Presidente do Madureira cita dívidas do Vasco e ataca Pedrinho após nota

Conflito entre Vasco da Gama e Madureira ganha novo capítulo e presidente do clube, Elias Duba, ataca Pedrinho e fala sobre dívidas.

Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho durante entrevista coletiva (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O presidente do Madureira, Elias Duba, subiu o tom contra a administração do Vasco. Ao ESPN.com.br, o mandatário citou dívidas do Cruzmaltino e atacou Pedrinho, presidente vascaíno, o classificando como uma “figura quadrada”. As declarações vêm na esteira de uma polêmica que começou na terça-feira (22): o Madureira acusa o Vasco de não ter permitido que as delegações usassem o mesmo voo para ir a Manaus, onde se enfrentam na quinta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), pelo Campeonato Carioca.

O clube de Madureira fez uma nota para relatar a situação e falou em “atitude soberba”, que “contribui para apequenar” o adversário. O Vasco, por sua vez, respondeu afirmando que a alegação “é tão fantasiosa quanto um enredo de escola de samba” e “é responsabilidade exclusiva do promotor do evento arcar com todos os custos e responsabilidades inerentes à logística, hospedagem e demais despesas da equipe adversária do Vasco”, além de ter dito que “caso os dirigentes do Madureira EC queiram aprender sobre competência e organização, podem buscar inspiração nas grandes escolas de samba da sua região”. O clube disse que dirigentes do Madureira “tiveram dificuldades de interpretação”.

Elias Duba chamou a nota vascaína de “infantil e boba” e chegou a comparar o momento do Vasco com o rival Flamengo.

“O Madureira não interpretou nada errado, apenas cobrou o que lhe foi prometido pelo organizador do evento. Na última hora, o Vasco disse que não, ele tem que ser igual ao Flamengo, só viaja sozinho. E comparando o momento do Vasco ao do Flamengo, meu Deus do céu! Eu não sei quem redigiu a nota do Vasco, mas deve ter sido uma criança, bem infantil, bem boba, sem argumentos, não explica por que o Vasco não queria viajar junto com o Madureira”, disse o presidente, ao ESPN.com.br.

“Os argumentos são bem fraquinhos porque podia acontecer alguma coisa no jogo, alguma desavença, viajar junto é desconfortável, mas o Madureira sempre viajou junto, já foi com o Fluminense para lá e para cá, já viajou com outras delegações e nunca teve problema. O Madureira foi em dois voos separados, era isso talvez que ele (Vasco) quisesse, de repente quer obter alguma vantagem fora de campo, mas isso é coisa de gente que não tem a menor responsabilidade com a verdade, com os fatos, e que rasgou uma página muito bonita na parceria entre Vasco e Madureira”, completou.

Duba seguiu subindo o tom contra dirigentes vascaínos e prometeu que “vai ter troco”.

“Os caras que estão no Vasco, eu não conheço nenhum deles pessoalmente, não sei quem manda no Vasco hoje, se tem presidente ou não, eu sei que tentaram uma SAF lá, que depois disseram que deu o golpe, enfim. Estou vendo as SAF’s darem certo, e a do Vasco não deu, não sei por quê. Eu não falo com quem eu não conheço, gosto de falar com pessoas reconhecidas, que têm um passado, que têm história para contar no Vasco. Que presidente que jogou no Vasco, depois foi treinador, depois comentarista esportivo, acho que não deu certo em nada disso, e hoje não assume e nem responde uma ligação que eu fiz para ele para tentar suavizar o problema. Acho que é outra figura quadrada do futebol, vai ser mais um”, provocou.

“Eu estou aqui há 34 anos, (Pedrinho) é mais um que cai de paraquedas aí no mundo do futebol, como se um ex-jogador, um ex-qualquer coisa, pudesse ser presidente do Vasco. Eu não vou responder eles, eu tenho coisas mais importantes para fazer. Só lamento, vai ter troco, aguarda que vai ter troco”, seguiu.

“O Vasco é muito grande, esses que estão aí passam, e o Vasco fica. Amanhã vêm novas pessoas. O Vasco é muito grande para pessoas com capacidades muito reduzidas de pensar e se explicar. Eu não quero falar de Vasco, não. O Madureira só citou um fato para a imprensa se situar em que posição o Madureira foi colocado nesse jogo em Manaus, viajando de última hora ontem, em dois voos diferentes, dividindo a delegação e chegando de madrugada em Manaus. Amanhã ou depois a gente teria que explicar alguma coisa, para amanhã ou depois eles virem pedir alguma coisa. O Madureira, a partir de hoje, é antagônico às pretensões do Vasco na FERJ”, concluiu.

O mandatário também garantiu que, agora, vai cobrar dívidas que o Vasco tenha ou possa ter com o Madureira.

“Eu acho que eles deveriam estar preocupados em ver quanto o Vasco deve ao Madureira e tentar pagar porque essa diretoria até agora não se manifestou da dívida que o Vasco tem com o Madureira. E eu vou cobrar, daqui para frente eu vou cobrar… (dívida de) Léo Lima, Souza, Muriqui, Alan, pode procurar mais alguns jogadores lá que o Vasco deve ao Madureira, e o Madureira não cobrou. Inclusive, foi à Justiça para defender o Vasco, para que o Vasco não tivesse problemas”, afirmou.

Leia a nota do Madureira sobre o caso

“NOTA DE REPÚDIO

O Madureira Esporte Clube vem, por meio desta nota, manifestar sua perplexidade diante da atitude do Vasco da Gama, que impediu que a delegação do Madureira viajasse junto com a sua no mesmo voo contratado para os dois clubes para Manaus.

Ações como essa não condizem com a grandeza histórica do Vasco, clube com o qual sempre mantivemos relações respeitosas e até carinhosas pela proximidade entre os clubes da Zona Norte do Rio. O Vasco para nós sempre foi e sempre será um símbolo da vitória das camadas populares do Rio de Janeiro.

O Madureira estava acostumado a lidar com grandes dirigentes como Antônio Soares Calçada, Eurico Miranda e Roberto Dinamite, figuras que, independentemente de seus estilos e visões, sempre souberam valorizar o espírito esportivo e a dignidade entre os clubes. No entanto, atitude soberba como essa, apenas contribui para apequenar o Gigante que o Vasco ainda é.

O Madureira Esporte Clube segue firme no compromisso com os valores do esporte, o respeito, a ética e o fair play. Para nós, esses valores estão acima de qualquer competição e são a base da boa convivência em sociedade, especialmente entre coirmãos. Lamentamos muito que o Vasco, sob sua atual gestão, se é que tem alguma, demonstre estar em total desalinho com esses princípios. A Nau está à deriva. Que o Vasco reencontre seu caminho e sua grandeza, voltando a fazer a tua imensa torcida bem feliz.

Madureira Esporte Clube.”

Leia o posicionamento do Vasco sobre o caso

“O VASCO DA GAMA vem a público esclarecer e rebater a manifestação – fora de tom – do Madureira EC sobre os acontecimentos relacionados à logística para o jogo em Manaus.

Por contrato e cláusula expressa, é responsabilidade exclusiva do promotor do evento arcar com todos os custos e responsabilidades inerentes à logística, hospedagem e demais despesas da equipe adversária do Vasco. A alegação de que o Vasco “impediu” algo é tão fantasiosa quanto um enredo de escola de samba. Quem organiza a logística é o promotor do evento, não o Vasco.

Ao “jogar para a galera”, os dirigentes do Madureira se perdem nas palavras e tropeçam nos fatos. Não se trata de “uma carona”. O Vasco se posicionou para defender os dois clubes que devem ser respeitados pelos organizadores dessa ou de qualquer outra partida. Vasco e Madureira têm direitos.

Mas os dirigentes do Madureira tiveram dificuldades de interpretação e desfilaram ignorância.

A tentativa de transferir responsabilidades para o Vasco é uma demonstração de desconhecimento de como se organiza um evento esportivo. Causa estranheza que o Madureira tenha confundido a logística de um jogo oficial e direitos contratuais com um evento recreativo ou uma excursão.

Caso os dirigentes do Madureira EC queiram aprender sobre competência e organização, podem buscar inspiração nas grandes escolas de samba da sua região, que tanto fazem para levar e valorizar o nome do tradicional bairro de Madureira para todo o Brasil e o mundo como exemplo de excelência.

Por fim, agradecemos a lembrança da nossa história e do legado de nossos grandes dirigentes. A diferença é que, no Vasco, lidamos com a realidade e não com a ficção.

VASCO DA GAMA.”

Fonte: ESPN

2 comentários
  • Responder

    Pelo amor de Deus.
    Acessa altura da vida e dos acontecimentos,eu imaginava que estávamos avançando.
    Mas agora vejo que estamos retrocedendo.
    Vamos parar de fazer cena fora de campo.
    O que nos interessa é futebol.
    Falo direto para a Mídia.
    Foca no futebol e não em fofoca e desavenças.

  • Responder

    tá parecendo até coisa de marica porra.
    Mi-mi-mi pra cá, mi-mi-mi pra lá.

Comente

Veja também
Vasco terá Coutinho e outras mudanças para o clássico; Tchê Tchê segue fora

Além do retorno de Coutinho, o técnico Carille deve fazer realizar mais mudanças no time do Vasco para enfrentar o Flamengo.

Payet sofre estiramento no joelho e está fora contra o Flamengo

Payet sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e deve demorar para retornar às atividades.

Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.