Veja as contas do Vasco para retornar à Libertadores

O Vasco da Gama terá que vencer alguns confrontos diretos e torcer por rivais para conquistar uma vaga para a Libertadores.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Ocupando o 10° lugar na tabela do Brasileirão, o Vasco reacendeu as esperanças pelo sonho de voltar a disputar uma CONMEBOL Libertadores após vencer o Cuiabá, em jogo atrasado disputado na última quinta-feira (24). E nesta segunda-feira (27), em São Januário, pela 31ª rodada, o Cruzmaltino tem confronto direto contra o Bahia para seguir na briga.

No momento, 6 pontos separam os dois times e, se vencer o Esquadrão de Aço, além de reduzir esta distância para apenas 3, subiria para o 9° lugar, deixando o Atlético-MG, com 41, para trás. Além disso, ficaria a 1 do Cruzeiro, que neste momento é o 8° na tabela.

E apesar de, inicialmente, apenas os 6 primeiros colocados terem direito a uma vaga à competição continental, sendo 4 diretas e 2 para a chamada pré-Libertadores, esse panorama pode mudar até o fim da temporada. E o Vasco, inclusive, terá de torcer por alguns de seus rivais para que isso aconteça.

Isso porque Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e até mesmo o seu arquirrival Flamengo podem ajudar o Vasco a conseguir uma vaga na competição, já que mais três vagas podem ser abertas com as disputas da Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana e Copa do Brasil, criando até mesmo um possível G-9.

Mas, claro, isso dependerá de quem for campeão nessas competições e da colocação desses times ao final do Brasileirão.

O Glorioso tem chance de título na Libertadores, assim como o Atlético-MG, já que ambos estão na semi e com classificações bem encaminhadas. O Galo também está na decisão da Copa do Brasil, igual ao Rubro-Negro. A Raposa, por sua vez, briga pela Sul-Americana, competição que está na semifinal.

Além disso, os cariocas também têm confrontos diretos contra times que já estão no G-6 ou perto dele nas oito rodadas que restam neste Brasileirão. Além do próprio Bahia, o Vasco ainda terá pela frente Botafogo, Fortaleza, Internacional e Atlético-MG, sendo apenas um desses jogos fora do Rio de Janeiro, diante do Leão do Pici.

São 24 pontos ainda em disputa para o Vasco, que poderia chegar, no máximo, a 64, pontuação que o líder Botafogo tem neste momento.

Veja a tabela do Vasco na reta final do Brasileirão

  • Bahia (C) – 31ª rodada
  • Botafogo (F) – 32ª rodada
  • Fortaleza (F) – 33ª rodada
  • Internacional (C) – 34ª rodada
  • Corinthians (F) – 35ª rodada
  • Atlético-GO (C) – 36ª rodada
  • Atlético-MG (C) – 37ª rodada
  • Cuiabá (F) – 38ª rodada

Próximos jogos do Vasco

  • Bahia (C) – 28/10, 21h (de Brasília) – Brasileirão
  • Botafogo (F) – 05/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Fortaleza (F) – 09/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Mais sobre:Libertadores
Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Atacante Marrony, ex-Vasco
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.