Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro

Ramón Díaz não é mais técnico do Vasco da Gama, saída que foi decretada após a goleada para o Criciúma, uma goleada por 4×0, diante da torcida, em São Januário. Nesta segunda-feira (29), o jornalista Mauro Beting analisou a situação.

Em vídeo gravado ao Jornal Dos Sports, Mauro avaliou os nove meses que o técnico argentino passou em São Januário, primeiramente quando liderou a campanha que evitou o rebaixamento em 2023. Para ele, de modo geral, foi bom o trabalho, mas ponderou ser pouco pelo que se esperava.

– Ramón Diaz e seu filho Emiliano não são mais treinadores do Vasco. Quando chegaram, pegaram uma terra arrasada, um campo arrasado no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco veio de uma série de oito derrotas em nove jogos, o time pedindo para que se rebaixasse. E com o Ramon Diaz e o filho, que faz um ótimo trabalho ao lado do pai, no comando vascaíno, o Vasco fez uma campanha que podia até sonhar com uma classificação de Libertadores, caso fosse apenas a pontuação do Ramon Diaz, e conseguiu se manter na série A. A campanha Campeonato do Carioca até foi boa, caiu diante da surpresa Nova Iguaçu, que já havia perdido por 2 a 0 na fase inicial da competição. Sofreu mais do que deveria contra Marcílio Dias na Copa do Brasil. Sofreu demais contra o Água Santa. E embora tenha começado bem com uma ótima vitória em casa, mas com uma arbitragem polêmica contra as duas equipes, o Vasco não acertou mais o pé. E perdeu horroroso para o Criciúma por 4 a 0, com direito da torcida de cruzmaltina aplaudindo o quarto gol da equipe catarinense. Esse foi a melhor surpresa do campeonato. E não é mais surpresa no futebol brasileiro, é ainda mais no Vasco da Gama um treinador não ficar – avaliou o jornalista, que seguiu:

– O desempenho, ao final, desde o ano passado, é de 50% dos pontos conquistados. É o que dá pra fazer. Mas com o tamanho e o investimento da 777, com alguns 171 atrapalhando dentro e fora do Vasco, o resultado foi mais um treinador que cai. Quem sai, isso a gente nem sabe. O Vasco, nos últimos anos, e não só na SAF da 777, e outras tantas equipes no Brasil, muitas vezes não sabem contratar e não sabem demitir. A gente não consegue admitir ainda se o Ramon e o filho foram demitidos, se eles pediram as contas, como diz o Vasco, dizem os dias que na noite de sábado eles souberam pelo Twitter, pela nota oficial vascaína que eles estavam fora, tem a questão da multa rescisória. Enfim. Não sei. E me parece que quem deveria saber também não sabe do Vasco. Tá chegando o novo senhor da SAF, já ficou pouco tempo com o Alexandre Matos. Havia, assim, desgastes ao que se sabe do elenco em relação ao Ramon, do Ramon também em relação ao elenco, do Vasco como um todo em relação ao Ramon. A passagem dele pra mim foi boa, muito boa pela circunstância terrível do ano passado, mas é pouco pro Vasco. É um Vasco que não tá investindo pouco. Se eu fosse aqueles times horrorosos, muitos desde 2008, à exceção de 2011 e 2012, quando campeão da Copa do Brasil, depois de ter feito uma grande Libertadores em 2012, e também o vice-campeonato brasileiro de 2011, Cristóvão (Borges), do Ricardo (Gomes).

O Vasco tem jeito?

Mauro Beting ainda se aprofundou no contexto geral do Gigante, que segue no roteiro de muitos anos, mesmo agora tendo capacidade de investimento. O jornalista ressaltou que o cenário do Cruzmaltino é de incerteza e frisou a parte sobre o saber como gastar os recursos em mãos.

– O fato é que o Vasco não se ajusta. Vem a gente de fora, vem a gente de dentro, o Vasco não se ajusta. E não sei quem vai poder acertar. Porque dinheiro não tá faltando. Investimento não faltou. Agora uma coisa é ter dinheiro, outra coisa é saber investir. Uma coisa é saber investir e gastar. E o Vasco tá desgastando. Do que mais o seu torcedor, a situação é delicada. Quem vai vir, não sei. Quem devia ir a saber, também não sabe. Para onde vai esse Vasco? Eu também não sei – completou Mauro.

Com a derrota para a equipe catarinense, a terceira seguida, o Vasco entrou na zona de rebaixamento, com apenas um ponto somado. Enquanto o novo técnico não é contratado, o Gigante será comandado por Rafael Paiva, que está à frente da categoria Sub-20.

Comente

Veja também
John Textor na CPI das apostas esportivas, no Senado Federal
Joia do Vasco pode parar no Botafogo em 2025

Lyon negocia com o Vasco da Gama a compra de Rayan, já que é o mesmo grupo do Botafogo, o jovem pode ir para o rival.

Treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Rayan treina com elenco em reapresentação; Coutinho e Léo podem seguir fora

Rayan não teve lesão constatada e treinou normalmente, já Coutinho e Léo fizeram atividades leves nesta quinta-feira.

Pedrinho, presidente do Vasco
Sem acordo, Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na FGV

As partes manifestarem acordo após suspensão, e Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na Fundação Getúlio Vargas.

Raphael Vianna, CFO do Vasco
CFO do Vasco revela que dívida da SAF aumentou e prevê limite em gastos

Em entrevista, o CFO do Vasco da Gama, Raphael Vianna, afirma que dívida da SAF aumentou em R$ 350 milhões; Clube busca redução.

Nova camisa do Vasco
Nova camisa 3 do Vasco é aprovada por jogadores e vira sucesso de vendas

Após meses de planejamento, o Vasco da Gama lançou a camisa 3 em homenagem aos 100 da Resposta Histórica, com aprovação dos atletas.