Vasco disputa vaga na Libertadores com outros 2 clubes SAF

Ainda em comum com o Vasco da Gama, os clubes tiveram dificuldades na disputa do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A reta final do Brasileirão coloca Bahia, Cruzeiro e Vasco em uma disputa direta pelo mesmo objetivo pelo terceiro ano consecutivo. Juntos, os clubes comemoraram o acesso para a elite, em 2022, e a permanência na Primeira Divisão no ano passado. Agora, brigam por vaga na Libertadores do ano que vem.

Festa pelo acesso

Bahia, Cruzeiro e Vasco disputaram a Série B em 2022 e subiram juntos para a Primeira Divisão. A Raposa fez grande campanha, sendo a campeã com mais rodadas de antecedência e terminou o certame com 78 pontos.

Já o Bahia subiu apenas na última rodada, em terceiro lugar, com 62 pontos, enquanto o Vasco também fechou o G-4 no último jogo e com a mesma pontuação, mas com saldo de gols inferior.

Recém-promovidos à elite do Campeonato Brasileiro, os três clubes tiveram dificuldades ao longo da disputa em 2023 e sofreram para carimbar o passaporte de permanência na competição.

A briga contra o rebaixamento terminou na penúltima rodada para o Cruzeiro, que fechou o campeonato em 14º lugar, com 47 pontos, e confirmou vaga na Copa Sul-Americana.

Já Bahia e Vasco precisaram da última rodada para soltar o grito de alívio. O Cruz-Maltino derrotou o Bragantino, enquanto o Tricolor goleou o Atlético-MG e comemorou a permanência na Primeira Divisão por causa de derrota do Santos.

Nesta nova disputa entre as equipes, quem vive situação mais confortável no Brasileiro é o Bahia. O Tricolor está na sétima posição, com 46 pontos. Já o Cruzeiro vem logo atrás, com dois pontos a menos, enquanto o Vasco aparece em nono lugar, com 43.

Dos três, o único que briga em duas frentes é o Cruzeiro, que garantiu vaga na final da Sul-Americana e terá como adversário o Racing. A decisão está marcada para o dia 23 de novembro, no estádio La Nueva Olla, no Paraguai. Se conquistar o título continental, a Raposa garante vaga na Libertadores de 2025.

Todas as três equipes podem ter o caminho facilitado para disputa da principal competição internacional do continente com a abertura de novas vagas, em razão das finais da Copa do Brasil, Libertadores e da própria Sul-Americana com o Cruzeiro .

Veja cenários que podem acontecer:

  • G-7: Qualquer dos campeões das Libertadores (Atlético-MG x Botafogo) e da Copa do Brasil (Atlético-MG x Flamengo), desde que Botafogo e Flamengo se mantenham entre os seis primeiros colocados;
  • G-8: Flamengo campeão da Copa do Brasil e Botafogo campeão da Copa Libertadores, desde que se mantenham entre os oito primeiros colocados;
  • G-9: Flamengo campeão da Copa do Brasil, Botafogo campeão da Copa Libertadores e Cruzeiro campeão da Sul-Americana, desde que a Raposa se mantenha no G-9.

Próximos desafios

Mas a prudência pede que Bahia, Cruzeiro e Vasco façam a sua parte no Campeonato Brasileiro para que não dependam dos resultados de outras competições. Como próximo adversário na Série A, o Cruz-Maltino tem clássico contra o Botafogo, às 21h30 desta terça-feira. No mesmo dia e horário, o Tricolor recebe o São Paulo.

Já o Cruzeiro vai a campo nesta quarta, às 21h (de Brasília), contra o Flamengo, no Mineirão. As três partidas, aliás, envolvem clubes do G-10 do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.