Pintura de Payet livra o Vasco de vexame contra o lanterna

Golaço de falta anotado pelo francês garantiu uma vitória fundamental ao Vasco da Gama na luta contra o rebaixamento.

Payet comemorando gol pelo Vasco
Payet comemorando gol pelo Vasco

O cenário parecia perfeito para emendar a terceira vitória de forma tranquila e respirar mais aliviado na luta contra o rebaixamento, mas o Vasco fez a sua torcida sofrer em São Januário. Lidou mal com o fato de ter aberto o placar muito cedo, foi uma equipe desorganizada e mentalmente abalada. Havia, porém, Dimitri Payet em campo, e ele deu o triunfo com uma linda cobrança de falta no fim.

Os três pontos são ainda mais importantes quando se consideram os resultados dos rivais do Vasco na luta contra o rebaixamento. Cruzeiro e Goiás perderam. Bahia e Santos apenas empataram dentro de casa. O fim do jogo foi de merecida festa, mas o rendimento do time deixa um alerta para as próximas rodadas.

Escalações

Ramón Diaz não teve Erick Marcus, que vinha sendo o titular da ponta-esquerda, e escolheu Alex Teixeira para substituí-lo. O restante da equipe foi o mesmo que já vem sendo escalado. Rossi voltou a ficar a disposição no banco de reservas. Payet também iniciou entre os suplentes.

Já o interino Diogo Giacomini deu chance a alguns jogadores que eram pouco utilizados por Fabian Bustos. Daniel Borges entrou na lateral-direita. Júlio César formou a zaga com Ricardo Silva. Lucas Kal foi o primeiro volante. Assim como o Vasco, a equipe foi escalada no 4-3-3, com Everaldo e Felipe Azevedo nas pontas.

O jogo

Enfrentar o último colocado do campeonato, rebaixado a quatro rodadas do fim da competição, parece um bom negócio. Mas o Vasco provou o gosto do desafio e certamente não concordou com essa sensação. Mesmo abrindo o placar com apenas três minutos, em contragolpe puxado por Gabriel Pec e finalizado por Vegetti, viu o América ser superior no 1º tempo em São Januário.

Solto, já sem grandes responsabilidades, o Coelho fez um jogo leve e arrojado. Desde o início da partida buscou a bola para se instalar no campo do Cruzmaltino, e por mais incrível que possa parecer, fez isso de forma ordenada. Com boa ocupação de espaços, movimentos bem ensaiados, intensidade e coragem.

A postura lhe rendeu um rápido empate com o impressionante Mastriani, que chegou a 11 gols na competição. Erro conjunto de Maicon e de Paulo Henrique na proteção da área. Martinez e Juninho trabalhavam bem como uma dupla de meias pelo centro do campo. Everaldo e Felipe Azevedo aceleravam pelos lados. O zagueiro Júlio César acertava ótimos passes para os companheiros.

O Vasco pareceu se acomodar num primeiro momento. Despertou após o empate, mas teve poucos períodos de real efetividade, a maioria deles com Gabriel Pec pela direita. Foi uma equipe extremamente afobada com a bola. Confundiu aceleração com precipitação. Tomou muitas decisões ruins e cometeu mais erros técnicos que o normal.

Alex Teixeira cresceu um pouco ao se soltar do lado esquerdo, mas ao mesmo tempo Lucas Piton não teve com quem tabelar ou triangular ao avançar. Praxedes e Paulinho eram irregulares. O cenário fez o Vasco ceder muitos contragolpes aos mineiros, que estavam mais equilibrados e bem dispostos em campo. Poderiam ter ido ao vestiário com uma vitória parcial.

Ramon Diaz sacou Bruno Praxedes e Alex Teixeira no intervalo. Payet entrou na meia-esquerda e Rossi na ponta-direita. Gabriel Pec mudou de lado. Se houve melhora na produção coletiva de jogadas pela direita, com a dobradinha Rossi-Paulo Henrique, fator que gerou três boas chances ao Vasco no 2º tempo, o mesmo não se pode dizer das transições defensivas.

Os cariocas seguiram recompondo muito mal. Mentalmente abalados, deram espaços a ataques perigosos do América. Martinez chegou a acertar a trave esquerda de Léo Jardim e depois obrigou o goleiro a fazer ótima defesa. A entrada de Jair não resolveu o problema. E Ramon Diaz ainda acrescentou mais presença na área ofensiva com Sebastian Ferreira.

Payet mantinha o padrão da maior parte de suas atuações pelo Gigante da Colina. Sem regularidade. Pequenos brilhos, mas nada constante. Até que Vegetti, mais uma vez o melhor do time em uma partida, conseguiu uma falta na risca da meia-lua, e o francês colocou com capricho no ângulo esquerdo.

O Cruzmaltino terá agora um confronto direto fora de casa com o Cruzeiro, no dia 22 de novembro, em jogo atrasado da 33ª rodada.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Payet
Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Palmeiras

Arbitragem para o jogo entre Palmeiras e Vasco da Gama neste domingo, no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Palmeiras e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Palmeiras neste domingo, no Mané Garrincha, pelo Brasileiro.

Saiba quem é José Peseiro e o que ele já conquistou para ser cogitado no Vasco

Em busca de um novo técnico, José Peseiro é cogitado no Vasco da Gama; saiba quem é e as conquistas do português.

Zinho é sincero e não demonstra otimismo com título do Vasco em 2025

O comentarista Zinho afirmou que o Vasco da Gama com o atual elenco não brigará por títulos nesta temporada.

Pedrinho estaria interessado na contratação de José Peseiro

Pedrinho demonstrou interesse na contratação do técnico português José Peseiro, após negociação com Diniz travar.

Vegetti tenta encerrar jejum de gols em 2025 contra rival que é pedra no sapato

Vegetti quer voltar a balançar as redes neste domingo para encerrar sua seca em 2025 e por fim a escrita incômoda contra o Palmeiras.

Adson não jogou contra o Operário-PR por decisão de Felipe; veja motivos

Adson teve evolução nos treinos e a decisão de não colocar o atacante no 2º tempo contra o Operário foi técnica.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Palmeiras

Confira a lista de jogadores do Vasco da Gama relacionados para o jogo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Pedrinho se manifesta sobre negociação com Fernando Diniz

Pedrinho afirmou que as conversas com Fernando Diniz ainda estão em estágio inicial e que pode ou não ser concretizada.

O que esperar de Vasco x Palmeiras na próxima rodada do Brasileiro

Vasco da Gama e Palmeiras duelam pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um embate que reserva objetivos distintos.