Vasco chega ao último dia da janela com carências em alguns setores

O Vasco da Gama reforça o setor ofensivo, mas tem poucas horas para qualificar a defesa nesta janela de transferências.

Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho durante entrevista coletiva (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O Vasco vive bom momento no campo, e chega ao último dia da janela de transferências aliviado. O desempenho positivo da equipe comandada por Rafael Paiva tirou o possível peso e senso de urgência da reta final do mercado.

Entretanto, nem tudo são flores. As boas contratações feitas pela diretoria não foram suficientes para cobrir todas as carências do plantel cruz-maltino. Por isso, o Lance! preparou um resumo de como foram os meses administrativos do Vasco na busca por aquisições e o que ainda falta acontecer no “Deadline Day”.

As principais necessidades do Vasco no momento são reforços na zaga e no setor ofensivo. A defesa tem sido criticada por falhas individuais e o excesso de gols sofridos, principalmente em jogos importantes, levando à necessidade de o ataque resolver com as viradas recentes. Na frente, apesar de ter Vegetti como a referência principal do momento, Paiva não poderá mais contar com Adson em 2024 por lesão, e necessitaria de mais uma peça para sustentar o elenco na disputa da Copa do Brasil e do Brasileirão.

Três nomes estão em processo de acerto com o Gigante da Colina. O suíço Maxime Domínguez, do Gil Vicente-POR, já tem acordo finalizado e deve assinar o contrato digitalmente nas próximas horas para reforçar o meio de campo. Na zaga, há dois no radar: Ian Glavinovich, do Newell’s Old Boys-ARG, e Luan Peres, que precisa rescindir com o Fenerbahçe para concretizar sua volta ao Brasil.

– A montagem de elenco é sempre algo que a gente deve ter bastante cuidado. A gente quer sempre um elenco mais competitivo possível. Quando a gente tem essa disputa sadia por posição, quem se beneficia é o Vasco. O calendário do futebol brasileiro, ele geralmente bota muito jogo em sequência. Tem que ter equilíbrio por causa da folha salarial, do investimento que é feito ao longo da temporada – disse Marcelo Sant’Ana, diretor executivo do Cruz-Maltino.

Até o momento, o Vasco acertou quatro contratações na janela do inverno brasileiro:

  • Philippe Coutinho – meio-campista – empréstimo junto ao Aston Villa-ING
  • Souza – volante – sem custos após rescindir com o Istambul Basaksehir-TUR
  • Alex Teixeira – meia-atacante – sem custos por estar sem clube
  • Emerson Rodríguez – atacante – empréstimo junto ao Inter Miami-EUA
  • Jean David – ponta-esquerda – 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 8,1 milhões) junto ao Toluca-MEX

Mesmo com os buracos no elenco, o clube carioca vem se sustentando pelas suas valências individuais. Além da estrela de Vegetti, nomes como Léo Jardim e Lucas Piton vivem momento iluminado. Os reforços, até o momento, não surtiram grande efeito: Coutinho, por exemplo, se lesionou e está no DM; Jean David estreou na última semana, e Alex Teixeira recebeu poucas oportunidades, assim como Souza. Rodríguez, por sua vez, vem tendo minutos em sequência e já balançou as redes, na virada sobre o Athletico-PR por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

As últimas horas, portanto, devem ser de agito para o Vasco na busca por Domínguez, Glavinovich e Luan Peres. Caso não consiga fechar nenhuma contratação, poderá se reforçar posteriormente com atletas livres no mercado.

Fonte: Lance!

2 comentários
  • Responder

    Tô achando que Coutinho vai ser um tiro no pé, tomara que eu esteja errado.

  • Responder

    Dos males o menor. Sousa e Alex não tiveram custo. Mas, qto está custando na folha de pagamento? Ou vão ganhar por resultado? Coutinho teve custo e não mostrou pra que veio.

Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Keiller pode deixar o Vasco e acertar com o Ceará

Goleiro reserva do Vasco da Gama, Keiller ainda não atuou em nenhum jogo do Cruzmaltino na atual temporada.

Payet em São Januário após vitória
Payet fecha 2024 como jogador do Vasco com mais assistências

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Dimitri Payet disputou 44 partidas na temporada, marcando seis gols pelo Cruzmaltino.

Souza está de volta ao Vasco
Souza avalia ano do Vasco e revela pretensões para 2025

Sem muito espaço no Vasco da Gama, o volante Souza analisou a temporada do Clube e celebrou a vaga na Copa Sul-Americana.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Veja os jogadores do Vasco com mais participações em gols, desarmes, cartões e minutos em 2024

Rankings com o desempenho dos atletas do Vasco da Gama mostra um raio-x do elenco Cruzmaltino na temporada.

Vasco x Atlético-MG em São Januário
Vasco acelera conversas para definir novo treinador

O objetivo do Vasco da Gama é de que o novo treinador já esteja trabalhando nos primeiros treinos do elenco em 2025.