Renato Gaúcho salvou Coutinho de ‘bomba’ no Vasco em 2008
Renato Gaúcho impediu que Philippe Coutinho participasse na reta final do Brasileiro de 2008, onde o Vasco foi rebaixado.
A partida entre Grêmio e Vasco, domingo (28), às 16h, pela 20ª rodada do Brasileirão, pode marcar o primeiro jogo como titular de Philippe Coutinho em seu retorno ao Cruzmaltino. Ele começando jogando ou não em Chapecó, local do duelo, o confronto certamente terá um gosto especial para ele, já que será o reencontro com Renato Gaúcho.
O técnico, hoje no Tricolor gaúcho, era o comandante vascaíno quando o então jovem de 16 anos passou a fazer parte do elenco principal dos cariocas, em 2008. E foi de Renato, aliás, a decisão de impedir Coutinho de ter uma “mancha” em sua carreira.
O treinador, contratado pelo Vasco em setembro de 2008, poderia ter escalado o jogador na reta final do Brasileirão daquele ano, que terminou com o primeiro rebaixamento da equipe. Mas optou por preservá-lo.
“Estou conhecendo o jogador agora. Ele tem qualidade, mas seria imprudência colocar um jogador de 16 anos na fase em que o Vasco está vivendo. Você poderia acabar queimando o jogadores”, explicou Renato, em entrevista em outubro de 2008, fazendo uma comparação com outro atleta lançado por ele: “Gosto de soltar os jogadores mais jovens na hora certa. Foi assim com o Carlos Alberto no Fluminense. Na época, ele tinha apenas 18 anos. Temos que lapidar o jogador. Se ele for mal em três ou quatro jogos, as pessoas vão falar que ele é ruim.”
Coutinho então permaneceu treinando com o time principal e só foi estrear pelo profissional do Vasco em junho de 2009, em confronto com o Duque de Caxias pela Série B. Mas o treinador não era mais Renato Gaúcho, e sim Dorival Júnior, que conduziu o time rumo à primeira divisão novamente.
Pouco tempo depois, quando completou 18 anos, o meia se transferiu para a Inter de Milão e construiu sua vitoriosa carreira na Europa, passando ainda por Liverpool, Espanyol, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa, antes de disputar a última temporada pelo Al Duhail, do Qatar.
Fonte: ESPN