Vasco goleia o São Paulo por 4 x 1 em São Januário

O Vasco da Gama enfrenta o Vasco da Gama pelo placar de 4x1, em São Januário, pela 11ª rodada do Brasileiro.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
Leandrinho em jogo contra o São Paulo (Foto: Leandro Amorim e Matheus Lima)

O São Paulo foi goleado pelo Vasco da Gama na noite deste sábado, por 4 a 1, de virada, em São Januário, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. André Silva abriu o placar para o Tricolor. Alan Franco, contra, Guilherme Estrella, que fez sua estreia como jogador profissional, Leandrinho e David balançaram as redes para o Cruzmaltino.

Com o resultado, o São Paulo chegou ao quarto tropeço seguido na temporada, encerrando a sequência de quatro jogos em dez dias de maneira indesejada e ficando cada vez mais distante das primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.

O Vasco, por sua vez, reagiu no torneio por pontos corridos, deixando a zona de rebaixamento com uma atuação de superação e acabando com uma sequência de cinco jogos sem vitória.

O São Paulo volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Criciúma, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Vasco terá pela frente o Bahia, na Arena Fonte Nova, um dia antes, na quarta-feira, às 21h30.

São Paulo sai na frente

O São Paulo precisou de somente dez minutos para abrir o placar. Rodrigo Nestor recebeu pela esquerda e cruzou na medida para André Silva completar de cabeça, no ângulo, sem chances para o goleiro Léo Jardim, que se esticou todo, mas não conseguiu espalmar para escanteio.

Aos 13, quase o segundo do Tricolor. Galoppo arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Calleri chegar batendo de primeira, da entrada da área, mas a defesa do Vasco conseguiu fazer o desvio.

Vasco vira o jogo

O Vasco deixou tudo igual aos 33 minutos. Adson fez a ultrapassagem pela direita, recebeu nas costas da marcação, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Diego Costa, de carrinho, conseguiu evitar que a bola parasse nos pés do atacante do Vasco, mas jogou contra o próprio gol. Igor Vinícius, por sua vez, conseguiu tirar em cima da linha, mas a bola rebateu em Alan Franco e acabou parando no fundo das redes.

Mais tarde, já nos acréscimos do primeiro tempo, o Vasco conseguiu a surpreendente virada. O time saiu em contra-ataque com Estrella, que conduziu a bola até a entrada da área, se livrou da marcação e bateu com categoria, no cantinho, para fazer o gol em seu primeiro jogo como profissional.

São Paulo volta com mudanças

Buscando uma mudança tática e comportamental, o técnico Luis Zubeldía resolveu mexer no intervalo, sacando Calleri e Patryck para as entradas de Wellington Rato e Welington, respectivamente.

Mas, apesar das alterações, a tônica da partida continuou a mesma do primeiro tempo. O São Paulo não conseguia ameaçar o Vasco, que, por sua vez, era mais aguerrido em campo, disputando todas as bolas e incorporando o espírito de uma verdadeira decisão.

Vasco marca o terceiro

Na reta final do segundo tempo, mais precisamente aos 34 minutos, o Vasco da Gama marcou o terceiro gol para garantir a importantíssima vitória sobre o São Paulo. Leandrinho, que havia acabado de entrar no jogo, recebeu pela esquerda após Alan Franco ser desarmado e originar o contra-ataque para os donos da casa, e soltou a bomba de dentro da área, sem chances para Jandrei, marcando um golaço.

Tricolor tem gol impedido

Antes do apito final ainda deu tempo de o São Paulo marcar seu segundo gol na partida com Juan, completando dentro da área após Alan Franco ajeitar de cabeça, mas o árbitro marcou impedimento.

Goleada nos acréscimos

Já nos acréscimos, o Vasco transformou a vitória em goleada com David, que recebeu passe de JP na entrada da área e completou sem deixar a bola cair no chão, marcando um bonito gol para fechar a conta em São Januário e garantir o importantíssimo triunfo no Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

Vasco da Gama 4 x 1 São Paulo

Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 22 de junho de 2024, sábado
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA – SC)

Gols: André Silva, aos 10 do 1ºT (São Paulo); Alan Franco [contra], aos 33 do 1ºT, Estrella, aos 48 do 1ºT, Leandrinho, aos 34 do 2ºT, David, aos (Vasco)

Cartões amarelos: Patryck (São Paulo); Estrella, Maicon (Vasco)

Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Maicon e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho e Estrella (JP); Adson (Rossi), David e Vegetti.
Técnico: Rafael Paiva.

São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius (Ferreirinha), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Welington); Luiz Gustavo, Galoppo (Juan) e Lucas; André Silva, Nestor (Michel Araújo) e Calleri (Wellington Rato).
Técnico: Luis Zubeldía.

Fonte: Gazeta Esportiva

5 comentários
  • Responder

    Não se iludam , esse jogo foi um ponto fora da curva, tomara que continue pelo menos competitivo, o Vasco tava possuído

  • Responder

    Atenção! A manifestação da torcida do Vasco ontem, marcada pela ausência no estádio e pelas vaias do público de minuto que compareceu ao jogo, foram impactantes.
    No entanto, o mais notável foi a coragem do técnico do sub-20, o Paiva, de escalar a equipe com uma formação e estilo de jogo diferentes, além de incluir os novatos, que por sinal jogaram muito bem. Há muito tempo não via uma equipe do Vasco jogar com tanta agressividade na marcação e uma saída rápida para o ataque, com toques rápidos e jogadas envolventes que deixaram a defesa do São Paulo desnorteada.
    O jogo de ontem mostra que um técnico que entende e conhece o Vasco é crucial neste momento. A responsabilidade de jogar bem e com raça, quando a equipe é escalada corretamente e adota um estilo e jogo compatíveis com as características dos jogadores, passa a ser dos jogadores.
    Outro ponto, talvez o mais importante, é que o torcedor deve ser torcedor, e não dirigente ou técnico. O clube não pode ser gerido por facções de torcidas, algo comum no futebol brasileiro. Eles têm o direito de torcer e comparecer ou não aos jogos, mas o comportamento criminoso de destruir propriedade do clube e ameaçar jogadores e familiares em suas residências é inaceitável e deve ser punido pelas autoridades. Esse tipo de atitude não é paixão, é crime, e merece punição, caso contrário, o pior ainda está por vir. Abram os olhos, dirigentes e autoridades! O status quo é insustentável!

  • Responder

    Como entender, num jogo um bando de pamonhas, noutro um time aguerrido. Tem algo por trás que não consigo decifrar. O elenco não é ruim mas em determinados jogos parece time de terceira divisão.

  • Responder

    Quando galdames e Leo Pelé não joga o Vasco ganha.
    Gostei muito do jogo do Hugo Moura. Defendeu muito bem na cabeça de área.

  • Responder

    Hoje o Vasco jogou como Vasco, e como um grande time no qual ele é, agora sim dá gosto de voltar a assistir ok

Comente

Veja também
Danilo é alvo do Vasco
Veja os planos do Vasco para para convencer Danilo

O Vasco da Gama tem negociações em andamento com Danilo e conta com alguns fatores para tentar convencê-lo.

Danilo é alvo do Vasco
Danilo diz desconhecer interesse do Vasco

O Vasco da Gama tem interesse e tenta a contratação de Danilo, zagueiro da Juventus, para a próxima temporada.

Alef Manga, atacante do Coritiba
Gols e jogadas de Alef Manga, cogitado no Vasco

Confira gols e jogadas de Alef Manga, atacante do Coritiba, cogitado para reforçar o Vasco da Gama em 2023.

Evangelos Marinakis
Jornal inglês confirma que magnata grego negocia compra da SAF do Vasco

O Jornal inglês The Telegraph confirmou que o bilionário Evangelos Marinakis negocia para adquirir a SAF do Vasco.

Danilo é alvo do Vasco
Vasco negocia contratação de Danilo, da Juventus 

Danilo pode assinar pré-contrato com outro clube em janeiro e chegaria ao Vasco da Gama para jogar como zagueiro.