FERJ critica arbitragem de Vasco x Palmeiras e ironiza VAR

A FERJ afirmou que que houve uma divergência gritante de critérios ao analisar a partida entre Vasco da Gama e Palmeiras.

Flaco Lopez abriu o placar no confronto Vasco x Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília
Flaco Lopez abriu o placar no confronto Vasco x Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Cesar Greco / Palmeiras

O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro, da Ferj, protestou contra a arbitragem da partida entre Vasco e Palmeiras, realizada no domingo, no Mané Garrincha, que ficou marcada pelo lance do pênalti não marcado na mão de Vanderlan.

Em nota oficial nas redes sociais da Ferj, a organização analisou o lance e disse que houve uma divergência gritante de critérios. Além disso, a nota chama atenção para o fato do lance não precisar da revisão na cabine para saber se foi dentro ou fora da área e, segundo ela, a chamada do VAR foi para “convencer o árbitro de não pênalti”.

Leia o comunicado

“NÃO VALE A PENA VER (VAR) DE NOVO

O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro, com os dados disponíveis e divulgados, analisou o lance polêmico de Vasco x Palmeiras.

1) O lance dentro ou fora da área é factual, ou seja, não precisa ir à ARA (Área de Revisão): igual a bola entrou ou não entrou. Portanto, a chamada foi para convencer o árbitro de não pênalti, e aí ele mudou de posição.

2) A divergência gritante de critérios fica cada vez mais evidenciada.

3) Fica muito claro o que estamos falando repetidas vezes: o maior problema está na qualidade da instrução. Não existe nenhuma direção, não de padronizar, mas ao menos de tentar aproximar critérios. Subir o sarrafo para o erro claro e óbvio, e não descer para verificar se a decisão do árbitro foi correta.

4) A chave é estabelecer critérios de intervenção para cima e linguagem objetiva e clara do árbitro de campo para o VAR, inibindo prováveis sintomas de ansiedade do VAR para apitar os jogos.

5) Se foi estabelecido em reunião que o VAR não devia falar para não induzir, mas apenas sugerir a revisão, quando for o caso, e fornecer as imagens, fica a pergunta: E agora, José?”, diz a nota.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:FERJVAR
Comente

Veja também
Torcidas de Vasco e Palmeiras lotaram o Mané Garrincha no Brasileirão
Jogo entre São Paulo e Vasco acontecerá no Mané Garrincha

A partida do São Paulo contra o Vasco da Gama no dia 20 de outubro, acontecerá no Mané Garrincha, em Brasília.

Gramado de São Januário após tratamento especial
Vasco fica sem jogos em São Januário pela 3ª vez na temporada; relembre outras vezes

O Vasco da Gama está próximo de atingir a marca de mais de um mês sem jogos em São Januário; essa é a terceira vez na temporada.

Paulo Nunes no programa
Paulo Nunes aponta o Vasco como time difícil de ser batido nesta temporada

Impressionado com atuação do Vasco da Gama diante do Palmeiras, Paulo Nunes afirma que o Cruzmaltino é difícil de ser batido em 2024.

Joel Santana foi multicampeão como técnico do Vasco
Joel Santana detona Payet e faz alerta a Rafael Paiva

Joel Santana critica atuação de Payet contra o Palmeiras, pede saída do francês e deixa recado para o técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva.

Jogadores do Vasco em clássico contra o Flamengo
Vasco é o clube com o maior saldo de decisões desfavoráveis do VAR no Brasileiro; veja ranking

Com o lance desfavorável do VAR no duelo com o Palmeiras, o Vasco da Gama se tornou o clube com maior saldo de decisões neste quesito.