Paulo Autuori, do Cruzeiro, era vascaíno na infância e teve passagem ruim pelo Vasco

Atualmente no comando do Cruzeiro, Paulo Autuori treinou o Vasco da Gama em 2013, mas a passagem foi frustrante.

Paulo Autuori
Paulo Autuori (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)

Em busca da segunda vitória pelo Cruzeiro, o diretor técnico Paulo Autuori enfrentará o Vasco, seu clube do coração na infância. O experiente profissional, de 67 anos, comandará o time celeste nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto será válido pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Depois de ter vencido o Fortaleza, no Castelão, no último sábado (18), o Cruzeiro terá um confronto direto na briga contra o rebaixamento. As equipes ocupam a 15ª e a 16ª posições na tabela, com os mesmos 40 pontos, mas o Vasco leva vantagem no número de vitórias: 11 a 10.

Autuori como técnico do Vasco

Há mais de 10 anos, em março de 2013, Paulo Autuori chegou ao Vasco com o objetivo de estancar a crise do clube carioca. À época, o treinador foi contratado com grande prestígio da torcida e e recebeu intenso apoio de Ricardo Gomes, diretor de futebol, e de René Simões, então diretor executivo.

Ao lado de Roberto Dinamite, maior ídolo e presidente do Vasco na ocasião, Autuori foi anunciado como o substituto de Gaúcho, após uma derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu, em confronto válido pelo Campeonato Carioca.

Na coletiva de apresentação, Paulo afirmou ter sido vascaíno na infância.

“Sou profissional. Mas dento de mim bate espírito amador. Desculpe, mas, quando eu perder isso, vou ser um bosta. Dentro dessa situação, conheço a História do Vasco porque na infância e na adolescência eu estava sempre nos jogos. Mas isso jamais me limitou e me limitará nos clubes”, disse Autuori à época.

Frustração e rápida saída

Apesar da forte identificação com o Vasco, Paulo Autuori ficou no comando do Vasco por apenas 11 partidas. Ao todo, ele ficou no Rio de Janeiro por três meses, com quatro vitórias, dois empates e cinco empates, um aproveitamento de 42%.

A saída de Autuori se deu pela insatisfação com os atrasos salariais e com os resultados abaixo da expectativa no Campeonato Brasileiro. Naquele ano, inclusive, o Vasco foi rebaixado no Brasileirão, em 18º lugar, com 44 pontos. O Flamengo foi o primeiro time de fora da zona da degola, com 45.

Fonte: Itatiaia

Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.