CBF divulga análise do VAR de pênalti não marcado para o Vasco contra o Palmeiras

O Vasco da Gama reclamou de um pênalti não marcado após toque na mão do jogador do Palmeiras; CBF divulga análise do VAR.

Flaco Lopez abriu o placar no confronto Vasco x Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília
Flaco Lopez abriu o placar no confronto Vasco x Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Cesar Greco / Palmeiras

A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira os áudios da comunicação entre o VAR e o árbitro Rafael Rodrigo Klein no lance polêmico da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Vasco no domingo, em Brasília, pela 27ª rodada do Brasileirão.

O lance ocorreu aos 19 minutos do segundo tempo: Emerson Rodríguez cruzou pela direita, e a bola resvalou no braço de Vanderlan, do Palmeiras. A princípio, o árbitro marcou falta fora da área.

Na análise do lance, o VAR concluiu que Vanderlan estava “tirando o braço” e que o lance havia acontecido dentro da área.

– Klein, o jogador do Palmeiras está protegendo a mão. Se a bola não pega na mão, pega no corpo dele, tá? E estava aparentemente dentro da área – informou Gilberto Rodrigues Castro, responsável pelo VAR na partida.

“Ok, então vou ter que ir lá olhar”, respondeu Klein.

Depois de rever o lance no VAR, Rafael Klein concluiu que não houve falta, anulou a infração e deu bola ao chão para o Vasco.

Executivo de futebol do Vasco, Marcelo Sant’Ana criticou a decisão do árbitro em coletiva depois da partida.

– O Vasco vem, mais uma vez, se posicionar com relação à falta de critério da arbitragem na Série A do Brasileiro. Ali por volta dos 20 minutos do segundo tempo, tem um lance onde o árbitro sinaliza mão do atleta do Palmeiras, sinaliza com convicção. Veja que o lance era de posse de bola do Vasco e ele determinou que foi mão e aí durante o momento em que ele está montando a barreira, para ele conferir provavelmente a posição da bola, porque a mão não teria sido fora da área, a mão teria sido dentro da área. Aí o que acontece, fato número 1, foi mão. O árbitro confirma que foi mão. O momento presente do jogo, onde ele determina a falta, quando ele vai ao VAR ele determina que foi mão. A imagem é clara, mostra que a mão é dentro da área. E aí para mudar o pênalti, ele resolve mudar o critério de interpretação. E diz que a mão vira um movimento natural – disse.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:CBFPalmeiras
2 comentários
  • Responder

    Desde quando o VAR pode anular uma infração marcada pela arbitragem, quando essa decisão não resulta em gol ou aplicação de cartão vermelho?
    Quer dizer que as decisões da arbitragem só serão válidas se o VAR concordar?
    Ou essa regra só é válida nas partidas do nosso Vasco da Gama?
    Essa regra será aplicada em todas as partidas?
    Incluindo a quadrilha da Gávea, Corinthians e demais históricos favorecidos?
    Que bacana, vou gostar muito de acompanhar um campeonato que tenha uma regra válida para todas as equipes.
    Acompanho o futebol desde o início dos anos 80.
    Tenho certeza que a quadrilha da CBF jamais fará isso.

  • Responder

    Gostaria de falar diretamente com meu presidente Pedrinho, amamos o Vasco como um prolongamento de nossa vida e hoje estou cético de algumas atitudes protagonizadas por alguns atletas que brincam com essa marca gigante. Payet só pode tá de brincadeira sem gols sem títulos aparece Pouquíssimo nos jogos mostra ser jogador sem espírito de competição e sim de espetáculo nossa massa precisa de títulos. Oh Payet! Vira a cara para tocar bola lá naquele pífio campeonato de 02 time só lá na França aqui é Brasil 24 hs competição. Esse treinador ainda não passar confiança o time joga só 01 tempo não consegue ficar sem tomar gol e tem mais essa imaturidade de jogador reincisdente em prejudicar o Vasco tem segurar o menino muitos prejuízos. Pedrinho temos que pensar sobre o projeto 2025 com treinador cascudo na formação de atletas. Ok

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva defende jogos em São Januário e lamenta falha de Rayan

Rafael Paiva considerou que o Vasco da Gama sentiu falta da atmosfera de São Januário e lamentou a falha de Rayan contra o Palmeiras.

Fernando foi artilheiro do Campeonato Potiguar Sub-20
Três jogadores do América-RN são emprestados ao Vasco

Henrique e Fernando, emprestados ao Vasco da Gama, foram o melhor jogador e artilheiro do Campeonato Potiguar Sub-20.

Léo Jardim se destaca na defesa do Vasco
Léo Jardim fica perto de completar 100 jogos pelo Vasco

Destaque do Vasco da Gama desde a temporada passada, Léo Jardim fica próximo de completar 100 jogos com a camisa do Clube.

Fernando Diniz em Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2023
Vasco tem bom retrospecto contra times comandados por Fernando Diniz

Novo técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz não tem retrospecto favorável contra o Vasco da Gama; os dois times se enfrentam no domingo (29).

Léo comemorando gol contra o San Lorenzo
Números mostram boa atuação de Léo contra o Palmeiras; veja

Titular do Vasco da Gama mesmo com o retorno de João Victor, Léo tem uma das suas melhores atuações diante do Palmeiras; veja números.