Robert Rojas é lateral ou zagueiro? Saiba como joga o paraguaio

Aos 27 anos, o paraguaio Robert Rojas está próximo de ser anunciado como o segundo reforço do Vasco da Gama para esta temporada.

Robert Rojas pertence ao River Plate, da Argentina
Robert Rojas pertence ao River Plate, da Argentina (Foto: Divulgação/River Plate)

O paraguaio Robert Rojas tem tudo para ser o segundo reforço do Vasco para a temporada 2024. O jogador de 27 anos, nome benquisto pelo treinador Ramón Díaz, é um zagueiro de origem, mas viveu o melhor momento da carreira atuando como lateral-direito. O responsável por essa adaptação foi o lendário técnico Marcelo Gallardo, hoje na Arábia Saudita.

Revelado no Guaraní-PAR, Rojas estreou pelo River em 2019. Foram 98 jogos e 11 gols marcados até aqui com a camisa dos millonarios.

Ao longo da sua trajetória profissional, Rojas viveu a melhor temporada em 2021, quando Montiel deixou o River. Foi a partir dali que Gallardo passou a testá-lo com mais frequência como lateral. Na nova função, naturalmente tinha menos recursos ofensivos que os laterais de origem, mas se destacava pela imposição física nas dividas, na marcação e na segurança na saída de bola.

O paraguaio, inclusive, foi o personagem de uma polêmica instrução enérgica do treinador naquele ano, quando pediu que “arrebentasse o tornozelo” de Tévez em clássico com o Boca Juniors.

Lesão grave

Ironicamente, foi uma lesão que freou seu melhor momento. Em abril de 2022, sofreu fraturas na tíbia e na fíbula após um choque violento em partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Acabou ficando afastado dos gramados por sete meses, retornando em novembro daquele ano.

Nos meses seguintes ao retorno, perdeu espaço, especialmente após a saída de Gallardo, em dezembro. Nunca caiu das graças de Demichelis, atual treinador do clube, e acabou como reserva tanto na lateral quanto na zaga. Eventualmente, ganharia mais minutos em meio a problemas de lesões e indisponibilidades no elenco, embora mantivesse o status de negociável pelo River.

Tanto no clube quanto na seleção paraguaia, passou a alternar entre zagueiro e lateral, atuando até como terceiro zagueiro pela direita em um esquema com três defensores. Em agosto, depois de ser procurado pela primeira vez pelo Vasco, foi emprestado ao Tigre, também da Argentina, no qual seguiu no revezamento entre as funções.

No cruz-maltino, encontrará concorrência alta nas duas posições: o clube tem Pumita Rodríguez e Paulo Henrique como opções pelos lados e Maicon, Medel, Léo e o recém-contratado João Victor como primeiras nomes na zaga. Cabe a Ramón Díaz fazer essa gestão.

Fonte: Extra

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Si ele é lateral , não haveria motivos para a sua contratação , visto que , o setor já possui dois jogadores para aquela posição , tanto que esta semana foi liberado o terceiro e , no elenco de hoje tem o Paulinho da base que é outra opção , acho que a maioria dos torcedores não veem com bons olhos este interesse sobre este Rojas .

Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.