Vasco tenta mudar desempenho como mandante para escapar do Z4

O Vasco da Gama conta com o apoio da torcida para mudar seu desempenho como mandante no Campeonato Brasileiro.

Torcida do Vasco em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O Vasco recebe o Fortaleza, nesta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), em São Januário, pela Série A do Campeonato Brasileiro com a necessidade urgente da vitória. Na zona de rebaixamento na maior parte da competição, o Cruz-Maltino precisa utilizar a força de sua torcida, que mais uma vez esgotou os ingressos, pelos três pontos e para respirar na competição.

Mas para isso, o Vasco luta contra o péssimo desempenho durante toda a temporada na Colina Histórica. Até aqui, em 14 jogos, são apenas seis vitórias, com três empates e cinco derrotas. Ou seja, quando joga em São Januário, são apenas 50% dos pontos conquistados. A média só é um pouco alta, por causa de confrontos no Campeonato Carioca.

No próprio Brasileiro, são cinco derrotas e somente duas vitórias na Colina. O último jogo, ao lado da torcida, contra o São Paulo, empate. Apenas Grêmio e Coritiba foram derrotados pelo Cruz-Maltino jogando em São Januário. Os reveses diante de Cruzeiro e Athletico foram sem público, enquanto a derrota para Bahia, Santos e Goiás os vascaínos estavam presentes.

Pelo lado positivo, a última derrota com torcida em sua casa foi diante do Goiás, no dia 22 de junho, em confronto que marcou a interdição de São Januário, após incidentes violentos que ocorreram ao término da partida. Até o jogo com o Grêmio, por exemplo, o Vasco tinha ficado cinco jogos sem sequer fazer gols na Colina.

Retrospecto favorável

Se olhar pelo lado positivo e por tabus, o Vasco tem tudo para vencer mais um confronto na sua saga contra a degola pela quinta vez: o Fortaleza nunca venceu o Cruz-Maltino como visitante. Ao todo, com mando de campo do Vasco, são oito jogos com cinco vitórias dos cariocas e três empates.

Além disso, o Leão da Pici marcou apenas dois gols no Rio de Janeiro diante do Vasco e sofreu nove. O último confronto na Colina terminou com empate sem gols pela Série A em 2020. No ano anterior, vitória vascaína por 1 a 0.

Bom visitante

Se o Fortaleza não quebrou ainda o tabu de jogar no Rio de Janeiro contra o Vasco, os cariocas que se cuidem. Ao todo, o Tricolor da Pici é o oitavo melhor visitante de toda a Série A do Brasileirão. Em 12 jogos, a equipe soma quatro vitórias e dois empates, com um total de 14 dos 42 pontos conquistados longe do Castelão.

Já o Vasco é apenas o 14º melhor mandante. O Cruz-Maltino jogou 13 jogos com mando de campo (com partidas no Maracanã e no Nilton Santos), vencendo cinco, empatando em duas, além das seis derrotas até aqui.

Fonte: Itatiaia

Comente

Veja também
Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado, ex-presidente do Vasco
Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis já acertou compra de parte da SAF do Vasco

Bilionário grego já fez um acordo com a A-Cap, seguradora dona de 31% do futebol Vasco da Gama, pelo valor total de R$ 300 milhões.

Tchê Tchê em ação pelo Botafogo
Vasco inicia conversa com Tchê Tchê, que está de saída do Botafogo

Vasco da Gama já mira a contratação do volante Tchê Tchê, cujo contrato com o Botafogo se encerra no fim deste ano.