Confira o rito para aprovação ou não do projeto de lei que garante reforma de SJ

O Vasco da Gama aguarda a votação do projeto de lei enviado pela Prefeitura do Rio à Câmara Municipal que permitirá um novo estádio.

Projeto para a reforma de São Januário
Projeto para a reforma de São Januário

O Vasco deu um passo importante, nesta terça-feira, rumo à reforma e ampliação de São Januário, mas ainda faltam algumas etapas a serem cumpridas para que o clube tenha em mãos o dinheiro para tocar as obras no seu estádio. O ge explica o que vem por aí.

O pontapé inicial foi dado com a assinatura do projeto de lei pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na terça. No mesmo dia, o documento referente ao potencial construtivo de São Januário já foi enviado à Câmara de Vereadores. Agora, passará por votação.

Pela importância do tema, a expectativa é que o documento seja apreciado até o próximo mês – a Câmara entra em recesso no dia 15 de dezembro, então teria que ser antes disso. Caso não dê tempo, vai ficar para o ano que vem. A votação cumpre os seguintes passos:

  • Publicação do projeto de lei no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nesta quarta-feira;
  • Distribuição para as comissões que irão analisar o texto. A publicação no Diário indicará as comissões, além da Comissão de Justiça e Redação, que são definidas de acordo com a temática do projeto. Se houver um acordo, as comissões podem se reunir, emitindo um parecer único.
  • Após o parecer das comissões, o projeto é incluído na pauta de votações do Plenário;
  • O projeto precisa ser votado em dois turnos, sendo aprovado se tiver ao menos 26 votos favoráveis;
  • No processo de votação, o projeto pode receber emendas parlamentares, ou seja, propostas de mudanças no texto, que também são votadas em plenário;
  • Se aprovado, segue para sanção ou veto do prefeito.

Com a sanção de Eduardo Paes, estará concluída a transferência do potencial construtivo de São Januário para a Barra da Tijuca.

O clube terá um limite para a venda desse potencial construtivo, que poderá ser aplicado em um ou em mais terrenos. O Vasco tem negociações avançadas e conversava com mais de um interessado nos últimos meses.

– Aprovado, eu tenho um crédito de 200 mil m² mais ou menos, que eu vou para mercado vender e, com o dinheiro, eu vou fazer a reforma. Esse dinheiro só pode ser utilizado para reforma – contou o presidente Jorge Salgado em entrevista ao ”Abre Aspas” do ge no mês passado.

– A gente identifica alguns possíveis compradores, vão ser três ou quatro. A gente está muito otimista. (Vai chegar nos R$ 500 milhões?) Eu acho que chega, se não chegar é um pouco menos – completou.

O plano de reforma é baseado no que foi desenvolvido pela WTorre na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, realizado pelo arquiteto Sérgio Dias. A capacidade seria para até 43 mil torcedores. O Vasco fez alterações nesse projeto, que será apresentado à nova diretoria.

Isso porque a obra não será tocada pelo atual presidente, já que o mandato de Salgado se encerra no fim deste ano. Caberá ao vencedor da eleição do próximo sábado, disputada por Leven Siano e Pedrinho, tirar o projeto do papel e iniciar a reforma do estádio.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
1 comentário
  • Responder

    ESSE PAPO É PARA ENGANAR OS SÓCIOS A VOTAREM NO PEDRINHO. ALÔ SÓCIOS VASCAÍNOS NAO CAIAM NESSA. VAMOS VOTAR NA OPOSIÇÃO. TIRAR O VASCO DA GAMA DAS MÃOS DESSES CARAS QUE DESTRUIRAM O VASCO.

Comente

Veja também
Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Torcedores do Vasco detonam Carille e João Victor após derrota para o Ceará

Torcida do Vasco da Gama ficou na bronca com o técnico Fábio Carille e com o zagueiro João Victor depois do revés diante do Ceará.

Carille reclama da saída de bola do Vasco e cobra agilidade dos meias

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille empilhou queixas ao time na derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentaram pelo Brasileiro, no último sábado (12), para quase 16 mil torcedores em São Januário.

TJRJ acata pedido que mantém proibição de Vasco x Flamengo em São Januário

Clássico do Milhões entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro, será disputado neste sábado (19) no Maracanã.

Atriz Luisa Arraes e filho de Cássia Eller marcam presença em feira do Vasco

Casal prestigiou a Feira Autônoma Vascaína, que reuniu torcedores Cruzmaltinos no Centro Cultural Candinho.

Vasco sofre com lei do ex e perde chance de assumir liderança do Brasileiro

Vasco da Gama levou dois gols de Pedro Raul e desperdiçou oportunidade de dormir líder do Campeonato Brasileiro.

Carille critica postura do Vasco em derrota para o Ceará

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille desaprovou o comportamento de sua equipe na partida diante do Fortaleza.

Defesa do Vasco tem jornada infeliz e chega pressionada contra o Flamengo

Com erros crassos do setor defensivo, Vasco da Gama perde para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.