (três bolas na rede e uma assistência). Em 2025, o meia já marcou cinco vezes em 12 jogos. Em 2024, foram apenas três em 18 partidas.

Com esperanças em sua nova dupla, o Vasco não tem tempo de descansar e já inicia a preparação nesta quinta-feira para a partida contra o Corinthians, no sábado, na Neo Química Arena. O jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão será às 18h30 (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco perde para o Bahia pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 5×1 nesta quinta-feira, pela 5ª rodada do Brasileiro Sub-20.

Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem ao elenco do Vasco em preleção

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.