Jornal inglês confirma que magnata grego negocia compra da SAF do Vasco

O Jornal inglês The Telegraph confirmou que o bilionário Evangelos Marinakis negocia para adquirir a SAF do Vasco.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis (Foto: Getty Images)

Evangelos Marinakis, o bilionário grego proprietário do Nottingham Forest, está em negociações para adquirir uma participação majoritária no Vasco da Gama. Caso o acordo se concretize, é provável que o ex-diretor esportivo do Arsenal, Edu Gaspar, desempenhe um papel fundamental na gestão do clube. A informação é do jornal inglês, The Telegraph.

O proprietário do Nottingham Forest, Marinakis, é o dono do Olympiacos, tradicionalmente o clube mais vitorioso da Grécia, além do próprio Forest e do clube português de primeira divisão Rio Ave.

O Vasco, era anteriormente controlado pela 777 Partners, um grupo de investidores americanos que também tentava incorporar o Everton ao seu portfólio. No entanto, o modelo financeiro da 777 Partners entrou em colapso e o devido uma ação judicial, o clube retomou o controle.

Sob o controle da 777 Partners, o Vasco da Gama conquistou o retorno à primeira divisão do futebol brasileiro em 2022, mas o grupo de investidores dos EUA não conseguiu manter seu modelo financeiro sustentável. Atualmente, o clube está sob a administração da gigante de seguros americana A-Cap, seu maior credor, e os ativos, incluindo os clubes, estão sendo vendidos.

O magnata grego, dono do Nottingham Forest, tem explorado diversas oportunidades de investimento, incluindo uma possível aquisição do clube italiano da Série A, Monza.

Sob a gestão de Evangelos Marinakis, o Nottingham Forest obteve sucesso na contratação de jogadores brasileiros, destacando-se as aquisições de Murillo e Danilo, ambos vindos de clubes do Brasil.

Desde que o governo brasileiro aprovou, em 2021, leis que possibilitaram a transformação dos clubes em empresas negociadas e a recapitalização por meio de vendas para investidores privados, tem ocorrido uma verdadeira corrida pela propriedade de clubes brasileiros, com grandes grupos de investimento europeus buscando se envolver no mercado.

Fonte: CNN Brasil

1 comentário
  • Responder

    Os jogadores brasileiros, em geral, tem dois sonhos: ganhar dinheiro jogando na Europa e depois voltar a jogar no seu time de coração. Assim, sugiro que o Vascão coloque uma cláusula nos contratos, em que a cada cinco anos que o jogador ficar fora, deve voltar para o time que investiu na sua formação, para jogar dois anos. Então nós torcedores não ficaremos com nossos ídolos só quando estiverem velhos e bichados..

Comente

Veja também
Torcedor do Flamengo, Thiago Galhardo revela ter mais carinho pelo Vasco

Torcedor declarado do Flamengo e ex-jogador do Vasco da Gama, Thiago Galhardo revela ter maior carinho pelo Cruzmaltino.

Capasso e Souza estão fora do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Souza e Capasso rescindem de forma amigável e não atuam mais pelo Vasco da Gama.

Diniz tem bom retrospecto contra Vojvoda, do Fortaleza

Em reestreia pelo Vasco da Gama em São Januário, Fernando Diniz tem pela frente o Fortaleza de Vojvoda e tem bom retrospecto.

Fernando Diniz comenta reencontro com Tchê Tchê após atrito

Após atrito no São Paulo, Fernando Diniz comenta sobre reencontro com Tchê Tchê, elogia jogador e coloca ponto no assunto.

Vasco é o 4º clube com as maiores dívidas no Brasil; veja ranking

Conforme valores registrados até dezembro de 2024, o Vasco da Gama é o quarto Clube mais endividado do Brasil.

Vasco planeja inaugurar 3 novos ambientes do CT nos próximos meses

Com orçamento de R$ 30 milhões para reformas no CT Moacyr Barbosa, Vasco da Gama deve entregar primeiros ambientes em julho.

Vasco tem a 13ª maior média de público em 2025; veja ranking

O Vasco da Gama tem sete jogos como mandante em 2025 e é a 13ª maior média de público nesta temporada; veja ranking.

Fortaleza nunca venceu o Vasco em São Januário; veja histórico

Adversário do Vasco da Gama na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza não tem vitórias atuando em São Januário; veja.

Vasco anuncia Kyrios Sport como nova fornecedora de material esportivo

Parceria entre a Kyrios Sport e o Vasco da Gama foi divulgada nesta quinta-feira (15) nas redes sociais do Clube.

Vasco monitora Rodrigo Caetno após afastamento de Ednaldo da CBF

Vasco da Gama crê que a saída do presidente da CBF pode facilitar a contratação de Rodrigo Caetano como diretor técnico.