Vasco termina Campeonato Brasileiro com melhor campanha desde 2017

Na 10ª colocação e com vaga garantida na Sul-Americana, Vasco da Gama termina o Brasileiro com a melhor campanha desde 2017.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco x Atlético-MG em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Após vencer o Cuiabá por 2 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco encerrou a participação no torneio com 50 pontos, ocupando a 10ª posição na tabela. Foram 14 vitórias, oito empates e 16 derrotas e um aproveitamento de 43%. A equipe marcou 43 gols e sofreu 56 ao longo da competição. A campanha do Cruzmaltino foi a melhor na Série A desde 2017, quando terminou em sétimo e garantiu a classificação para a pré-Libertadores, com 56 pontos conquistados.

Autor dos gols da vitória diante do Dourado, o atacante Pablo Vegetti foi o artilheiro vascaíno no Brasileirão, com 12 bolas na rede. O argentino marcou 23 vezes na temporada e terminou como maior goleador da Copa do Brasil, com sete tentos. O maior assistente da equipe foi o lateral Lucas Piton, que contribuiu com seis passes para gol no Campeonato Brasileiro. O goleiro Léo Jardim foi o único do time a disputar todas as 38 partidas.

O Gigante da Colina passou por mudanças significativas no comando técnico e na diretoria durante o ano. O clube começou 2024 com Ramón Díaz, que saiu depois da goleada sofrida para o Criciúma, em São Januário, no mês de abril. Quem assumiu foi o interino Rafael Paiva, então treinador do time sub-20. O português Álvaro Pacheco foi o escolhido para comandar o Vasco no restante da temporada, mas durou apenas quatro jogos. Deixou o Brasil com um empate e três derrotas. A vaga voltou para Paiva.

O Gigante da Colina passou por mudanças significativas no comando técnico e na diretoria durante o ano. O clube começou 2024 com Ramón Díaz, que saiu depois da goleada sofrida para o Criciúma, em São Januário, no mês de abril. Quem assumiu foi o interino Rafael Paiva, então treinador do time sub-20. O português Álvaro Pacheco foi o escolhido para comandar o Vasco no restante da temporada, mas durou apenas quatro jogos. Deixou o Brasil com um empate e três derrotas. A vaga voltou para Paiva.

Apesar de uma boa campanha inicial, ele foi demitido após uma sequência de resultados negativa para dar lugar ao então diretor esportivo Felipe Loureiro. O “Maestro” dirigiu a equipe nos últimos três jogos do Brasileirão e conquistou duas vitórias e um empate. Os sete pontos garantiram uma vaga na Copa Sul-Americana e eliminaram qualquer risco de rebaixamento.

Ainda em maio deste ano, o Cruzmaltino viveu uma reviravolta no alto escalão. A SAF controlada pelo grupo 777 Partners foi desmantelada após uma série de problemas judiciais serem revelados. Com a ruptura, Pedrinho, presidente do clube associativo, assumiu a presidência do Gigante da Colina. O ex-jogador e ídolo vascaíno não assinou com nenhum novo investidor até então, mas afirma ter compradores interessados para 2025.

A diretoria vascaína ainda não anunciou reforços ou treinador para a temporada seguinte, mas há rumores de alguns nomes para assumir a equipe, como Luís Castro, Renato Gaúcho, Hernán Crespo e Pedro Caixinha. Existe ainda a possibilidade de venda da SAF para um novo investidor, que pode ser o magnata grego Evangelos Marinakis, dono de clubes como Olympiacos (GRE) e Nottingham Forest (ING).

Fonte: Esporte News Mundo

Comente

Veja também
São Januário tem nova iluminação e show de luzes; compare as imagens

O Vasco da Gama estreou a nova iluminação de São Januário no confronto diante do Santos, pelo Brasileiro; veja antes e depois.

Vasco pede torcida visitante no jogo contra o Flamengo e decisão está com o BEPE

Vasco da Gama deseja mandar o jogo contra o Flamengo pelo Brasileiro 2025 em São Januário com torcida visitante e aguarda posição do BEPE.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.

Decisivo! veja todas as vezes que Vegetti decidiu para o Vasco com a cabeça

Aos 36 anos, Vegetti brilhou diante do Santos e chegou a sua 12ª vitória com a camisa do Vasco da Gama fazendo gol de cabeça.

Alegria e muita comemoração marcam bastidores de Vasco 2 x 1 Santos; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Santos em São Januário pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.