Vasco tem 5 problemas para resolver na Data Fifa; veja quais
Sem vencer há 6 jogos, o Vasco da Gama aproveita data Fifa para arrumar a casa antes dos confrontos decisivos na temporada.
A Data Fifa vem na melhor hora possível para o Vasco. Sem vencer há mais de um mês, a equipe de Rafael Paiva vem de seis jogos sem vitórias na temporada, entre Copa do Brasil e Brasileirão.
O time se afastou do G-8 no campeonato de pontos corridos e está em desvantagem no mata-mata. Logo depois da volta da Data Fifa, o Vasco terá confronto importante pelo Brasileirão contra o São Paulo, na quarta-feira e, no sábado, enfrentará o Atlético-MG, pela partida de volta da semifinal da Copa do Brasil.
O ge listou alguns problemas identificados nesta sequência sem vitórias do Vasco na temporada, o maior período no ano sem vencer um jogo. Por que isso aconteceu? Veja abaixo o que corrigir.
João Victor e mais um?
Os últimos jogos do Vasco ficaram marcados por falhas individuais de zagueiros do time de Rafael Paiva. Maicon foi mal contra o Juventude, enquanto Léo falhou nos dois gols do Atlético-MG na Copa do Brasil.
João Victor, reserva nos últimos jogos, reassumiu a titularidade contra o Juventude e teve boa atuação. Mais rápido e técnico, é o zagueiro que deve largar na frente para os próximos jogos. Quem será sua dupla: Maicon ou Léo?
Dupla de volantes
Depois de ter saído vaiado pela torcida do Vasco no empate contra o Juventude, Sforza perdeu prestígio no time titular. O volante argentino tem sido criticado pela saída de bola falha e pela falta de combate no meio de campo, uma das principais características de seu concorrente: Mateus Cocão.
Apesar de Mateus ter sofrido com a expulsão recente contra o Cruzeiro, o volante parece ter recuperado a confiança de Paiva e da torcida para formar dupla com Hugo Moura. Sem unanimidades, com Souza, Galdames e JP como outras opções, a posição ainda parece esperar Paulinho e Jair, mas a titularidade dos dois ainda deve demorar na temporada.
Quais são os pontas?
Essa é uma dúvida que paira no ar de São Januário há anos. O Vasco parecia ter encontrado em David e Adson os atacantes de lado que buscava. Enquanto o camisa 7 se destacava com números, o camisa 28 trazia qualidade e controle na posse de bola para o time.
No entanto, os dois tiveram lesões graves e desfalcarão o Vasco pelo restante da temporada. David rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e só deve voltar no meio de 2025, enquanto a previsão para Adson seria em meados de dezembro, após o fim da temporada no Brasil.
Desde então, Emerson Rodríguez, Jean David, Maxime, Puma (improvisado), Rayan e Leandrinho já foram utilizados. O Vasco vive um rodízio no ataque, onde só quem é unanimidade é Pablo Vegetti. Seja qual for a dupla titular, precisa de sequência e boas atuações.
Qual a prioridade do Vasco?
O Vasco até o fim da temporada tem duas prioridades: fazer os 45 pontos da maneira mais rápida possível e tentar a vaga na final da Copa do Brasil.
Apesar de estar próximo de cumprir a meta no Brasileirão, ainda mirando uma vaga entre os oito primeiros da tabela, o Vasco precisa fazer oito pontos em dez rodadas para chegar ao tão sonhado número da permanência. O aproveitamento para classificar para a Libertadores, no entanto, precisará ser bem maior que isso.
Reagir o mais rápido possível
O Vasco não terá tempo depois da Data Fifa. Quando o período de jogos de seleções acabar na terça-feira, dia 15, o time de Rafael Paiva terá uma maratona de partidas decisivas pela frente. A principal delas é a semifinal da Copa do Brasil, no dia 19, no sábado, em São Januário.
Há uma expectativa interna, do departamento de futebol, e externa, da torcida, por recolocar o Vasco em uma final de Copa do Brasil. Na última vez, o clube conquistou pela primeira vez o torneio, em 2011. Treze anos depois, o clube sonha com o bicampeonato.
Para isso, será necessário vencer o Atlético-MG em São Januário, no tempo normal e/ou nas penalidades. Além disso, o Vasco ainda tem mais cinco jogos em seu estádio pelo Brasileirão, onde a torcida espera um bom aproveitamento para terminar o ano de forma tranquila, sonhando com uma vaga na Libertadores.
Fonte: Globo Esporte