Vasco tem planos ousados para o CT Moacyr Barbosa

Além da reforma em São Januário, prevista para 2025, o Vasco da Gama planeja mudanças para o CT Moacyr Barbosa.

Campos do CT Moacyr Barbosa
Campos do CT Moacyr Barbosa (Foto: Vasco)

Além de São Januário, o CT do Vasco também deve passar por mudanças significativas em um futuro breve. De olho em uma maior integração do futebol do clube, a diretoria do Vasco tem planos ousados para o CT Moacyr Barbosa a partir de 2025.

A Trivela apurou que o Vasco deseja integrar parte das categorias de base com o futebol profissional no CT Moacyr Barbosa. A ideia ainda é embrionária, mas pode passar a ser executada já no próximo ano.

O plano inicial do Vasco é levar do sub-15 até o sub-20 para o CT Moacyr Barbosa, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Atualmente, apenas o elenco profissional treina diariamente no espaço.

Para isso, é claro, o local precisará passar por grandes reformas. O CT Moacyr Barbosa, que hoje conta apenas com dois campos, passaria a ter seis campos de treinamento.

Além disso, é claro, o espaço também passaria por grandes reforma estruturais, com novos vestiários, academias, alojamento e vestiários, entre outras melhorias.

Atualmente, o Vasco ocupa apenas cerca de um terço do tamanho total do terreno que foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro ao clube. Assim, o clube entende que é possível fazer todas estas melhorias no terreno de quase 70 mil metros quadrados.

O documento de cessão assinado entre a Prefeitura e o Vasco tem validade de 50 anos, mas o Município pode solicitar o terreno de volta.

Vasco quer diminuir divisão entre os CTs do clube

Esta maior integração dentro do futebol do Vasco é um desejo da atual diretoria do clube, comandada por Pedrinho, presidente da Associação e controlador da SAF vascaína.

Atualmente, o futebol do Vasco é dividido em CTs diferentes.

  • CT Moacyr Barbosa: profissional masculino;
  • CT de Duque de Caxias: base masculino e profissional feminino;
  • Artsul: profissional feminino e base masculino;

Eventualmente, os times sub-15, sub-17 e sub-20 do masculino e o elenco profissional feminino também treinam no CT Moacyr Barbosa, mas dependem da disponibilidade dos campos. A prioridade é o futebol profissional masculino.

Além disso, alguns jogadores da base masculina moram no alojamento do clube, que fica em São Januário. Esse alojamento também pode ter como destino o CT Moacyr Barbosa, mas os estudos também são iniciais.

Marcelo Sant’ana já comentou sobre o problema do Vasco

Além de Pedrinho, quem também é um entusiasta dessa maior integração entre a base e o futebol profissional é o diretor de futebol Marcelo Sant’ana. Em recente entrevista coletiva, ele citou esta separação dos CTs do clube como um problema.

– O Vasco tem que fazer alguns investimentos que o clube ao longo dos últimos anos não fez. Como, por exemplo, a reforma de São Januário, que o presidente Pedrinho, junto com a diretoria, tem conduzido. A gente tem uma preocupação de ligar melhor a divisão de base do Vasco com o futebol profissional – afirmou Marcelo Sant’ana.

– Pessoalmente, acho que o Vasco comete um estratégico de ter cinco locais de trabalho. O Vasco tem o CT Moacyr Barbosa, o Vasco tem São Januário, tem a sede da SAF na Barra, usa o Artesul e usa Caxias. Eu acho que essa maneira em que está disposto o espaço físico do Vasco para a divisão de base, para feminina e profissional é muito distante do adequado. Então, a gente espera em breve poder marcar uma coletiva para sinalizar o que pretende corrigir esse déficit histórico que o Vasco tem – completou o dirigente do Vasco.

Vale ressaltar que Marcelo Sant’ana foi um dos responsáveis pela evolução da estrutura física do Bahia. Foi durante o seu mandato como presidente do clube, entre 2015 e 2017, que o Tricolor negociou a retomada do controle do Fazendão, além da compra da Cidade Tricolor — hoje, CT Evaristo de Macedo.

CT foi alvo de polêmica entre Pedrinho e 777

Antes de assumir o controle da SAF do Vasco, o CT Moacyr Barbosa foi alvo de polêmica entre Pedrinho e a 777 Partners, antiga gestora do futebol do clube. Então “apenas” presidente da Associação, Pedrinho cobrou publicamente melhorias no CT do Vasco.

Na época a SAF chegou a pedir para Pedrinho contextualizar as suas falas sobre o CT. No acordo de assinado pela 777 Partners constava que a empresa americana deveria fazer melhorias no CT Moacyr Barbosa.

A 777 chegou a fazer pequenas reformas, mas não sentia segurança jurídica para fazer grandes investimentos no espaço. Na época, a empresa usava como justificativa o fato do terreno ainda estar no nome da Associação, e não da SAF.

Também houve divergência sobre quem deveria tratar com a Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a alteração no contrato de posse do terreno do CT. Na época, a SAF, controlada pela 777 Partners, defendia que a Associação é quem deveria fazer os ajustes com a Prefeitura, enquanto a Associação entendia que este detalhe não impedia a 777 de fazer investimentos no CT.

Fonte: Trivela

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.

Paulinho e Garré podem perder a titularidade no jogo contra o Corinthians

Paulinho e Garré não tiveram bom desempenho contra o Melgar e são dúvidas entre os titulares para o jogo de domingo.

Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.