Dois meses de Payet no Vasco; veja o que falta para o francês deslanchar no Clube

O camisa 10 disputou seis jogos pelo Vasco da Gama, foi titular em apenas 2, e ainda não marcou gol pelo Clube.

Dimitri Payet em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Dimitri Payet em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho / Vasco)

Nesta segunda-feira (16), completa dois meses que Payet desembarcou no Rio de Janeiro para iniciar a sua trajetória no Vasco. Mais de cinco mil torcedores foram até o Galeão, de madrugada, para recepcionar o francês. A festa da torcida evidencia o peso da contratação, sem dúvida a mais badalada dos últimos anos. Só que até o momento, o camisa 10 ainda não conseguiu corresponder à altura toda a expectativa em torno do seu futebol.

Payet estreou no dia 2 de setembro, no empate com o Bahia, em 1 a 1, na Arena Fonte Nova. O camisa 10 entrou no segundo tempo e apesar da falta de ritmo, deixou boa impressão. O francês protagonizou o lance da partida, quando serviu Jair na medida para marcar, mas o volante chutou para fora. A jogada é lembrada até hoje pelos vascaínos.

Desde então Payet foi utilizado em todos os jogos pelo técnico Ramón Díaz, mas foi titular em apenas dois, nas vitórias sobre o Coritiba e América-MG. Na goleada sobre o Coxa, por 5 a 1, deu uma assistência, única participação em gol do francês pelo Vasco. O camisa 10 foi reserva nos últimos dois jogos e a tendência é que continue no banco de reservas no jogo contra o Fortaleza, quarta-feira (18), em São Januário.

O que falta para Payet deslanchar?

O entendimento do Vasco é de que Payet ainda está se ambientando ao futebol brasileiro e readquirindo a melhor condição física. Antes de estrear pelo Cruz-Maltino, o francês estava sem jogar há mais de 100 dias e isso está pesando no seu rendimento em campo. Além disso, o técnico Ramón Díaz ainda busca uma formação ideal para escalar o camisa 10.

Nos dois primeiros jogos, contra Bahia e Fluminense, Payet entrou no segundo tempo e jogou como meia de ligação, com liberdade para se movimentar e atrás de dois atacantes, no esquema 4-3-1-2. O camisa 10 teve boas atuações, sendo importante na armação das jogadas e ditando o ritmo do time.

Já na partida contra o Coritiba, Payet atuou como um ponta-esquerda, guardando mais a posição. Apesar da assistência, o camisa 10 teve atuação discreta. Vale destacar que fragilidade do adversário fez com que o francês não se desgastasse tanto na recomposição. Já diante do América-MG, Payet teve bastante dificuldade e foi substituído no intervalo, mesmo com o Vasco tendo um jogador a mais após a expulsão de Iago Maidana.

Depois desse jogo, Payet perdeu a condição de titular, mas foi utilizado contra Santos e São Paulo. Em ambos o camisa 10 também jogou pelo lado esquerdo, mais como atacante do que meio-campista, porém sem brilho. Diante do Tricolor, o francês ainda teve uma grande chance de marcar, mas preferiu o passe do que a finalização, mesmo estando cara a cara com o goleiro.

Como Payet deve ser escalado no Vasco?

Analisando os anos anteriores, fica evidente que Payet não é mais um ponta, mas sim um meia de ligação. O francês foi escalado no ataque na temporada passada, a última pelo Olympique de Marseille, e não se firmou como titular, marcando apenas 4 gols e dando três assistências, em 27 jogos. O mapa de movimentação desta temporada é semelhante ao do jogador pelo Vasco.

Dimitri Payet temporada 2022/23

Fonte: Sofascore

  • 27 jogos (11 como titular)
  • 4 gols (todos de dentro da área)
  • 1 pênalti convertido
  • 3 assistências
  • 16 finalizações de dentro da área
  • 12 finalizações de fora da área
  • 4 grandes chances criadas
  • Nenhum cartão amarelo recebido

Já na temporada 2020/2021, como meia de ligação do Olympique, tendo liberdade de movimentação em campo, Payet teve grande destaque. O francês foi titular em 41 dos 46 jogos que disputou, com 14 gols marcados e 13 assistências.

Dimitri Payet Temporada 2021/22

Fonte: Sofascore

  • 46 jogos (41 como titular)
  • 16 gols (4 de fora da área)
  • 7 pênaltis convertidos
  • 1 pênalti sofrido
  • 13 assistências
  • 35 finalizações de dentro da área
  • 62 finalizações de fora da área
  • 25 grandes chances criadas
  • 8 cartões amarelos recebidos

Quais as opções de Ramón Díaz?

O desafio do técnico argentino é achar uma vaga para Payet no Vasco, porém a missão não é nada fácil. O time já está ambientado a jogar no esquema 4-1-4-1 e tem sido competitivo dessa forma. Nessa formação, o francês jogaria na posição de Praxedes. No entanto, Ramón Díaz não parece estar disposto de mexer no tripé do meio-campo formado por Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes.

A outra opção é tirar um dos pontas e mudar o esquema tático para o 4-3-1-2. Dessa maneira o tripé de meio-campo seria mantido, Payet jogaria centralizado, atrás de dois atacantes, Vegetti e mais um, que poderia ser Gabriel Pec ou Rossi, atualmente os atacantes titulares pelos lados do campo.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Payet
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
3 comentários
  • Responder

    Não vai deslanchar isso e fato ! Eu não criei espectativa nenhum se tivesse vindo um modric. Ou pastore etc aí sim

  • Responder

    Se no seu país de origem o cidadão já não estava bem,não seria no vasco que ele iria se destacar ,o problema do torcedor é querer fazer festa pra receber uns jogadores desses tipos, vamos nos lembrar de que mome não ganha jogo,e aprenderem a não criar expectativas.

  • Responder

    O que falta ao Payet si deslanchar ? falta jogar e corresponder a fama e expectativa que si criou em cima de sua fama como jogador ,pois até agora em suas atuações , está deixando muito a desejar .

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco SAF atrasa pagamento dos direitos de imagem dos jogadores

O pagamento dos direitos de imagem do elenco são feitos todo dia 20 no mês, o que não aconteceu até agora.

Pedrinho em reunião com José Roberto Lamacchia
PVC afirma que a Crefisa não comprará parte da SAF do Vasco

O jornalista afirmou que o Vasco já sabe que a Crefisa não comprará parte da SAF e segue em busca de investidores no mercado.

Juan Pablo Vojvoda comandando o Fortaleza
Olho no rival! Escalação do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela Copa do Brasil.

Sforza em ação pelo Vasco contra o Volta Redonda
Veja quem pode crescer no Vasco com a chegada de Álvaro Pacheco

Álvaro Pacheco fará mudanças no time do Vasco da Gama, mas não abrirá mão de ter volantes com boa saída de bola.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Fortaleza
Vasco tem trunfo importante para o jogo decisivo contra o Fortaleza

O Vasco da Gama tem 4 derrotas sofridas em São Januário pela Copa do Brasil, algo que só 4 clubes conseguiram em XXI.