Ex-técnico rasga elogios a Luiz Gustavo e afirma: ‘Vasco está bem servido’
Já nos profissionais do Vasco da Gama, o zagueiro Luiz Gustavo ainda não estreou, mas recebeu elogios do seu ex-técnico.
Sem contratar zagueiro na última janela, o Vasco estuda dar mais minutagem aos garotos da base na sequência da temporada. Lyncon já foi utilizado por Rafael Paiva em um jogo, enquanto Luiz Gustavo busca sua primeira oportunidade com o treinador. Ele está integrado ao time profissional, mas reforçou o sub-20 na reta final do Carioca da categoria. Foi titular e campeão contra o Flamengo.
Além de Léo, Luz Gustavo é o único defensor canhoto do elenco. O jogador de 18 anos já foi relacionado para nove jogos do profissional em 2024 – a última vez foi contra o Red Bull Bragantino, no dia 3 de agosto. Depois, ele “foi emprestado” ao sub-20.
Luiz Gustavo soma dois gols em 26 jogos pelo sub-20 na temporada. Também foi titular na abertura do Brasileirão de Aspirantes, contra o Botafogo. Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, o zagueiro se mudou para o Rio de Janeiro com apenas oito anos.
Ele chegou ao Vasco em 2021, depois de passar por um projeto social em Deodoro, na zona oeste da cidade. Hoje treinador do Bonsucesso, Vinícius Almeida foi quem levou o jovem ao clube de São Januário.
– Luiz Gustavo apareceu num projeto que eu tinha, de captação de atletas. Ele ainda era sub-15. Vi muito potencial, zagueiro canhoto, construtor, tem boa relação com a bola. O um contra um dele é muito bom, tem senso de marcação muito bom. Participamos de um torneio, e todos os grandes clubes do Rio gostaram dele. Como eu trabalhei no Vasco, achei melhor encaminhá-lo para o Vasco. Evoluiu muito desde então – disse Vinícius ao ge.
O zagueiro tem contrato com o Vasco até junho de 2028. Ele chegou ao sub-20 nesta temporada depois de se destacar no sub-17 em 2023, quando virou titular da defesa. Luiz Gustavo teve o primeiro contato com Rafael Paiva quando o treinador estava na base – os dois estiveram juntos em seis jogos, todos com o defensor como titular.
– Eu acredito muito nesses meninos, em lançá-los no profissional. Falando de um menino que vem de base de clube grande, Luiz Gustavo já lidou com pressão. Tenho certeza que ele vai corresponder. Vem de uma família de militar, tem uma estrutura familiar positiva, um garoto muito focado e disciplinado – afirmou Vinícius Almeida.
– Quando precisar de um zagueiro para construir, o Luiz Gustavo tem esse perfil. É muito técnico, quebra linhas e tem características muito boas defensivas. Estamos falando de um jovem, ainda precisa de cumprir processos, mas o Vasco está bem servido – completou o treinador.
Quem acompanhou Luiz Gustavo na base do Vasco o vê com potencial para crescer no time de cima. Pode qualificar a saída de bola e melhorar a marcação individual. Mas, como todo jovem que busca sua primeira chance no profissional, ainda precisa amadurecer. Portanto, por mais que o clube conte com a base para reforçar a defesa, o entendimento é de que o processo de desenvolvimento será respeitado. Até por isso ele ainda transita entre o sub-20 e a equipe principal.
Fonte: Globo Esporte