Saiba por que Rayan desperta tanto o interesse de clubes europeus

Jogador de apenas 18 anos, o atacante Rayan é uma das grandes promessas das categorias de base do Vasco da Gama.

Rayan, atacante do Vasco
Rayan, atacante do Vasco

Não é segredo nos corredores de São Januário que o atacante Rayan é visto como uma das maiores, senão a potencial maior venda que o clube deve fazer em sua história. O atacante, que brilhou na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, na segunda-feira, substituindo Vegetti no ataque, voltou a ser alvo do Lyon, parte do grupo Eagle Football, do empresário John Textor, também dono do Botafogo.

A retomada das conversas, desta vez com uma proposta, foi noticiada pelo site ge, que descreve a negociação como “complexa” e ainda longe de uma conclusão. Mas o interesse no atleta de 18 anos é antigo. O Vasco já havia sido consultado anteriormente, não apenas pelo grupo de Textor, por um possível negócio.

Rayan reúne características raras para sua posição: é alto (1,85m), tem passada larga, habilidade, boa finalização cruzada e vem desenvolvendo ainda mais as arrancadas e o jogo áereo nesta temporada. Contra o Bahia, roubou bolas e puxou contra-ataques importantes para o time de Rafael Paiva. Em seu momento mais importante na partida, invadiu a área, driblou dois defensores e acabou derrubado, em pênalti convertido por Payet, no segundo gol do Vasco.

O atacante fez sua estreia profissional no ano passado, quando marcou seu primeiro gol como profissional, em derrota por 2 a 1 para o Internacional. Superou Paulinho e se tornou o mais jovem a marcar pelo Vasco neste século, com 16 anos e 10 meses de idade na ocasião. Segundo atacante de ofício, vem atuando bastante como ponta direita e até como centroavante. Jogando centralizado, marcou contra o Criciúma e voltou a brilhar nesta segunda.

Filho do ex-zagueiro vascaíno Valkmar, Rayan defende a seleção brasileira desde o sub-15, após brilhar entre o futsal e o campo do clube. Desde então, é observado de perto por clubes europeus.

A venda de Rayan é tratada com cuidado pela diretoria de Pedrinho, que sabe da necessidade da entrada de caixa para a temporada que vem, em momento em que o clube tenta sustentar os custos altos deixados após o afastamento judicial da 777 Partners como sócia da SAF do clube. As chances do atacante deixar o clube em 2025 são altas. Até aqui, a maior venda da história do clube é a de Paulinho, hoje no Atlético-MG. O cruz-maltino embolsou cerca de R$ 85 milhões (em valores convertidos da época) na transferência do atacante ao Bayer Leverkusen.

– O clube gera algumas receitas e precisa gerar mais para honrar os compromissos e salários em dia. O Rayan é um ativo do clube. Obviamente alguns clubes procuram, tem interesse e a gente avalia a proposta com muito carinho. Um jogador que pode render bons frutos, não só momentaneamente, mas também para o futuro, financeiramente. Há conversas — disse o presidente do Vasco em agosto.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Rayan
Comente

Veja também
Garoto Gui recebe alta de hospital e volta para casa

Torcedor símbolo do Vasco da Gama, Gui recebe alta após procedimento no esôfago devido a epidermólise bolhosa.

Vasco estaria interessado no jovem argentino Javier Ruiz

Vasco da Gama estaria interessado no jovem Javier Ruiz, do Independiente, e estuda fazer uma proposta pelo jogador.

Victor Sá abre o jogo sobre interesse do Vasco

Sondado pelo Vasco da Gama no início do ano, Victor Sá confirma sondagens e revela motivo de querer voltar para o Brasil.

Riquelme é reintegrado e volta a treinar com elenco principal do Vasco

Durante Data Fifa, Vasco da Gama reintegra Riquelme e lateral-esquerdo será observado por Fernando Diniz durante os treinos.

Vasco tem árbitro afastado em arbitragem da 777 pela 3ª vez consecutiva

O Vasco indicou Luciano Bandeira como árbitro, mas a Câmara da FGV o afastou em razão de conflito de interesses.

Edmundo rebate vascaíno após ser cobrado sobre saída de Payet

O ex-jogador Edmundo rebateu um torcedor do Vasco da Gama após ser cobrado pela saída do meia francês Payet.

Veja os motivos que deixam Vasco otimista pela permanência de Coutinho

O meia Coutinho negocia a rescisão do seu contrato com o Aston Villa e isso deixa o Vasco da Gama otimista.

Thiago Neves realiza estágio no Vasco e agradece Clube

O ex-jogador Thiago Neves fez um estágio na área administrativa do Vasco da Gama, que durou cerca de duas semanas.

Ludogorets exercerá opção de compra de Erick Marcus; veja valores

Erick Marcus se destacou no Ludogorets, e clube resolveu exercer a opção de compra do atacante que pertence ao Vasco.

Diniz tem Data Fifa para definir dupla de zaga ideal do Vasco

Diniz aproveita período sem jogos para analisar e definir a dupla de zaga titular do Vasco para o resto da temporada.