Braço direito de Ramón Díaz, Emiliano desenvolve papel fundamental no Vasco

Filho e auxiliar técnico de Ramón Díaz, Emiliano Díaz é uma espécie de segundo técnico do Vasco da Gama na rotina de treinos e jogos.

Emiliano Díaz em jogo do Vasco no Maracanã
Emiliano Díaz em jogo do Vasco no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Um vídeo divulgado pelo Vasco nas redes sociais chamou a atenção dos torcedores vascaínos nesta quinta-feira. Nas imagens, Emiliano Díaz, filho de Ramón, aparece correndo ao lado dos jogadores no treinamento no Resort Solanas, em Punta del Este, no Uruguai, durante a pré-temporada do clube.

O auxiliar técnico do Vasco se prepara como atleta, algo comum na carreira dele. Emiliano tem esse costume em preparações nas equipes pelas quais passa.

O ge apurou que, com preparo e físico de atleta, aos 41 anos, Emiliano chega a participar de treinos de bolas paradas, próximos aos batedores de faltas, e em atividades técnicas, como as de passes. Em outro vídeo divulgado pelo clube, o auxiliar aparece na roda de bobinho com os jogadores.

Emiliano, assim como o pai, foi jogador de futebol. Foi lançado como jogador profissional do River Plate por Ramón Díaz, quando técnico em 2002. No entanto, não teve sequência e foi transferido ao Talleres, também da Argentina. Depois, passou pelo futebol uruguaio, no modesto Deportivo Colonia, e no inglês, no Oxford United, onde também foi treinado pelo seu pai.

Em 2006, voltou à Argentina para jogar no Defensa y Justicia, mas em 2010 se aposentou como jogador, aos 28 anos, e seguiu carreira como auxiliar do pai – o que faz até hoje e cada vez mais participativo.

Emiliano é mais do que um braço direito de Ramón no Vasco. É um auxiliar muito presente. Ele é participativo não somente no dia a dia nos treinos, como também nos jogos e no vestiário. É querido no elenco e homem de confiança do treinador.

O ge já publicou que na Argentina e dentro do Vasco ouve-se que o auxiliar traz jovialidade, energia e modernidade ao trabalho da comissão técnica de Ramón Díaz, uma lenda no futebol argentino, de 64 anos. E, nisso, Emiliano tem papel fundamental por ser o mais próximo ao pai e ajudar a liderar o grupo.

Por vezes, é Emiliano quem passa orientações para os jogadores em campo, enquanto alterna com Ramón Díaz.

Igualar-se na condição de atleta, desde o preparo físico até arriscando algumas cobranças de falta, é mais uma maneira de se aproximar dos jogadores e elevar o clima do vestiário do Vasco, onde Emiliano se faz ainda mais presente. Com discursos inflamados, assim como seu pai, Emi tem um papel importante de motivador no elenco e na própria torcida, que repercute os lemas “o melhor está por vir” e “se eles querem que desistamos, terão de matar todos nós”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ramón Díaz
1 comentário
  • Responder

    Dois abobados que não valem um.

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.