Beach Soccer: Betinho é orgulho da comunidade do Cantagalo

Representante do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira Sub-20, Robert Guilherme, Betinho, é orgulho da comunidade do Cantagalo.

Betinho, jogador do Vasco Beach Soccer
Betinho, jogador do Vasco Beach Soccer (Foto: reprodução/Internet)

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? A frase surge de um clássico do Skank, mas poderia, facilmente, fazer parte da biografia de grande parte da molecada carioca. Só que mais do que sonhar, bom mesmo é realizar. E esse é o caso de Robert Guilherme, conhecido como Betinho. Cria do Cantagalo, o rapaz, de 20 anos, acreditou tanto em sua paixão pelo esporte que hoje veste a camisa da Seleção Brasileira sub-20 e integra o time de beach soccer do Vasco. Orgulho da comunidade da Zona Sul do Rio.

“O esporte é muito importante para a garotada da comunidade. Quando a gente vai para o asfalto é visto com outros olhos: de rejeição e racismo. Mas isso serve como combustível para a gente lutar e ter um futuro melhor. O esporte me tirou e tira muita gente do caminho errado, nos dá oportunidades de outros caminhos”, avalia.

Betinho descobriu sua paixão pelo futebol através de projetos sociais como o Criança Esperança e também ao integrar o time Deixa Falar, do Cantagalo. Ressaltando que o incentivo à diferentes atividades nas periferias pode mudar o destino de um jovem. “Minha paixão pelo futebol nasceu quando eu tinha 5, 6 anos de idade. Nesses projetos pude mostrar meu talento”, ressalta. “Temos muitos talentos na comunidade que, às vezes, não podem se expandir por falta de oportunidades, que poderiam ter seguido o caminho do esporte”.

Em sua jovem carreira, Betinho jogou diversos campeonatos e competiu, inclusive, no Campeonato Sul-Americano, no Paraguai. A Seleção chegou à final, mas acabou eliminada pela Argentina. Independente do resultado, o rapaz é mais do que um vitorioso. “Foram dias difíceis, de muitos treinos. Precisei abrir mão de muita coisa para chegar ao meu objetivo que era a Seleção. Sou muito grato”, comemora ele, que, é claro, deseja alçar voos ainda maiores: “Quero vestir a camisa da Seleção principal e disputar uma Copa do Mundo”.

‘Apesar de ser difícil, é muito possível vencer’

Após entrar para o Vasco, em 2019, Betinho dedica 100% do tempo para se tornar um grande craque da bola. O futebol é sua única fonte de renda atualmente. “Vivo do futebol, porque treino de manhã, de tarde e, às vezes, de noite. Deus ajuda quem trabalha”, define ele, que foi campeão carioca e Brasileiro de beach soccer pelo Cruzmaltino. Assim como o trinador do Deixa Falar, Atila Carvalho, ele quer levar o nome do Cantagalo para o mundo. “É gratificante demais ser uma inspiração para a garotada e uma responsabilidade grande. Espero que a criançada da comunidade possa correr atrás de seus sonhos. Apesar de ser difícil, é muito possível vencer. Espero que outras pessoas também possam levar ao nome da nossa comunidade ao topo e mostrar que daqui também saem muitas coisas boas”, diz.

Fonte: Meia Hora

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.