Vasco adota cautela no mercado após janelas milionárias

Sem investidor e com janelas milionárias nos dois últimos anos, Vasco da Gama tem postura cautelosa para a temporada de 2025.

Marcelo Sant'Ana e Pedrinho
Marcelo Sant'Ana e Pedrinho (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

Depois de investir cifras milionárias e contratar jogadores no atacado no início das duas últimas temporadas, o Vasco adota uma postura mais conservadora para a janela que abre no próximo dia 3 de janeiro. O clube não pode gastar muito em contratações e, por isso, prioriza jogadores que poderiam chegar de graça e as chamadas oportunidades de mercado.

Depois da vitória sobre o Cuiabá no domingo, pela 38ª e última rodada do Brasileirão, o técnico Felipe resumiu qual seria o comportamento do Vasco em entrevista coletiva.

– O mercado já começou a acontecer, não vamos fazer nenhuma loucura, acho importante frisar isso. Vamos contratar jogadores que realmente querem jogar no Vasco, que estejam dispostos – disse.

Com as contas apertadas, o Vasco, a princípio, não tem condições de investir alto em contratações nesta janela. A gestão de Pedrinho está no meio de um processo de reestruturação financeira com vária frentes, como negociações com credores e medidas que antecedem a possível entrada no regime de recuperação judicial. Os esforços do clube estão concentrados nesse tema.

Por esse motivo, o Vasco tem agido com cautela no mercado. Nas últimas semanas, a diretoria sondou diversos jogadores cujos contratos com seus clubes terminam agora em dezembro ou em junho do ano que vem. Matheus Pereira e Rodrigo Dourado estão nessa lista, como o ge informou no fim de novembro.

Outro exemplo é Joaquín Lavega, jogador de 19 anos do River Plate de Montevidéu. O ponta uruguaio tem vínculo só até o fim do ano e poderia chegar de graça ao Vasco, o que resumiria as negociações a luvas e salários. A diretoria vascaína abriu conversas e pode avançar nos próximos dias.

Dentro das oportunidades do mercado interno, o Vasco também demonstrou interesse nas contratações do atacante Lucas Barbosa, que fez um ótimo Campeonato Brasileiro pelo Juventude, e do zagueiro David Ricardo, um dos destaques da campanha do acesso do Ceará na Série B.

Além disso, o Vasco ainda precisa definir quem será o treinador da equipe no ano que vem para debater perfil de reforços. Poucos avanços devem ocorrer em contratações antes disso.

Em 2023 e 2024, impulsionado pelos aportes da 777 Partners, o Vasco fez investimentos milionários nas janelas de janeiro. Com Paulo Bracks, o clube que havia acabado de subir da Segunda Divisão comprometeu cerca de R$ 116 milhões na contratação de 16 reforços. Já com Alexandre Mattos, aproximadamente R$ 117 milhões foram investidos em 10 jogadores.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Mercado do Vasco
Comente

Veja também
Payet e Coutinho
Payet e Coutinho dividem poucos minutos e têm números discretos juntos pelo Vasco

Principais jogadores do meio de campo do Vasco da Gama, Coutinho e Payet atuaram poucos minutos juntos; veja números.

Atacante Albert Elis
Vasco tem nova conversa por Alberth Elis e crê em desfecho positivo

Atacante hondurenho de 28 anos, Alberth Elis está na mira do Vasco da Gama para reforçar o time na próxima temporada.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro indica jogadores de times brasileiros para reforçar o Vasco em 2025

Influenciador digital avaliou jogadores dos 20 clubes da Série A deste ano que podem pintar no Vasco da Gama na próxima temporada.

Marquinhos é destaque do Vasco no NBB
Vasco vence o líder Minas e chega a 9ª vitória no NBB

Com destaque para Marquinhos, cestinha da noite, Vasco da Gama bate o Minas Tênis Clube por 81 a 64, pelo NBB.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja ranking com os melhores e piores jogadores do Vasco em 2024

Avaliação mostra o desempenho do elenco do Vasco da Gama durante as competições disputadas na temporada de 2024.