Tchê Tchê e Paulinho brilham em 1ª vitória do Vasco no Carioca
Meias do Vasco da Gama, Tchê Tchê e Paulinho tiveram boa atuação na vitória Cruzmaltina diante do Madureira, pela quarta rodada do Carioca.
Por se tratar da primeira partida oficial do time principal do Vasco em 2025, pode-se dizer que Fábio Carille e seus comandados iniciaram bem a temporada. Ainda que sem muito brilho ofensivo, a vitória de ontem por 2 a 0 contra o Madureira — a primeira do cruz-maltino no Campeonato Carioca —, na Arena da Amazônia, demonstrou um esboço do que o Vasco pode apresentar no ano: um futebol de posse de bola, triangulações e com o meio-campo como o principal setor da equipe.
A escalação inicial escolhida por Carille, com Jair, Tchê Tchê, Paulinho e Coutinho em um quarteto de meio-campistas, pode ser considerada ousada numa análise inicial, mas se justifica devido ao baixo poderio ofensivo do Madureira. Mesmo sem nenhum jogador com características mais defensivas no setor central, o cruz-maltino conseguiu ter o controle das ações. Em alguns momentos, o tricolor suburbano até levou perigo, mas muito mais pelo físico abaixo do ideal e a baixa concentração do Vasco, o que é natural para um começo de temporada.
Foi através de dois desses meias que o Vasco marcou o primeiro gol. Após saída errada do Madureira, Tchê Tchê dominou a bola com qualidade já na entrada da área e, tranquilo, acionou Paulinho. Elemento surpresa, o camisa 18 finalizou na saída de Mota e contou com desvio para marcar pela primeira vez desde dezembro de 2023.
Considerado titular absoluto no cruz-maltino, Paulinho vive fase de retomada na carreira depois da ruptura do ligamento cruzado do joelho direito que sofreu no Campeonato Carioca do ano passado e que o deixou fora de praticamente toda a temporada.
– Esse é um momento de muita alegria e muita gratidão. Foram dez meses de muita dificuldade. Foi o momento mais difícil da minha carreira, mas tive o apoio dos companheiros, familiares, fisioterapeutas. Até a galera da cozinha me ajudou de alguma forma. Dedico esse gol a todos eles — falou o meia.
Já no apagar das luzes, ainda deu tempo de Vegetti marcar pela primeira vez na temporada. Em contra-ataque puxado por Payet ainda no campo de defesa, o suíço Maxime Dominguez conduziu e tocou para Puma Rodríguez na lateral direita. Livre, o uruguaio cruzou na medida para o atacante argentino. Também sozinho, o camisa 99 só deslocou do goleiro Mota para dar números finais a partida.
Tchê Tchê estreia bem
Além dos autores dos gols, outro nome que brilhou na vitória do Vasco foi Tchê Tchê. Estreante no cruz-maltino depois de não ter o contrato com o Botafogo renovado por opção da direção alvinegra, o camisa 3 demonstrou o fôlego habitual e esteve bem presente tanto no campo defensivo quanto ofensivo. Além da assistência, Tchê Tchê foi figura constante na entrada da área do Madureira e demonstrou que pode seguir como titular da equipe ao longo da temporada.
Também em sua primeira partida pelo Vasco, Lucas Oliveira não foi muito acionado nos duelos contra os atacantes do Madureira. Além disso, como o tricolor suburbano adotou postura mais defensiva quando não teve a bola, o cruz-maltino teve liberdade para iniciar a construção ofensiva com os meias, sem necessitar tanto da utilização dos zagueiros.
O Vasco volta a campo no Carioca no domingo, contra a Portuguesa, em São Januário. No mesmo dia, o Madureira enfrenta o Fluminense no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Fonte: O Globo