Conheça os 5 principais desafios de Pedrinho no Vasco até o fim do ano

Ainda tentando confirmar a permanência na Série A, Vasco da Gama tem venda da SAF e reforma de São Januário para resolver até dezembro.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho, presidente do Vasco ( Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images)

O fim da temporada de 2024 se aproxima, e o Vasco, além de buscar um desfecho tranquilo no Brasileirão, tem pendências importantes a serem resolvidas fora de campo. A busca por um comprador para a SAF e a reforma de São Januário são os desafios mais urgentes da gestão de Pedrinho nos próximos dois meses.

O ge aponta as cinco principais pautas da direção vascaína nos próximos dois meses.

Venda da SAF

Desde antes do litígio com a 777 Partners, o Vasco busca um novo sócio para a SAF. O clube carioca tem conversas com a A-CAP na busca de um comprador para o futebol do clube, mas qualquer acordo de venda das ações da SAF do Vasco está muito distante.

Nos últimos dias, o banco BTG Pactual acenou com oferta por parte das ações da A-CAP, correspondentes a 31% – aquelas adquiridas pela 777 em três anos de aportes no contrato com o Vasco. Em outro momento, a Crefisa também chegou perto de comprar as ações da 777, mas o negócio não foi concretizado.

Venda do potencial construtivo de São Januário

A venda do potencial construtivo de São Januário é o primeiro passo para a reforma do estádio do Vasco. Depois de ter conversas bem encaminhadas com um possível parceiro, segundo o presidente Pedrinho, as negociações travaram, e o clube precisou recalcular a rota no mercado.

— Não é fácil de vender, não é tão fácil. Tinha uma coisa bem encaminhada, mas deu uma travada e estamos renegociando — disse Pedrinho, em entrevista ao programa “Amigos Futebol Clube”, no fim de setembro.

O ge apurou que Pedrinho fez referência às tratativas para vender o maior pedaço do potencial, um negócio que, caso tivesse sido fechado, seria o suficiente para o início das obras. As conversas continuam, tanto por essa maior parte do potencial, quanto pela venda de parcelas menores.

Início das obras e onde jogar durante a reforma

Com o planejamento de vender a maior parte do potencial construtivo ainda neste ano, o Vasco projeta iniciar as obras da reforma de São Januário. O objetivo da diretoria de Pedrinho era que as obras começassem em dezembro, logo após o fim do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o estádio vascaíno viveria seus últimos jogos nesta temporada.

No entanto, outra questão surge: onde o Vasco vai jogar até São Januário ser reformado por completo? O Estádio Nilton Santos e o Maracanã surgem como alternativas, mas o clube carioca precisaria negociar com os rivais Botafogo, ou Flamengo e Fluminense, respectivamente.

Honrar os compromissos

Depois da ação que removeu a 777 do quadro de sócios da SAF, a primeira promessa de Pedrinho na gestão do futebol do Vasco foi honrar os salários do clube até o fim do ano. Com uma folha salarial alta para os padrões do futebol brasileiro e sem a presença ativa de um sócio, a direção tem conseguido cumprir com as obrigações até aqui.

O dinheiro conquistado na Copa do Brasil ajudou o Vasco desde que a SAF passou a ser administrada pela associação. O clube também fez antecipações de receitas para manter o clube em funcionamento, como o da venda de Marlon Gomes ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Sem grandes receitas, o desafio da direção será seguir com as obrigações em dia.

Planejar o ano de 2025

São muitas questões fora de campo que impactam diretamente dentro das quatro linhas. O novo sócio será majoritário e trará um novo plano esportivo? A associação terá participação no futebol e será ouvida, o que não aconteceu com a 777?

E se a venda não for realizada, como será o planejamento dentro e fora de campo? De qualquer forma, a gestão de Pedrinho deve planejar o futebol da temporada que vem com antecedência para o Vasco não ficar à mercê.

Contratações e saídas de jogadores também são pautas importantes, até na questão financeira, para aliviar a folha salarial e montar um time competitivo sendo mais assertivo no mercado.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti faz desabafo nas redes sociais e projeta jogo de ‘vida ou morte’ contra o Corinthians

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti publicou um texto na madrugada desta sexta-feira (22), após a derrota para o Internacional.