Confira os fatores que levaram Rafael Paiva a ser demitido

Rafael Paiva foi dispensado do comando técnico do Vasco da Gama após a quarta derrota seguida do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR (Foto: André Durão)

Demitido neste domingo, no ato contínuo à derrota por 3 a 1 para o Corinthians na Neo Química Arena, Rafael Paiva perdeu o vestiário do Vasco e provocou irritação da diretoria e de jogadores por algumas escolhas recentes – entre elas, a insistência pela escalação de Galdames.

O prestígio adquirido pelo técnico de 40 anos pelo bom início de trabalho no comando do Vasco, com classificação para a semifinal da Copa do Brasil e reação no Brasileirão, caiu em declínio nas últimas semanas. O time vem de uma sequência de quatro derrotas na competição: para Botafogo, Fortaleza, Internacional e Corinthians.

Antes da má fase, o discurso era de que a possibilidade de permanência de Rafael Paiva seria discutida depois do Brasileirão. Depois, a chance foi descartada, mas ainda havia o desejo de mantê-lo até o final do Brasileirão – o presidente Pedrinho era o principal defensor dessa hipótese. Mas a forma como o time foi derrotado em São Paulo, em especial a atuação no primeiro tempo, colocou um fim ao trabalho de Paiva.

Na Neo Química Arena, o Vasco foi atropelado pelo Corinthians nos primeiros 23 minutos de jogo, tempo que os donos da casa precisaram para abrir 3 a 0 no placar. A facilidade com a qual os jogadores adversários trocaram passes e entraram na área vascaína nos lances chamou atenção.

A demissão de Paiva já era discutida nos bastidores nos últimos dias, e houve pressão para que ele fosse desligado logo depois da derrota para o Inter em São Januário, na rodada passada. A princípio, Pedrinho não queria mexer no comando técnico faltando quatro rodadas para o fim do campeonato e foi o principal responsável por segurá-lo.

A diretoria não queria tomar nenhuma decisão de “cabeça quente”.

A avaliação neste domingo, no entanto, é de que a situação tornou-se insustentável. O presidente vai anunciar em coletiva neste segunda-feira, marcada para 16h (de Brasília), quem vai assumir a equipe. A tendência é de que Felipe “Maestro”, hoje diretor-técnico, seja o treinador interino – ele já manifestou o desejo de comandar o time e se colocou à disposição.

Os bastidores

Internamente, é unânime a opinião de que Rafael Paiva perdeu o vestiário do Vasco.

Algumas escolhas do treinador provocaram isso, sendo a principal delas o apego por Pablo Galdames, que foi de última opção no meio de campo a titular em sequência. O chileno de 27 anos, que tem contrato só até o mês que vem e não vai ficar no clube, atuou nos últimos cinco jogos – nos três mais recentes (Fortaleza, Inter e Corinthians), começou jogando.

Neste domingo, Galdames participou diretamente do terceiro gol do Corinthians, cometendo grande falha ao furar a tentativa de corte e deixar a bola limpa para Garro finalizar de fora da área. Veja o lance:

Na derrota para o Corinthians em particular, outras decisões irritaram a diretoria, como não iniciar o jogo povoando o meio (Hugo Moura e Galdames foram os únicos volantes), voltar a optar pela dobra de laterais (Leandrinho e Puma Rodríguez começaram improvisados na ponta) e tirar Vegetti no intervalo, quando o time já perdia por 3 a 0.

Artilheiro da equipe na temporada, com 20 gols, Vegetti era um dos jogadores mais incomodados com as escolhas recentes de Paiva, sobretudo a falta de repertório em bolas paradas e a ausência de alternativas táticas. O argentino não gostou de ser substituído, mas não houve qualquer evento fora do normal no vestiário durante o intervalo.

Entrar em conflito com o capitão e principal referência do elenco abriu o caminho para que Paiva perdesse o vestiário. O treinador passou a ter suas escolhas questionadas, e a impressão era de que ele havia perdido o comando sobre os jogadores. Voltar a apostar em atletas antes escanteados, como Galdames e Rossi, também não foi bem recebido entre alguns atletas.

Na opinião de Pedrinho e seus diretores, o mantra de “não negociar a forma de jogar” foi deixado de lado nos últimos jogos sob o comando de Paiva, principalmente nas quatro derrotas em sequência. O último lampejo de boa atuação foi na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na 31ª rodada.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.