Corpo de Bombeiros aprova liberação de São Januário

O resultado da vistoria em São Januário saiu nesta terça-feira, e o Corpo de Bombeiros está convencido que o estádio pode receber público.

Vistoria do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público em São Januário
Vistoria do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público em São Januário

O Corpo de Bombeiros aprovou a liberação de São Januário, o que será a última etapa para a celebração do acordo com o Vasco , que sai nesta quarta-feira com reunião na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A vistoria foi feita na última sexta-feira e o relatório saiu nesta terça-feira, sendo remetido à presidência do MPRJ. O Vasco entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça no início da semana, transferindo a ação de desinterdição de São Januário do promotor Rodrigo Terra, responsável pela ação inicial, para Luciano Mattos, procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro.

O Vasco aguarda a assinatura do TAC para reabrir o estádio na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro. A última partida em São Januário foi realizada no dia 22 de junho, na derrota para o Goiás por 1 a 0.

Além da vistoria e novos pedidos dos Bombeiros, houve outras solicitações atendidas, como no número de câmeras no estádio para monitoramento de público.

Na visita da sexta passada, o procurador do MP Marcus Leal acompanhou a vistoria dos Bombeiros. No início desta semana, houve também audiência pública para debater o caso de São Januário.

– Avaliamos diversas estruturas, como sistema de prevenção contra incêndio e pânico, os postos médicos, as saídas de emergência… Tudo isso será colocado no relatório que estamos produzindo para ser entregue o quanto antes para as autoridades – disse, na semana passada, Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Na semana passada, o Vasco apresentou uma proposta de TAC ao Ministério Público. Internamente, havia confiança grande na liberação de público no estádio.

Como foi a reunião entre Vasco e MP

Em encontro na outra semana, o Vasco apresentou ao Ministério Público e ao procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o Termo de Ajustamento de Conduta para liberar a presença de público em São Januário. Segundo o procurador, a apresentação do TAC busca melhorar a segurança do estádio.

– Vamos fazer um exame mais detalhado dessa proposta. Acreditamos que estamos avançando num sentido positivo para a celebração desse termo de compromisso. A nossa expectativa é que na semana que vem façamos uma nova reunião com a presença de órgãos públicos e da federação, para conhecerem os termos da proposta – comentou Luciano Mattos.

Para o encontro desta quarta serão convidados representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio.

Na proposta apresentada, o Vasco se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas;
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas;
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída;
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio;
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.