Veja quais deverão ser os primeiros passos de Alexandre Mattos no Vasco

Alexandre Mattos já iniciou os trabalhos e tem uma série de questões imediatas para resolver no Vasco da Gama.

Alexandro Mattos, executivo de futebol do Vasco
Alexandro Mattos, executivo de futebol do Vasco (Foto: José Tramontin/ Athletico)

Anunciado nesta segunda-feira, Alexandre Mattos já deu início aos trabalhos como Diretor Executivo de Futebol do Vasco. Sua chegada destrava o planejamento do clube para a temporada 2024, que estava estagnado desde a saída de Paulo Bracks na semana passada.

No Vasco, Mattos tem uma série de questões imediatas para tratar, que vão desde conversar com a comissão técnica de Ramón Díaz até, de fato, definir as prioridades no mercado no que diz respeito à montagem do elenco. Veja quais deverão ser os primeiros passos de Alexandre Mattos no clube:

Papo com Ramón

Uma das primeiras atitudes de Mattos na cadeira mais importante do futebol do Vasco é chamar Ramón Díaz para conversar. O técnico e seu filho, o auxiliar Emiliano Díaz, deixaram em dúvida suas permanências em declarações recentes, embora tenham mais um ano de contrato com o clube.

Pai e filho querem garantias do planejamento do Vasco para o próximo ano, como investimento em contratações e melhoria da infraestrutura. A partir de agora o contato de Alexandre Mattos com a comissão técnica deverá ser permanente, já que Ramón é o tipo de treinador que tem como costume sugerir contratações.

O planejamento para o ano que vem passará necessariamente pelo crivo do treinador argentino.

Contratos no fim

Outro assunto urgente no Vasco é: o que fazer com os jogadores cujos contratos estão prestes a serem encerrados?

Dez jogadores encontram-se nessa situação, como Alex Teixeira, Zé Gabriel e Maicon. Outros, como Praxedes, Sebastián Ferreira, Paulo Henrique e Ivan estão emprestados só até o fim deste mês. O atacante Rossi disse ao ge que seu vínculo será renovado automaticamente por causa da permanência na Série A.

O Vasco tem a opção de compra estipulada no contrato de alguns desses jogadores. Em outros casos, se houver o interesse, Mattos terá que negociar com os respectivos clubes uma extensão de empréstimo ou uma eventual compra de direitos econômicos, por exemplo.

Reforçar quais posições?

A partir daí, Alexandre Mattos e a diretoria do Vasco deverão definir quais são as principais carências do elenco para buscar reforços no mercado. O clube terá mais uma vez um orçamento milionário em 2024 – que não será investido exclusivamente na aquisição de direitos, mas que por obviedade terá boa parte destinada à montagem do elenco.

O Vasco não deverá ter a mesma postura agressiva que precisou ter no. fim do ano passado e início deste ano, quando contratou 16 jogadores e montou um elenco do zero. Mas a expectativa é de que cheguem reforços para todos os setores do campo. O clube não quer ter mais uma temporada de sofrimento.

Assédio do mercado

Além disso, Mattos também será o homem à frente das negociações de eventuais vendas. Apesar da campanha ruim no Brasileirão, com fuga do rebaixamento decretada somente na última rodada, alguns jogadores tiveram destaque e devem atrair interesse de outros clubes.

Um deles é Gabriel Pec, um dos principais ativos do Vasco no momento. O atacante de 22 anos teve sua melhor temporada em número de gols e participações em gol desde que tornou-se profissional e virou alvo no mercado. O lateral-direito Paulo Henrique, emprestado pelo Atlético-MG, está sendo sondado por equipes da Major League Soccer (MLS).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Alexandre Mattos
Comente

Veja também
Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.

TJRJ acata pedido que mantém proibição de Vasco x Flamengo em São Januário

Clássico do Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro, será disputado neste sábado (19) no Maracanã.

Atriz Luisa Arraes e filho de Cássia Eller marcam presença em feira do Vasco

Casal prestigiou a Feira Autônoma Vascaína, que reuniu torcedores Cruzmaltinos no Centro Cultural Candinho.