Contratação de Coutinho: relembre a volta de outros ‘crias’ ao Vasco

Assim como Philippe Coutinho, Vasco da Gama já viu o retorno de outros craques formados na base Cruzmaltina.

Edmundo em Flamengo x Vasco pelo Brasileiro 1997
Edmundo em Flamengo x Vasco pelo Brasileiro 1997 (Foto: Marco Antônio Cavalcanti)

Philippe Coutinho está prestes de realizar o sonho de voltar a vestir a camisa do Vasco. Enquanto o momento da reestreia não acontece, ele vai viver mais um capítulo importante neste sábado: sua apresentação oficial à torcida, com expectativa de arquibancadas de São Januário cheias para receber o ídolo.

Nos últimos anos, outros jogadores do Vasco tiveram experiência parecida ao retornarem ao clube e serem tratados como grandes contratações, à altura da idolatria. O ge te conta, agora, como foi a volta de outros “crias”.

Roberto Dinamite (1980)

Em 1980, Dinamite, ídolo máximo do Vasco, deixou o clube para jogar no Barcelona, mas foi pouco aproveitado no clube catalão e quis voltar para o Brasil. O Flamengo foi o primeiro interessado em repatriá-lo e chegou a encaminhar um acordo para sua contratação, mas o Vasco, com muita pressão da torcida, se movimentou por meio de Eurico Miranda e selou o retorno do atacante apenas três meses depois da sua despedida.

Dinamite foi recebido com muita festa já no aeroporto, com direito a bateria e bandeirões. No seu reencontro com a torcida, no Maracanã, ele marcou cinco gols e comandou a goleada sobre o Corinthians de Sócrates. Dali em diante, Vasco e Dinamite conquistaram quatro vezes o Campeonato Carioca e também faturaram o Torneio João Havelange de 1981, além de outras taças de menor expressão.

Edmundo (1996)

Revelado pelo Vasco em 1992, Edmundo vinha de passagens por Palmeiras, Flamengo e Corinthians quando retornou ao clube em 1996. O clube vivia um momento difícil, e a volta do Animal foi tratada como possível salvação para a temporada vascaína. Ele foi recebido com enorme festa em sua reestreia em São Januário, pousou de helicóptero no gramado e recebeu a camisa 10 de Eurico Miranda.

Edmundo foi o regente da reação do Vasco no Brasileiro daquele ano, com direito a muitos gols sobre o rival Flamengo. No ano seguinte, ele comandou a equipe na conquista do Campeonato Brasileiro, do qual foi o artilheiro isolado com 29 gols.

Felipe (2010)

O “Maestro” vinha de cinco temporadas de sucesso com a camisa do Al-Saad, do Catar, quando decidiu voltar ao Vasco em 2010. Foi recebido por cerca de 1.500 torcedores em São Januário, ganhou a camisa 6 das mãos de ninguém menos que Pedrinho e comemorou o retorno ao clube onde foi criado.

No ano seguinte, apesar de um início complicado de temporada que culminou com a queda do técnico PC Gusmão, Felipe desfilou no meio de campo do Vasco e foi um dos principais destaques na campanha do título inédito da Copa do Brasil, na memorável final contra o Coritiba no Couto Pereira.

Juninho Pernambucano (2011)

Diferente dos demais exemplos, Juninho não foi formado no Vasco (ele começou na base do Sport), mas chegou ao time de São Januário muito cedo e é, sim, considerado um “cria” tamanha sua identificação com o clube.

Juninho voltou ao Vasco em 2011 depois de oito anos defendendo o Lyon e uma curta passagem pelo Al-Gharafa, do Catar. O clube promoveu grande festa em São Januário para receber o ídolo. Ao lado de Felipe, sobrou no futebol brasileiro mesmo aos 36 anos.

Alex Teixeira (2022)

Duas temporadas atrás, com o Vasco brigando para subir na Série B, Alex Teixeira bateu o pé e fez de tudo para voltar ao clube mesmo com a situação difícil e sem condições de receber os altos valores de salário dos tempos de China e Turquia. Como manda a tradição, o Vasco montou um evento enorme em São Januário para receber o ídolo.

Alex Teixeira foi importante na campanha do acesso, como quando marcou dois gols na vitória por virada sobre o Operário fora de casa. No ano seguinte, já na Série A e com o clube sob o regime de SAF, ele perdeu espaço e não teve seu contrato renovado no fim da temporada. O meia-atacante (que está prestes a ter seu retorno oficializado) na ocasião deixou a equipe após 50 jogos e seis gols marcados.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    E porque não apareceu o retorno do craque Romário?

Comente

Veja também
Torcida do Vasco se manifesta após sorteio da Copa do Brasil

Vasco da Gama enfrentará o CSA nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025 e torcida reage nas redes sociais; veja.

CEO do Vasco explica negociações com Léo Jardim e Coutinho

CEO do Vasco da Gama, Carlos Amodeo explica como estão as negociações para as renovações de Léo Jardim e Coutinho.

Payet está de saída do Vasco

O Vasco da Gama não renovará vínculo do francês Payet e busca um acordo para rescisão amigável entre as partes.

Puma está entre os convocados do Uruguai para a Data Fifa

Apesar de pouco espaço com Fernando Diniz no Vasco da Gama, Puma Rodriguez está entre os convocados do Uruguai.

Vasco enfrenta o CSA nas oitavas de final da Copa do Brasil

A CBF realiza sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2025 e o Vasco da Gama terá pela frente o CSA, de Alagoas.

Vasco tem campanha no Brasileiro semelhante à de 2024; veja a comparação

Em baixa na temporada neste primeiro semestre, o Vasco da Gama tem campanha semelhante à 2024; veja a comparação.

Pedrinho manda indireta através de foto nas redes sociais

Irritado com ataques públicos de antigos aliados, o presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, manda indireta nas redes sociais.

Vasco enfrentará o Mushuc Runa se avançar às oitavas da Sul-Americana

Ainda com a disputa dos playoffs diante do Independiente del Valle à frente, o Vasco da Gama já sabe quem será o próximo adversário.

Vasco é o 9º time mais valioso das oitavas da Copa do Brasil; veja ranking

O Vasco da Gama é o nono no ranking dos elencos mais valiosos das oitavas de final da Copa do Brasil de 2025.

Coutinho teria manifestado desejo de seguir no Vasco

Camisa 11 do Vasco da Gama, Philippe Coutinho tem contrato de empréstimo com o Cruzmaltino até 30 de junho.