Vasco estreia no Carioca 2025 contra o Nova Iguaçu

O Vasco da Gama fará sua estreia no Campeonato Carioca 2025 contra o Nova Iguaçu no dia 11 ou 12 de janeiro.

Vegetti em jogo contra o Nova Iguaçu
Vegetti em jogo contra o Nova Iguaçu (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

A tabela do Campeonato Carioca de 2025 foi sorteada pela Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) nesta terça-feira, durante o Arbitral do Estadual da Série A.

O evento contou com a presença de representantes dos 12 clubes participantes: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.

O Carioca começará mais cedo no ano que vem. Para interromper os jogos do Campeonato Brasileiro durante o Mundial de Clubes no meio do ano, a CBF decidiu que os estaduais vão ocupar um período menor no ano, com início no final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro.

Para não prejudicar o planejamento dos clubes, ficou acordado que os clássicos não seriam marcados para as primeiras rodadas. O primeiro clássico vai acontecer na 6ª rodada, entre Botafogo e Fluminense.

– Até a quarta rodada o clube pode colocar em campo atletas menos utilizados. Os clássicos, que são jogos bastante importantes, para dar um equilíbrio técnico, eles vão jogar com seus principais jogadores. É uma condição lógica e pertinente – explicou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

– Essa história que todo mundo fala, “ah tem que acabar com os estaduais”, isso é o maior genocídio do futebol que pode acontecer. Só na cabeça de quem não raciocina, de quem não vê o que os campeonatos estaduais representam em oportunidades laborativas, de inclusão, social, crescimento e surgimento de novos talentos – completou ele.

Confira a 1ª rodada

  • Nova Iguaçu x Vasco
  • Flamengo x Boavista
  • Botafogo x Maricá
  • Fluminense x Sampaio Corrêa
  • Madureira x Volta Redonda
  • Bangu X Portuguesa

Regulamento

Além do sorteio, o Arbitral discutiu o regulamento da Série A do Carioca de 2025. Não haverá grandes mudanças em relação à última edição. Foram realizadas pequenas alterações, com destaque para a supressão do artigo que indicava uma possível premiação para o vencedor. Todas as receitas captadas (direitos de transmissão, patrocínio…) serão divididas integralmente entre os clubes, de forma proporcional.

Vai constar no regulamento uma recomendação para os clubes realizarem, antes do início do campeonato, palestras educacionais sobre os riscos da manipulação de resultados. Também será orientada a inclusão de informações e depoimentos nos sites dos clubes para combater a situação.

Foi aprovada ainda a realização de uma espécie de colegiado com clubes e arbitragem para definir critérios do VAR, desde que estejam dentro das regras da IFAB (órgão que regulamenta as regras do futebol). A publicação desses critérios deve ser realizada de forma obrigatória até três dias antes do início do campeonato.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.