Cria do Vasco, Evander sinaliza retorno ao futebol brasileiro

Meia-atacante revelado na base do Vasco da Gama, Evander atua pelo clube norte-americano Portland Timbers, da MLS, desde 2022.

Evander reforça o Portland Timbers, dos Estados Unidos
Evander reforça o Portland Timbers, dos Estados Unidos (Foto: Divulgação / Portland Timbers)

Revelado nas categorias de base do Vasco, o meia-atacante Evander admitiu o desejo de retornar ao Brasil em breve. O atleta atua pelo clube norte-americano Portland Timbers, da MLS, desde 2022, quando saiu do Midtjylland, da Dinamarca, por 10,2 milhões de dólares e assinou contrato até 2027. Agora, aos 26 anos, acredita que está no melhor momento da carreira e mira um retorno ao futebol nacional.

Apesar da vontade de jogar uma Série A, o meia-atacante afirmou que não tem um clube específico em negociação e que prefere esperar a novas propostas de clubes brasileiros. Na última janela, foi sondado pelo Flamengo, que não avançou nas negociações.

– Acho que eu tô no meu melhor momento na minha carreira, então acho que seria uma grande oportunidade poder voltar para o Brasil. […] Não tenho clube preferido, mas acho que eu vou onde as pessoas me querem, então é claro que eu tô aberto sempre para escutar as propostas. É sempre bom ir para onde as pessoas me querem – afirmou.

Segundo o atleta, a busca pelo Flamengo esbarrou no valor da transferência. O rubro-negro entrou em contato com o Portland, mas ouviu do clube norte-americano que só negociaria o meia brasileiro através de uma compra. No atual cenário, a volta ao Brasil também está condicionada a uma saída em definitivo.

De acordo com o site Transfermarkt, especializado em transferência de atletas, o valor de mercado do jogador gira em torno de 14 milhões de euros, cerca de R$ 94 milhões na cotação mais atual.

– É o que eles querem [negociar apenas com a venda], não pensam em me emprestar. Até porque ainda tenho dois anos de contrato lá. É esperar e ver o que vai acontecer – completou.

Evander comentou a visita à São Januário na partida contra o Internacional, em novembro. O meia afirmou que a ida ao estádio do ex-clube foi uma forma de reencontrar ex-companheiros e amigos e negou que haja negociações com o Cruz-Maltino.

– Eu tenho amigos ainda lá, então fui assistir e prestigiar os jogadores. É um clube que eu vou sempre ter carinho, clube que me formou e eu estive lá por 11 anos. Mas vamos ver o que vai acontecer, é uma janela ainda longa, então está apenas no começo. Estou esperando para ver o que vai acontecer.

Evander deixou o Vasco na temporada 2018 rumo ao Midtjylland por um contrato de empréstimo com opção de compra. A equipe dinamarquesa efetuou a aquisição do atleta por R$ 10,7 milhões na época. Na liga da Dinamarca, se destacou ao marcar 50 gols e 40 assistências em 165 jogos.

Pelo Portland, o meia tem números altos em participações em gols. São 26 gols marcados e 23 assistências em 61 partidas

Fonte: Lance!

Mais sobre:Evander
Comente

Veja também
Evangelos Marinakis
Agora vai? Vasco e Marinakis trocam documentos para iniciar análise patrimonial do Clube

Vasco da Gama e o bilionário grego Evangelos Marinakis iniciaram a fase de due diligence e aumentaram a expectativa da torcida por acerto.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Defesa do Vasco se mostrou o ponto fraco do time em 2024

Com muitas falhas acumuladas ao longo da temporada, zaga do Vasco da Gama foi uma das mais vazadas do Campeonato Brasileiro.

Pedrinho durante entrevista coletiva em São Januário
Vasco esbarra na parte financeira e está quase 1 mês sem treinador  

Vasco da Gama tentou a contratação do técnico Renato Gaúcho, mas as negociações não avançaram e o Clube voltou ao mercado.

Pedrinho, presidente do Vasco da Gama
Vasco consegue importantes vitórias na Justiça nesta quarta-feira

O Vasco da Gama obteve vitórias importantes em processo sobre a A-CAP e Regime Centralizado de Execuções (RCE) trabalhista.

Treinador Renato Gaúcho
Renato Gaúcho teria indicado 7 reforços para o Vasco

Sem acordo para ser técnico do Vasco da Gama em 2025, Renato Gaúcho teria indicado sete reforços para o Clube.