Pane geral diante do Santos freia ascenção do Vasco e liga alerta no Brasileiro

Vasco da Gama foi goleado pelo Santos e pode voltar a zona de rebaixamento no complemento da 25ª rodada do Brasileiro.

Soteldo sobe na bola em provocação ao Vasco
Soteldo sobe na bola em provocação ao Vasco

Com uma atuação que lembrou seus piores momentos na temporada, o Vasco teve neste domingo, na Vila Belmiro, sua sequência de bons resultados interrompidas pelo Santos. Na derrota por 4 a 1, faltou muita coisa ao time de Ramón Díaz, especialmente concentração defensiva. Taticamente e emocionalmente a equipe esteve muito abaixo.

É claro que o resultado não apaga a boa reação que o Vasco vem tendo no Campeonato Brasileiro, mas foi um balde de água fria e ligou o sinal de alerta. Jogo após jogo é preciso entrar em campo com um nível de concentração altíssimo se quiser afastar rapidamente o risco de queda para a Série B. O clube pode voltar à zona de rebaixamento nesta segunda-feira, caso o Goiás pontue contra o Botafogo, no Nilton Santos.

– Vamos seguir competindo, não estamos derrotados, pelo contrário, estamos orgulhosos do time e da torcida que nos acompanha. Temos muita coragem e gana de seguir, muito entusiasmo com nossa torcida em casa, vamos seguir brigando. Isto recém-começa. Não há o que desanimar porque uma derrota não pode apagar tudo o que fizemos. Porque chegamos e estávamos em último, quase rebaixado. Agora estamos brigando. Ninguém disse que já estávamos salvos. Estou orgulhoso e seguramente vamos brigar até o final – disse Ramón Díaz, mantendo a confiança intacta, apesar da goleada.

Início animador e apagão

Com duas mudanças no time titular, com as entradas de Marlon Gomes e Gabriel Pec nas vagas de Payet e Rossi, o Vasco ganhou em velocidade, mas perdeu em experiência. O início, no entanto, pareceu promissor. Com boas trocas de passes, o time carioca teve o controle nos primeiros minutos, encontrou espaços e empurrou o Santos para seu campo, apesar de a Vila Belmiro estar lotada.

Nem mesmo o pênalti de Pumita em Marcos Leonardo, que deu a vantagem ao Santos, intimidou o Vasco, que continuou com mais volume de jogo. Vegetti incomodava muito a zaga santista, e o time empatou justamente com um gol do argentino, em rápido contra-ataque puxado por Gabriel Pec.

No fim do primeiro tempo, no entanto, a equipe carioca sofreu um apagão defensivo. Os erros e a falta de concentração chamavam a atenção. Léo quase entregou o ouro, mas conseguiu se recuperar no lance. Aos 45, Vegetti perdeu a disputa pelo alto para Dodô, e Rincón marcou livre de marcação. Dois minutos depois, após escorregão de Zé Gabriel, o Santos ampliou e fez o terceiro.

Confusão e desorganização

Ramón Díaz voltou com Payet e Sebastián do intervalo, mas as mudanças não surtiram efeito. O Santos já era melhor e teve um gol bem anulado antes da confusão, aos 9 minutos da etapa final, que encerrou qualquer possibilidade de reação do Vasco.

Em seguida, muita confusão. O time não aceitou bem uma provocação de Soteldo, e a o clima esquentou. Medel e Lucas Lima foram expulsos, e Ramón precisou sacar Puma para reforçar a zaga com Maicon. O Vasco, que já não havia retornado bem para a etapa final, ficou completamente desorganizado. Pouco levou perigo ao Santos até o final da partida, e ainda sofreu mais um gol de Soteldo, tamanha a facilidade que os santistas encontravam para chegar à àrea.

Resta ao Vasco colocar a cabeça no lugar, entender o que aconteceu, corrigir os erros e aproveitar a sequência de quatro jogos no Rio de Janeiro para tentar se afastar definitivamente da zona de rebaixamento. O time já provou que é capaz, tem o torcedor ao seu lado, mas o péssimo início no Campeonato Brasileiro não permite que o clube volte a ter atuações e resultados como aconteceu neste domingo. A reação precisa ser imediata para que a zona de rebaixamento não volta a ser uma realidade no dia a dia do clube.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    O time joga tão bem sem Medel… Graças a Deus ele não enfrenta o São Paulo. Ramon como qualquer técnico abobado inventou ao escalar Medel na zaga já que temos o Maicon. Espero que contra São Paulo, Fortaleza e Internacional, que não invente nada o Ramon Pardal.

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.