Vasco destaca importância de São Januário e agradece apoio para a liberação

O Vasco da Gama a todos que contribuíram para a liberação de São Januário, em especial seus torcedores, que conduziram a campanha.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Getty Imagens)

São Januário não é apenas um estádio de futebol. É, sim, um dos mais importantes estádios do país, mas vai muito além de seu papel de arena esportiva. O Estádio de São Januário é parte da história do Brasil, palco de marcantes manifestações políticas, culturais e sociais ao longo de seu quase um século de história. É um estádio com vida, com alma, com fibra em cada tijolo. E o que faz de São Januário um colosso não é apenas sua dimensão esportiva – que é inegável – mas sua integração ao ambiente ao qual pertence.

São Januário é parte do Rio de Janeiro, parte da Zona Norte, parte de São Cristóvão. São Januário é da Barreira do Vasco, do Tuiuti e do Arará. É dos vascaínos e daqueles que o cercam. A interdição de São Januário se deu por vias questionáveis, mas teve um mérito: deu a oportunidade para demonstrações inequívocas de amor e respeito ao Vasco, ao seu estádio e às suas tradições. Mais uma vez os vascaínos cerraram fileiras contra o preconceito e o elitismo que, infelizmente, ainda persistem em nossa sociedade.

Os moradores da Barreira do Vasco, e todos os que vivem em nosso entorno, prestaram um serviço imensurável ao levantarem ao mundo sua voz e sua exigência por respeito com as comunidades e pela reabertura de sua segunda casa, São Januário. Suas vozes se fizeram ouvir e a eles agradecemos pelo esforço e resiliência.

Agradecemos também ao poder público municipal e estadual, ao Ministério Público, à FERJ e aos parlamentares pelo diálogo e pela busca por soluções que passassem pela reabertura de São Januário, compreendida como a solução justa e necessária para o Vasco, para os vascaínos e para a população de seu entorno.

Agradecemos ainda aos meios de comunicação, que se engajaram na divulgação do absurdo que era a manutenção do estádio de São Januário fechado, por argumentos que se mostraram equivocados e preconceituosos. A imprensa esportiva foi de suma importância para a sensibilização da sociedade acerca de um tema que vai além da esfera desportiva.

Ao fim e ao cabo, foi a nossa gigantesca torcida, espalhada pelo Brasil e o mundo, que novamente se apresentou para defender não apenas a nossa casa, mas, principalmente, os ideais que orientam o Vasco desde a sua fundação. Os vascaínos nunca abrirão mão de lutar por um lugar que é sagrado para todos nós.

O Vasco tem que estar no Vasco. E o lugar do Vasco é São Januário. E também o Maracanã.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.