Mattos completa uma semana no Vasco; relembre primeiros atos do novo diretor

Novo diretor executivo de futebol foi anunciado pelo Vasco da Gama no dia 11 de dezembro e já atua para a temporada 2024.

Alexandre Mattos e Lucio Barbosa na sede da SAF do Vasco
Alexandre Mattos e Lucio Barbosa na sede da SAF do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

Alexandre Mattos foi anunciado pelo Vasco há exatamente uma semana. Em uma janela de transferências, sete dias podem significar muito tempo e, por isso, a torcida tem se mostrado ansiosa pelos primeiros atos do novo diretor de futebol. Mas o início tem sido de inteiração sobre os processos.

Conhecido por ser agressivo no mercado, Mattos usou a primeira semana no Vasco para entender as demandas e o planejamento da SAF. O dirigente não viajou a Berlim para a reunião do grupo, mas manteve contato frequente com Johannes Spors, diretor esportivo da 777 Partners.

Depois de conhecer a estrutura da SAF e do futebol do Vasco no Rio de Janeiro, Mattos teve reuniões com pessoas do clube, como o CEO Lúcio Barbosa, com quem mantém contato direto, e com o técnico Ramón Díaz, que terá voz na montagem do elenco. O executivo também conversou com Pedrinho, presidente eleito do clube, que se colocou à disposição para ajudar.

Mas se engana quem pensa que os últimos dias foram calmos ou só de reuniões internas. O telefone do diretor de futebol do Vasco não parou de tocar. Ele tem muitos contatos e tem usado isso para planejar como atacar o mercado.

Como o ge noticiou, o primeiro alvo foi o zagueiro Junior Alonso. É um jogador que já trabalhou com Mattos e que esteve na mira do Vasco no ano passado. A negociação, no entanto, ainda não andou.

Alexandre Mattos também recebeu indicações de nomes e se inteirou sobre os jogadores em fim de contrato. As permanências de Maicon e Praxedes estão em jogo, mas são decisões anteriores à chegada do dirigente. A renovação com o zagueiro, mais simples, está encaminhada. Já o caso do volante depende de negociação com o Bragantino e isso caberá ao dirigente.

É importante ressaltar que os processos da SAF são mais burocráticos, e a definição de nomes não passa apenas pelo diretor de futebol. É preciso, muitas vezes, o aval da 777. Além disso, Alexandre Mattos também tem feito mudanças no departamento de futebol, como foi no caso da contratação de Rodrigo Pelaipe para o auxiliar no dia a dia do clube.

Veja linha do tempo com primeiros atos de Alexandre Mattos no Vasco:

  • Segunda-feira (11/12): diretor de futebol é anunciado pelo Vasco: ”Me preparei, estudei na Fifa, na Uefa e estou pronto, com muita humildade, para colaborar”.
  • Terça-feira (12/12): Mattos desembarca no Rio de Janeiro e fala pela primeira vez com a imprensa: ”Sou um profissional de desafios grandes e sem dúvida chego para um que é um dos maiores”.

Ainda na terça-feira, o dirigente foi ao escritório da SAF, na Barra da Tijuca, onde participou de reunião com o CEO Lúcio Barbosa.

Mais tarde, esteve no CT Moacyr Barbosa para conhecer a estrutura do Vasco. Também visitou São Januário. ”O Vasco me surpreendeu positivamente em muita coisa”, disse Mattos.

  • Quarta-feira (13/12): o ge noticia o primeiro alvo de Mattos no mercado: o zagueiro Junior Alonso, que pertence ao Krasnodar, da Rússia.
  • Quinta-feira (14/12): Vasco abre conversas com o Bragantino para comprar Praxedes. Dirigente vai participar da negociação.
  • Sexta-feira (15/12): o executivo acertou a contratação de Rodrigo Pelaipe, que vai trabalhar ao seu lado e será uma espécie de supervisor de futebol.

Ainda na sexta-feira, o ge informou que o Vasco encaminhou renovação do contrato do zagueiro Maicon até dezembro de 2024.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Alexandre Mattos
1 comentário
  • Responder

    Até agora se provou tão abobado quanto Paulo Breaks e Abel Praga. Tudo como antes no Reino de Abrantes. E teve torcedor abobado comemorando a contratação. Meu Deus!

Comente

Veja também
Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.

TJRJ acata pedido que mantém proibição de Vasco x Flamengo em São Januário

Clássico do Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro, será disputado neste sábado (19) no Maracanã.

Atriz Luisa Arraes e filho de Cássia Eller marcam presença em feira do Vasco

Casal prestigiou a Feira Autônoma Vascaína, que reuniu torcedores Cruzmaltinos no Centro Cultural Candinho.