Defesa do Vasco se mostrou o ponto fraco do time em 2024

Com muitas falhas acumuladas ao longo da temporada, zaga do Vasco da Gama foi uma das mais vazadas do Campeonato Brasileiro.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images)

Na terceira reportagem sobre o elenco do Vasco, o Lance! vai analisar os zagueiros. O Cruz-Maltino contou com Léo, João Victor, Maicon, Gary Medel, Robert Rojas, Manuel Capasso, Lyncon e Luiz Gustavo nesta temporada. A posição foi o calcanhar de Aquiles da equipe em grande parte do ano.

João Victor, que chegou em definitivo por 6 milhões de euros (R$ 32 milhões na época), foi o principal nome em meio a uma temporada complicada da defesa. No entanto, o zagueiro teve momentos em que não colecionou grandes atuações. Por exemplo: foi o jogador em que mais recebeu cartões vermelhos (2) no ano e colecionou algumas falhas em jogos do Vasco.

O contrato de João Victor com o Vasco ainda tem gatilhos para que o Cruz-Maltino pague mais 2 milhões de euros ao Benfica, de Portugal, caso o clube permaneça na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2025, Pedrinho já terá que pagar 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões na cotação atual) aos portugueses.

Ao contrário de João Victor, Léo e Maicon viveram uma temporada turbulenta ambos foram extremamente contestados pelo torcedor, em razão do desempenho em campo. A tendência, inclusive, é que a dupla não fique no Vasco em 2025.

Léo deve ser vendido pelo Vasco. Já Maicon, discute uma antecipação do final do contrato com o clube. Robert Rojas, que quase não foi aproveitado pelo Cruz-Maltino, foi dispensado antes mesmo do Campeonato Brasileiro acabar. O zagueiro paraguaio sequer provou seu valor.

Se por um lado, Rojas deixou o Vasco de maneira tranquila, Medel saiu do clube deixando uma má impressão. Em 2023, o chileno foi um dos principais pilares do time que garantiu a permanência na elite do futebol brasileiro. Em 2024, o veterano colecionou confusões polêmicas com dirigente e jogador da base. Ao final, o jogador foi para o Boca Juniors, da Argentina.

Vale uma menção ao argentino Manuel Capasso. O zagueiro chegou a entrar em campo pelo Campeonato Carioca e marcou um único gol. O jogador foi emprestado ao Olímpia, onde se destacou e não vai permanecer. O atleta tem o futuro incerto no Cruz-Maltino.

Por último, estão os crias da base: Lyncon e Luiz Gustavo. O primeiro deles mostrou personalidade e garantiu a vitória do Vasco sobre o Internacional, no Beira-Rio. Já o segundo, ainda não estreou entre os profissionais.

O Vasco mostrou desde o início de 2024 que errou ao investir muito alto num jogador que não foi soberano na defesa. E sequer trouxe um companheiro para resolver o problema pelo lado esquerdo da zaga. O clube até que tentou corrigir a rota na janela de meio do ano. Porém, não teve sucesso para achar um companheiro para João Victor.

Nesta temporada, o Vasco sofreu 82 gols. Ao todo, 56 destes foram no Campeonato Brasileiro, 14 na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Carioca.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Milton Neves decreta futuro do Vasco no Brasileiro

Apresentador de TV, Milton Neves não titubeou ao analisar a realidade do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Renato Maurício Prado critica decisão do Vasco de poupar Vegetti e Coutinho

Comentarista esportivo, Renato Maurício Prado reprovou a decisão do Vasco da Gama de preservar Coutinho e Vegetti diante do Palmeiras.

Detalhes separam Vasco de anunciar Fernando Diniz como novo treinador

Sem técnico desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama está prestes a ter Fernando Diniz como seu comandante.

Aproveitamento do Vasco em 2025 já é pior que nos anos em que caiu

Vasco da Gama soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Vasco é processado após criança ser atingida por saco de cimento em SJ

Episódio aconteceu em nas dependências do complexo esportivo do estádio de São Januário, durante uma competição de natação infantil.

Vasco chega a 4 jogos sem vitória no Brasileiro e se aproxima do Z4

Vasco da Gama está há quase um mês sem conquistar três pontos no Campeonato Brasileiro e começa a flertar com a zona de rebaixamento.

Vasco mostra que existe vida sem Vegetti, mas erro individual volta a ser fatal

Vasco da Gama fez boa partida contra o Palmeiras, mas falha de Hugo Moura faz time perder mais uma no Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Felipe elogia atuação do Vasco e comenta erro de Hugo Moura

Felipe ficou satisfeito com a atuação e destacou uma evolução importante da equipe em relação aos últimos jogos.

Felipe explica ausências de Coutinho e Vegetti e cita futuro no Vasco

Felipe explicou ausências de Vegetti e Coutinho contra o Palmeiras e garantiu que quer ajudar o Vasco em qualquer função.