Vasco fica em 2º lugar em interações virtuais entre clubes brasileiros em 2023

Com 20,1 pontos, o Vasco da Gama só ficou atrás no ranking para o rival Botafogo, que alcançou a marca de 23,2.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Apesar de não ter conseguido conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo se destacou muito por seu desempenho nas redes sociais durante 2023 e foi o time campeão de interações no acumulado do ano no ambiente digital, com a marca de 23,2 pontos.

O dado é do ”Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol”, levantamento feito de janeiro a dezembro deste ano pela Cortex, empresa de inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação.

A análise foi realizada a partir de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para coletar e analisar dados em sites de notícias, mídias sociais, perfis, líderes de opinião da imprensa esportiva na internet e pelo público em geral, e mostra que houve mais de 1,4 milhão de publicações sobre os clubes no período.

No estudo, os times recebem uma pontuação que vai de -50 a 50, calculada a partir do desempenho de imagem dos clubes de futebol que estavam na Série A do Brasileirão 2023 por meio de duas frentes: exposição orgânica nas mídias sociais e na imprensa e as repercussões dos perfis oficiais (Facebook, Instagram, X e YouTube).

Para compor os cálculos, a Cortex considera as Interações (reações, comentários e curtidas por postagem), Fama (impacto potencial orgânico dos perfis que mencionam os clubes e dos perfis próprios dos clubes) e Mobilização (frequência com que estão sendo mencionados ou com que estão postando em perfis próprios).

A popularidade do Botafogo no ambiente digital se deve ao seu desempenho no Brasileirão, que gerou publicações iniciais sobre a possibilidade de conquista do título do campeonato, assim como sobre decepção, reclamações entre os torcedores e muitos comentários dos torcedores rivais que publicaram inúmeros memes sobre a queda de rendimento do time.

Além do Glorioso, que ficou como 1º no ranking, as duas posições seguintes foram ocupadas por times cariocas, sendo o Vasco da Gama como vice-campeão, com uma pontuação de 20,1 na popularidade, impulsionada pelo influenciador Casemiro, que é vascaíno e ergueu a audiência do time com suas publicações, e o Flamengo na 3ª posição, com 18,1 pontos.

”O Botafogo gerou muitos comentários durante o ano, primeiro pela campanha inicial no Campeonato Brasileiro, em que as menções já falavam sobre a possível conquista do título, alimentado pelos torcedores que publicaram frases como ‘Botafogo tá embalado, hein?’. Depois, com a queda de rendimento, os torcedores rivais começaram a replicar os mesmos posts com a inclusão de memes e piadas, o que repercutiu, e muito, o nome do clube no ambiente digital. Ou seja, apesar do resultado no final do campeonato, a popularidade botafoguense prevaleceu, e muito, no acumulado do ano”, explica o diretor de inovação da Cortex, Cláudio Bruno.

Outro time que não teve uma boa campanha no futebol, mas rendeu muitos comentários no ambiente digital foi o Corinthians, que acabou ficando em 4º lugar, com 17,5 pontos, acima de rivais como o Palmeiras, campeão do Brasileirão 2023 e que ficou em 7º lugar, com 3,47 pontos, e do São Paulo, campeão da Copa do Brasil e que teve 10,8 pontos, na 5ª posição.

Segundo a Cortex, um dos possíveis motivos da baixa popularidade do Verdão no ambiente digital é que a torcida está acostumada a disputar títulos nos últimos anos, o que gera pouco engajamento, além de a grande maioria das menções ao clube serem feitas por torcedores rivais.

Já o campeão da CONMEBOL Libertadores, Fluminense, ficou com a 15ª posição de popularidade, com um índice de – 6,56 pontos em relação às menções na internet.

O time só teve um período de melhora da popularidade na 2ª quinzena de outubro e início de novembro, quando disputou a final do torneio internacional, no dia 4 de novembro, contra o Boca Juniors.

Dos quatro times que foram rebaixados neste ano para a Série B, apenas o Santos ficou fora do grupo dos últimos colocados, que tem o Cuiabá, que permanece na Série A, como participante do Z4, junto com Coritiba, América-MG e Goiás.

Classificação de interações dos times em 2023

  1. Botafogo: 23,2
  2. Vasco: 20,1
  3. Flamengo: 18,1
  4. Corinthians: 17,5
  5. São Paulo: 10,8
  6. Athletico-PR: 5,05
  7. Palmeiras: 3,47
  8. Atlético-MG: -2,98
  9. Cruzeiro: -3,43
  10. Santos: -3,62
  11. Fortaleza: -4,39
  12. Bahia: -4,69
  13. Internacional: -5,44
  14. Grêmio: -6,33
  15. Fluminense: -6,56
  16. Red Bull Bragantino: -7,82
  17. América-MG: -12,4
  18. Goiás: -12,5
  19. Coritiba: -13,9
  20. Cuiabá: -14,2

Metodologia

Para o levantamento, a Cortex analisou a exposição dos times de futebol da Série A do Brasileirão no período de janeiro a dezembro de 2023, por meio de análises das menções sobre os clubes feitas por 65 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 7,5 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, X e YouTube).

Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa, que, por meio de uma camada de Inteligência Artificial, consegue acompanhar e analisar a exposição das marcas em tempo real. Ao todo, foram mais de 1,4 milhão de publicações sobre os times brasileiros.

Fonte: ESPN Brasil

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.