Vasco disputará 2 jogos no mesmo dia, algo que não acontece há 30 anos
O time profissional do Vasco terá na próxima semana 2 jogos no mesmo dia em amistosos de pré-temporada e no Carioca.
O Vasco vai virar uma situação inusitada e rara neste começo de 2024. Dividido entra pré-temporada no Uruguai e o começo do Campeonato Carioca, o clube terá dois jogos no mesmo dia. E não apenas uma, mas duas vezes. Na próxima quinta-feira (18) e no dia 21, domingo, o torcedor vascaíno vai ter dois jogos do time profissional em cada um desses dias. Isso não acontecia há 30 anos. E a Trivela relembra esta história.
Até os anos 1960, principalmente pela existência do Torneio Início e pela maior necessidade de amistosos, era comum, até certo ponto, os clubes fazerem dois ou até mais jogos no mesmo dia. Mas essa tradição foi se perdendo ao longo do tempo. De acordo com levantamento do Centro de Memória CRVG/Grupo PesquisaVasco, feito a pedido da Trivela, em 23 ocasiões ao longo da sua história o Vasco teve dois ou mais jogos no mesmo dia. Grande maioria dessas situações aconteceu entre os anos 1940 e 1960.
No entanto, a última vez em que o Vasco disputou dois ou mais jogos no mesmo dia aconteceu em 1994. Em meio a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, em setembro, o clube foi convidado para uma “mini-excursão” na Ásia. De acordo com as notícias da época, o Cruz-Maltino recebeu US$ 100 mil pelos dois amistosos que fez na Coréia do Sul contra a seleção local.
Pelo acordo com a organização dos amistoso e por decisão do departamento de futebol de clube, na época comandado por Eurico Miranda, o Vasco levou o time principal para a Coréia do Sul e deixou alguns reservas e muitos garotos no Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro, onde o time já tinha vaga assegurada na segunda fase da competição.
No dia 25 de setembro, aconteceu a coincidência. Depois de uma derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul três dias antes, o time titular voltou a enfrentar os coreanos em Ulsan. No mesmo dia, o “Expressinho”, como era conhecido o time da base, encarou o Bahia, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Na Ásia, em um jogo muito movimentado, o Vasco, comandado por Sebastião Lazaroni, empatou em 4 a 4 com a seleção local, com direito a três gols de Valdir Bigode e outro de João Paulo. No Rio, os garotos vascaínos acabaram derrotados por 3 a 2 pelo Bahia. O ídolo Alcir Portela comandou o time no jogo válido pelo Brasileirão.
Escalações do Vasco nos dois jogos de 25 de setembro de 1994
Vasco 4 x 4 Coreia do Sul: Caetano; Bruno Carvalho, Tinho, Alexandre Torres e Sidnei; França, Leandro, Yan e William; João Paulo e Valdir. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Vasco 2 x 3 Bahia: Márcio (Tico); Cláudio Gomes, Amarildo, Alex e Ronald; Viana, Bruno Lima, Vitor e André Luís; Gian e Hernande (Frazão). Técnico: Alcir Portela.
Em 1993, Vasco disputou final e amistoso no mesmo dia
Um ano antes, em agosto de 1993, o Vasco também viveu situação parecida. Em meio a disputa do Torneio João Havelange, uma espécie de “Rio-São Paulo” organizado naquele ano pela CBF, o Vasco foi convidado para disputar um torneiro amistoso na Espanha. Por exigência dos organizados espanhóis, o clube teve que levar o time principal para a Europa para enfrentar o Celta, Zaragoza, Espanyol.
Como o Vasco chegou na final do João Havelange, teve dois jogos no dia 21 de agosto. Em São Januário, o “Expressinho” venceu o Mogi-Mirim por 4 a 0 na primeira partida de decisão. Jardel, duas vezes, Vítor e Caponi, contra, marcaram os gois do duelo. Já na Espanha, os titulares acabaram derrotados pelo Celta de Vigo por 3 a 1. Jorge Luís marcou o gol vascaíno.
No jogo da volta do Torneio João Havelange, o Mogi-Mirim conseguiu devolver o 4 a 0 sobre o Vasco. Mas, nos pênaltis, o Cruz-Maltino ficou com o título ao vencer por 4 a 3. Ainda sobre a excursão do clube na Espanha, os titulares venceram o Zaragoza, nos pênaltis, por 4 a 0, depois de um empate em 0 a 0 e, depois, ainda bateram o Espanyol por 3 a 1.
Vasco já disputou cinco partidas no mesmo dia
Entre outras ocasiões em que o Vasco disputou duas ou mais partidas no mesmo dia, muitas dessas situações aconteceram na disputa do Torneio Início, que era disputado antes do Campeonato Carioca e consistia em uma disputa realizada entre os clubes, no mesmo dia, no Maracanã. As partidas eram realizadas em dois tempos de 10 minutos. Apenas a final era em dois tempos de 30 minutos. A competição ainda tinha a peculiaridade de que os jogos que terminassem empatados eram decididos pelo número de escanteios: quem tivesse mais, era considerado o vencedor.
No entanto, em 1952, além do Torneio Início, que foi disputado no dia 10 de agosto, o Vasco ainda participou, em São Paulo, da Taça Armando Arruda Pereira. O time principal do Vasco, que tinha nomes como o ídolo Barbosa, ficou no Rio de Janeiro para a disputa no Maracanã. Foram quatro jogos: 1 a 0 no America, 2 a 0 no Fluminense e 2 a 0 no Bangu. No entanto, na final, o Cruz-Maltino perdeu por 1 a 0 para o Flamengo. Na capital paulista, o Vasco acabou derrota por 4 a 0 pelo São Paulo.
Antes das duas situações mais recentes, em 1993 e 1994, a última vez em que o Vasco teve mais de uma partida no mesmo dia também se deu, em parte, pelo Torneio Início de 1967. Naquele ano, no dia 9 de julho, foram três partidas disputadas no Maracanã: 1 a 0 sobre o America, e dois empates em 0 a 0, com o Fluminense e o Madureira. Mas, no mesmo dia, o Vasco também estava com um time na Bolívia, onde venceu um amistoso contra o Blooming por 4 a 1.
Vasco vai disputar dois jogos no mesmo dias duas vezes
Agora, em 2024, o Vasco vai voltar a reviver essa situação de disputar dois jogos no mesmo dia. E duas vezes. Enquanto o time principal se preparara com o técnico Ramón Diaz, no Uruguai, outra parte do elenco trabalha no Rio de Janeiro de olho nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. E a agenda do clube acabou ficando com dois duas partidas nos dias 18 e 21 de janeiro.
Na próxima quinta-feira (18), o Vasco estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista, às 19h30 (horário de Brasília), em São Januário. Mais tarde, às 22h15 (de Brasília), o Cruz-Maltino também entra em campo, em Punta del Este, contra o San Lorenzo, da Argentina.
No domingo (21), o cenário volta a se repetir. Às 20h30 (de Brasília), o Vasco visita o Sampaio Corrêa, no Elcyr Resende, em Saquarema, pela segunda rodada da Taça Guanabara. Quase simultaneamente, às 21h30, o time principal encara o Deportivo Maldonado, do Uruguai. Os amistosos terão transmissão do Star+.
Confira a lista de jogos do Vasco realizados no mesmo dia
25 de março de 1945
- Inter 0 x 2 Vasco – Amistoso (Porto Alegre)
- Vasco 2 x 0 Fluminense – Torneio Relâmpago (Rio de Janeiro)
28 de abril de 1946
- Botafogo-BA 3 x 8 Vasco – Amistoso (Salvador)
- Vasco 1 x 1 Bangu – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
5 de maio de 1946
- Bahia 2 x 6 Vasco – Amistoso (Salvador)
- Vasco 6 x 0 Canto do Rio (Rio de Janeiro)
26 de maio de 1946
- Tupi-MG 1 x 2 Vasco – Amistoso (Juiz de Fora)
- Vasco 4 x 1 America – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
30 de maio de 1948
- Atlético-MG 0 x 2 Vasco – Torneio Quadrangular de Belo Horizonte (Belo Horizonte)
- Vasco 2 x 1 Flamengo – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
13 de junho de 1948
- Bahia 2 x 4 Vasco – Amistoso (Salvador)
- Vasco 2 x 2 Botafogo – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
16 de junho de 1948
- Ypiranga-BA 1 x 3 Vasco – Amistoso (Salvador)
- Vasco 4 x 2 Canto do Rio – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
20 de junho de 1951
- Náutico 1 x 2 Vasco – Amistoso (Recife)
- Vasco 0 x 3 Botafogo – Torneio Municipal (Rio de Janeiro)
11 de maio de 1952
- Atlético-MG 0 x 1 Vasco – Amistoso (Belo Horizonte)
- Vasco 1 x 4 Botafogo – Torneio Extra Carlos Martins Rocha (Rio de Janeiro)
18 de maio de 1952
Botafogo-SP 2 x 2 Vasco – Amistoso (Ribeirão Preto)
Vasco 0 x 3 Canto do Rio – Torneio Extra Carlos Martins Rocha (Rio de Janeiro)
1 de junho de 1952
- Goytacaz 1 x 2 Vasco – Amistoso (Campos)
- Vasco 2 x 4 Olaria – Torneio Extra Carlos Martins Rocha (Rio de Janeiro)
10 de agosto de 1952
- São Paulo 4 x 0 Vasco – Taça Armando Arruda Pereira (São Paulo)
- Vasco 1 x 0 America – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 2 x 0 Fluminense – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 2 x 0 Bangu – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 0 x 1 Flamengo – Torneio Início (Rio de Janeiro)
3 de abril de 1955
- Seleção Paulista 1 x 3 Vasco – Amistoso (São Paulo)
- Paysandu 1 x 0 Vasco – Amistoso (Belém)
10 de abril de 1955
- Vasco 1 x 2 São Paulo – Torneio Rio-São Paulo (Rio de Janeiro)
- Remo 0 x 0 Vasco – Amistoso (Belém)
17 de abril de 1955
- Corinthians 5 x 5 Vasco – Tornio Rio-São Paulo (São Paulo)
- Sport 0 x 0 Vasco – Amistoso (Recife)
14 de julho de 1957
- Spartak Moscou 1 x 0 Vasco – Amistoso (Moscou)
- Vasco 0 x 0 Canto do Rio – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 1 x 0 Fluminense – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 0 x 0 Madureira – Torneio Início (Rio de Janeiro)
14 de junho de 1958
- Racing-FRA 0 x 0 Vasco – Amistoso (Oran)
- Vasco 1 x 3 Botafogo – Torneio Extra João Teiceira de Carvalho (Rio de Janeiro)
31 de março de 1966
- Seleção da Argélia 0 x 1 Vasco – Torneio Ais el Kebir (Constantine)
- Vasco 2 x 1 Flamengo – Amistoso (Guará)
3 de abril de 1966
- Seleção da Costa do Marfim 2 x 3 Vasco – Amistoso (Abidjan)
- Atlético-MG 0 x 2 Vasco – Amistoso (Belo Horizonte)
10 de abril de 1966
- ASEC Mimosas-CMA 0 x 2 Vasco – Amistoso (Abidjan)
- Americano 1 x 1 Vasco – Amistoso (Campos)
9 de julho de 1967
- Blooming-BOL 1 x 4 Vasco – Amistoso (Santa Cruz de la Sierra)
- Vasco 1 x 0 America – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 0 x 0 Fluminense – Torneio Início (Rio de Janeiro)
- Vasco 0 x 0 Madureira – Torneio Início (Rio de Janeiro)
21 de agosto de 1993
- Celta de Vigo 3 x 1 Vasco – Troféu Cidade de Vigo (Vigo)
- Vasco 4 x 0 Mogi-Mirim – Torneio João Havelange (Rio de Janeiro)
25 de setembro de 1994
- Seleção da Coreia do Sul 4 x 4 Vasco – Amistoso (Ulsan)
- Vasco 2 x 3 Bahia – Campeonato Brasileiro (Rio de Janeiro
Fonte: Trivela