Coutinho e Neymar vivem expectativa por reencontro no domingo

Coutinho e Neymar se enfrentaram uma vez na final da Champions de 2020 e podem se reencontrar no jogo entre Vasco e Santos.

Neymar e Coutinho na Seleção Brasileira
Neymar e Coutinho na Seleção Brasileira

No próximo domingo, pela primeira rodada do Brasileirão, o duelo entre Vasco e Santos em São Januário deve promover o encontro de dois dos melhores jogadores brasileiros dos últimos anos: Philippe Coutinho e Neymar. Algo particularmente raro na carreira dos craques.

Neymar ficou fora da semifinal do Paulistão e da convocação da seleção brasileira, mas vem trabalhando para estar em campo no domingo. Já Coutinho, que se machucou na derrota para o Flamengo, no segundo jogo da semifinal do Carioca, voltou a participar das atividades com o grupo do Vasco na segunda-feira. A expectativa é que dois estejam à disposição para a estreia no Brasileiro.

Coutinho e Neymar atuaram juntos na seleção brasileira da categoria sub-16 em diante, brilharam sob o comando de Tite nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e atuaram no Mundial realizado na Rússia. Em partidas oficiais por clubes, no entanto, eles se enfrentaram uma única vez.

Como Coutinho foi vendido cedo para a Inter de Milão, o encontro não ocorreu no futebol brasileiro. Houve a chance para isso no Brasileirão de 2010, no último jogo de Coutinho com a camisa do Vasco antes de ir para a Europa. Mas Neymar estava suspenso e não participou da goleada do Santos por 4 a 0 na Vila Belmiro, em junho daquele ano.

Dez anos depois…

Afinal, qual foi o único duelo entre Coutinho e Neymar em jogos oficiais? Eles precisaram aguardar uma década depois disso para se encontrarem em lados opostos do campo. E foi “só” em uma final da Liga dos Campeões.

Na temporada 2019/20, Coutinho, que pertencia ao Barcelona, vivia um ano de recuperação emprestado ao Bayern de Munique. Foram 11 gols em 38 jogos disputados pelos bávaros. O brasileiro não era protagonista como Neuer, Lewandowski e Müller, mas era peça importante no time comandado por Hans-Dieter Flick.

Por sua vez, Neymar era a estrela do Paris Saint-Germain e carregava nos ombros a responsabilidade de dar ao clube seu primeiro título de Champions depois de ser comprado a peso de ouro (R$ 812 milhões na cotação da época) do Barcelona. Aquela era sua terceira temporada em Paris.

O cria do Santos foi titular do PSG na final disputada no dia 23 de agosto de 2020, no Estádio da Luz, em Lisboa. Coutinho começou no banco e ainda não havia entrado quando Coman aproveitou cruzamento de Kimmich pela direita e finalizou de cabeça para colocar os alemães na frente da decisão.

O jogador revelado pelo Vasco foi a campo só aos 23 minutos do segundo tempo, na vaga de Coman. Neymar teve ao todo três chances de gol durante a partida inteira: uma em chute de canhota no primeiro tempo, que obrigou Neuer a fazer grande defesa; e duas finalizações para fora na segunda etapa. No fim, a vitória por 1 a 0 deu ao Bayer de Munique de Coutinho o título da Liga dos Campeões.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jornalistas questionam ‘Dinizismo’ no Vasco após estreia com derrota

Fernando Diniz reestreou como técnico do Vasco da Gama com derrota por 1×0 pelo Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Vasco completa 9 jogos sem vitória

Vasco da Gama foi derrotado pelo Lanús, na Copa Sul-Americana, e segue na sequência de resultados negativos na temporada.

Diniz elogia elenco do Vasco após derrota na Sul-Americana

Vasco da Gama foi derrotado por 1×0 pelo Lanús, pela Copa Sul-Americana, na reestreia do técnico Fernando Diniz.

Falhas individuais e queda física: Vasco repete roteiro na estreia de Diniz

Vasco da Gama sofreu nova derrota na Copa Sul-Americana, dessa vez para o Lanús, na volta de Diniz ao Cruzmaltino.

Vasco apresenta leve melhora com Diniz, mas ainda tem ‘Everest para escalar’

Fernando Diniz estreou pelo Vasco da Gama, com derrota para o Lanús, na Argentina, pela Copa Sul-Americana.

Vasco amplia jejum como visitante na Sul-Americana; veja histórico

Derrota para o Lanús, na Argentina, foi a 11ª do Vasco da Gama em confrontos fora de casa na Copa Sul-Americana.

Diniz fala em resgatar confiança do Vasco após derrota para o Lanús

Novo treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz analisou a partida do Cruzmaltino contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Fernando Diniz analisa derrota do Vasco contra o Lanús; veja a entrevista coletiva

Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco diante do Lanús e diz que precisa resgatar a confiança elenco.

Tiago Leifert cita falta de confiança ao analisar derrota do Vasco

Responsável pela narração de Lanús x Vasco da Gama, Tiago Leifert cita falta de confiança do Cruzmaltino em análise sobre o revés.

Coutinho lamenta derrota do Vasco e projeta rodada decisiva da Sul-Americana

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho analisou o revés do Cruzmaltino diante do Lanús, pela Copa Sul-Americana.