Pedrinho é eleito presidente do Vasco para o triênio 2024/2026
Pedrinho venceu o candidato Leven Siano na eleição e assumirá a presidência do Vasco da Gama no triênio 2024/2026.
Pedrinho é o novo presidente do Vasco. O ex-jogador e comentarista, de 46 anos, vai comandar o clube associativo entre 2024 e 2026. Ele venceu a eleição neste sábado contra o advogado Leven Siano e será o substituto de Jorge Salgado.
Na contagem total das urnas, Pedrinho recebeu 2873 votos, contra 1720 do adversário. A votação foi online, mas o sócio teve a opção de votar em cabines na sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro.
– Quero agradecer ao Leven. A disputa foi justa e leal. Ele é muito competente, merece todo o respeito. Tudo que eu falei durante a campanha continua. Uma das minhas intenções é fazer o Vasco diferente do que vimos nos últimos anos. O objetivo e o ideal é o Vasco vencedor e campeão. É isso que vamos buscar daqui para frente – disse Pedrinho, novo presidente do Vasco.
Com o resultado, a chapa de Pedrinho terá 120 cadeiras no Conselho. Leven Siano terá 30, com o vice.
Pedrinho esteve presente durante todo o dia na Sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. Com uma camisa preta com o nome Hélio (seu pai vascaíno que faleceu em 2008) e com o símbolo de infinito, ele foi eleito presidente do seu clube de coração.
Pedrinho, de 46 anos, que representa o grupo “Sempre Vasco”, construiu uma história dentro do Vasco. Ele chegou ao clube aos seis anos para jogar futsal e se tornou jogador profissional. Integrante de uma das gerações mais vitoriosas da história do clube, acumulou diversos títulos, entre eles o da Libertadores de 1998. Ele também foi comentarista do Grupo Globo entre 2019 e 2023.
Pedrinho chega ao poder com apoio de ex-companheiros e igualmente ídolos, Felipe e Edumundo. Os dois integram o grupo “Sempre Vasco” e estiveram na sede da Calobouço, durante todo o dia, para apoiar o ex-jogador. O primeiro vice-presidente é Paulo Salomão, enquanto o segundo é Renato Britto.
É também uma vitória da Sempre Vasco, que participou das últimas três eleições sem sucesso e, enfim, chegou ao poder.
Veja a entrevista coletiva de Pedrinho
Relação com o Vasco
– Muita história, muitas coisas passaram na minha cabeça naqueles momentos de espera da decisão. Tirando a questão de projetos, aqui a gente está falando de outras coisas, essas coisas são mais para frente. Minha relação com Vasco é uma relação muito afetiva mesmo de um desejo de mudança do que é o Vasco hoje.
Emoção com o resultado
– É lógico que tem todo um desabafo por tudo que aconteceu comigo nesses praticamente 70, 80 dias até minha decisão de me tornar candidato. É difícil sustentar a política, que eu não quero que seja mais assim, mas a política do Vasco é muito dura, recebendo muitos ataques de forma injusta. Hoje, eu passei o dia inteiro aqui e vi que eu tomei a decisão muito acertada.
Por que decidiu se candidatar?
– Quando eu dou o passo de largar um dos maiores veículos de comunicação da América Latina, tendo sido eleito quatro vezes o melhor comentarista, tendo a vida estabilizada e dou esse passo é porque realmente é um desejo que eu tinha muito particular de voltar ao Vasco e poder fazer algo diferente.
Relação com o pai
– Quero pensar daqui pra frente agora, trabalhar e botar em prática tudo que eu programei. Através da confiança de todo grupo de estar à frente desse projeto e tem uma relação muito particular com meu pai. Todos sabem do que ele passou ali dentro como motorista de caminhão de entulho, problema com álcool. De onde ele estiver, sei que ele tem um orgulho muito grande, porque ele sabe o que eu tenho no coração em relação ao Vasco. O meu desejo é ajudar e ver o torcer do Vasco feliz. É meu maior objetivo.
Metas e planejamento
– A partir do ano que vem, botar os projetos pra andar. Quando sair daqui, comemorar um pouco, mas estamos focados no que é o Vasco no Campeonato Brasileiro. Amanhã, estamos em São Januário torcendo porque isso que é o mais importante. O objetivo principal é o que está acontecendo no campo, porque queremos que o Vasco ganhe e comece a se distanciar dessa zona desconfortável.
Invasão e “banana” de Salgado
Durante todo o dia a Sede do Calabouço recebeu sócios e apoiadores dos dois candidatos. Do lado de fora, torcedores movimentaram a sede do Vasco. Apesar de transcorrer normalmente na maior parte do dia, a votação teve seus momentos de tensão.
A primeira turbulência ocorreu pela manhã, devido a problemas com a votação pela internet. A empresa responsável pela votação online precisava mandar e-mail e SMS para os sócios votarem, mas a Sempre Vasco”, chapa de Pedrinho, alegou que só o e-mail havia sido enviado. Os ex-jogador Felipe, partidário de Pedrinho, teve uma discussão ríspida por conta do problema, mas a votação teve início, e os ânimos acalmaram.
No fim da tarde, mais problemas. O presidente Jorge Salgado chegou ao local da votação e foi hostilizado por torcedores que estavam dentro e fora da sede. O dirigente sorriu, acenou e deum uma banana em seguida.
– É um pouco pelo resultado do futebol, que é emoção. As pessoas olham resultado, tabela e xingam o presidente. Essa é a avaliação que os torcedores fazem do clube. Óbvio que a gente não fica contente. Gostaria que o Vasco estivesse em uma situação muito melhor. Estamos corrigindo. O primeiro turno foi muito ruim, mas no segundo turno estamos em sexto ou sétimo lugar, o que mostra que as modificações foram feitas na hora certa e de forma eficiente – justificou Salgado.
Pouco depois, o ex-presidente da Assembleia Geral do Vasco, Mussa, chegou ao local e também foi muito xingado. Houve confusão entre seguranças e torcedores, e alguns derrubaram barreiras e invadiram a sede para tentar agredir o segurança. O clima ficou tenso, e a Polícia Militar foi acionada.
Devido ao ambiente hostil, Salgado e Mussa deixaram o local em um carro da Polícia Militar, horas depois.
A votação online seguiu normalmente, mas os votos nas cabines da sede do Calabouço foram interrompidos por cerca de 10 minutos. Pedrinho ficou bastante incomodado com o tumulto.
Fonte: Globo Esporte
Pior gestão foi do campello salgado deu mas resgatada
Parabéns Pedrinho e que vc traga ao Vasco tudo aquilo que tiraram de nós vascaínos
Eu votei no ex-jogador limitado, que fazia graça contra o rival e depois ficava se borrando de medo.
Eu sou muito inteligente:
2008-2011: Votei no ex-atacante paspalhao e sorridente.
2014-2017: Votei na Chapa Sempre Brant.
2020: Apoiei a anulação da eleição presencial.
2023: Votei no ex-jogador que se botava de medo depois de fazer graça.
Viva Estátua Dinamite, Viva Pedrinho, Viva a Democracia.
Essa múmia Salgado tem que ser proibido de pisar na sede do Vasco ou falar sobre o Vasco. Pior gestão da história do Vasco 3 rebaixamento