Vasco vê 777 Partners tentar retomar controle da SAF enquanto busca novo investidor 

Em busca de um novo investidor para sua SAF, Vasco da Gama vê a situação com a 777 Partners ganhar novos capítulos na Justiça.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Pedrinho em entrevista coletiva no Vasco

Enquanto busca um novo investidor para a SAF, o Vasco vê os imbróglios judiciais com a 777 Partners — antiga gestora do futebol cruz-maltino — próximos de ganhar novos episódios neste começo de ano.

O que aconteceu

São duas ações que correm de forma paralela. A Câmara de Arbitragem e o julgamento de um recurso da 777 quanto à liminar que a afastou do Vasco.

A 777 mudou o escritório de advocacia que a representava no Brasil. Desta forma, houve a adoção de uma nova estratégia na Câmara de Arbitragem. De acordo com informação publicada pelo O Globo, o escritório de Sergio Bermudes, que defendia a 777 na arbitragem, deixou o caso devido à ausência de pagamentos que, somados, ficam na casa de R$ 1,8 milhão.

A empresa norte-americana realizou questionamentos à árbitra indicada pelo Cruz-Maltino. Eles indagam sobre a “independência e imparcialidade” de Ana Tereza Basílio no processo, apontando relação com a Salomão Advogados, escritório de Paulo César Salomão Filho, vice-presidente do Vasco. O UOL apurou que haverá o pedido de impugnação do nome da advogada.

Ana Tereza foi eleita em novembro presidente da OAB do Rio de Janeiro. Paulo Salomão é um dos conselheiros, representando a entidade no Conselho Federal. No documento anexado pela 777, são citados ainda atuação conjunta nos processos de recuperação da Americanas e da Oi.

O UOL procurou o Vasco sobre o assunto. O clube enviou uma breve nota e manifestou “surpresa em relação ao tema, uma vez que se trata de um assunto que está sob segredo de justiça”. Ainda em nota, o Cruz-Maltino salientou que “qualquer divulgação ou comentário sobre o processo constitui uma violação das ordens judiciais, configurando desrespeito à própria Justiça”.

O Vasco, internamente, vê o movimento da 777 como “parte do jogo”. O próprio clube já havia feito questionamentos na Corte de Arbitragem. Ainda de acordo com apuração, há uma visão de que a arbitragem poderia ter ocorrido de forma mais célere.

A 777 tem a intenção de retomar o controle da SAF do Vasco. A empresa quer reativar o contrato que lhe dá os 70% das ações, como firmado em 2022, com a gestão encabeçada por Jorge Salgado. Por outro lado, o clube de São Januário defende a rescisão do vínculo.

Josh Wander e Steven Pasko renunciaram aos cargos de gestão na 777 em maio do ano passado. À época, porém, documentos mostravam que os sócios-fundadores permaneciam ligados à empresa.

No próximo dia 29 haverá o julgamento do recurso da 777 quanto à liminar que a afastou do Vasco. A empresa recorreu no TJRJ e, também neste compasso, tenta retomar os 70% das ações da SAF cruz-maltina.

Vasco x 777

O Vasco associativo retomou o controle da SAF da 777 Partners em maio do ano passado. A liminar foi concedida pelo juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

(…) DEFIRO a cautelar requerida e SUSPENDO os efeitos do CONTRATO DE INVESTIMENTOS e do ACORDO DE ACIONISTAS, que concedem o atual controle da VASCO DA GAMA SOCIEDADE ANÔNIMA DO FUTEBOL à. Com isso, estão suspensos, também, os direitos societários (políticos e patrimoniais) da 777 CARIOCA LLC e devolvido o controle da companhia ao CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, afastando-se os conselheiros indicados pela 777 CARIOCA LLC do Conselho de Administração da SAF (…)
Trecho da decisão

A liminar ainda afastou todos os integrantes da 777 do Conselho de Administração da SAF. Antes da decisão, ele era composto por cinco cadeiras da empresa: Josh Wander, Andres Blazquez, Donald Dransfield, Nicolas Maya e Steven Pasko. E duas do associativo: Pedrinho e Paulo César Salomão. O quinteto americano está fora, e o clube agora tem o poder de indicar os substitutos.

O juiz Paulo Assed Estefan classificou as operações da 777 Partners como “estranhas”. Cita, por exemplo, um “saque a título de empréstimo” logo após um dos aportes ao Vasco.

O Vasco teve como objetivo garantir que as ações da SAF não fossem penhoradas ou dadas como garantia em caso de falência ou insolvência da 777. O clube indicou o artigo 477 do Código Civil.

A ação também citava processos de fraude que a 777 tem respondido no exterior. Houve também uma referência sobre um suposto afastamento de Josh Wander e Steve Pasko do Conselho de Futebol da empresa. Ela apontava também que os 30% comprados pela 777, com os aportes já realizados, estão preservados.

A “A-CAP” — seguradora que tomou o controle da companhia norte-americana— assumiu os ativos da 777. A empresa que era majoritária na SAF do Cruz-Maltino abriu processo de falência.

Por conta de um acordo, a A-CAP é obrigada a avisar ao Vasco sobre qualquer negociação. Além disso, uma eventual transação precisa ter a anuência do Cruz-maltino, situação que o deixa seguro judicialmente.

Fonte: Uol

Mais sobre:777 Partners
Comente

Veja também
Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.