Nilton Santos era a 3ª opção do Vasco para mandar clássico contra o Fluminense

Maracanã e São Januário eram as preferências do Vasco da Gama para a partida; sem eles, o estádio do Botafogo foi a alternativa encontrada.

Estádio Nilton Santos, a casa do Botafogo
Estádio Nilton Santos, a casa do Botafogo (Foto: Divulgação)

Depois de um longo período de indefinição, o clássico entre Vasco e Fluminense, no dia 16 de setembro, será disputado no Nilton Santos. A opção por jogar no estádio do Botafogo sempre esteve no radar do Cruz-Maltino, porém o clube tinha outras preferências.

A primeira opção do Vasco era o Maracanã. O Cruz-Maltino entendia que teria resistência por parte do Fluminense, por causa da proporção dos ingressos (90/10), mas estava disposto a entrar na Justiça para jogar no estádio. No entanto, o fechamento do local para recuperar o gramado, fez o clube recuar quanto a essa possibilidade.

Sem o Maracanã, São Januário passou a ser a preferência do Vasco para enfrentar o Fluminense, porém a missão não seria fácil. Além do estádio estar impedido de receber público pela Justiça, a Polícia Militar proibiu clássicos no local, em laudo de segurança produzido no dia 29 de maio deste ano.

O Vasco terá uma reunião com a Procuradoria-Geral do Ministério Público, nesta quarta-feira (6), para acertar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Em caso de acordo, São Januário estaria liberado. No entanto, o estádio ainda estaria impedido pela PM de receber clássicos. O clube já fez contato com o BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios) e entende que com o TAC assinado, terá condições de segurança para abrigar um jogo contra um rival do Rio, mas essa possibilidade fica para o clássico com o Botafogo.

Raulino de Oliveira

Em paralelo aos movimentos para liberar São Januário, o Vasco consultou o Volta Redonda sobre a possibilidade de jogar no Raulino de Oliveira e recebeu o aval para mandar o clássico no local. No entanto, essa hipótese foi cogitada apenas por precaução.

O deslocamento de ônibus até Volta Redonda, a estrutura do Raulino de Oliveira e as condições do gramado não agradam aos jogadores. De acordo com uma fonte ouvida pela reportagem, se fosse para escolher, a maioria optaria por jogar em São Januário com portões fechados. Vale destacar que financeiramente também não seria interessante, já que o estádio tem uma capacidade de público inferior a São Januário.

Preocupação com o ”tapetinho”

Diante desse cenário restou o Nilton Santos, sempre visto como a terceira opção do Vasco, não por questões de logística ou estrutura, mas sim pelo aspecto técnico. O gramado sintético sempre foi visto como um problema para a comissão técnica. O CT Moacyr Barbosa não possui campo com grama artificial, o que dificulta a preparação.

Para tentar amenizar esse problema, o Vasco pretende realizar ao menos um treino no Nilton Santos. A informação foi divulgada primeiro pelo ”Uol” e confirmada pelo Lance!. Treinar no local da partida é uma prática que agrada o técnico Ramón Díaz. Na véspera dos jogos em São Januário, o argentino comandou as atividades no estádio.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.

Torcida do Vasco no Maracanã em clássico como Flamengo
Pesquisa mede rivalidade entre torcedores de Vasco e Flamengo

Segundo resultado de pesquisa, o Flamengo é mais rival para vascaínos do que o Flamengo para os vascaínos.

Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Bastidores da possível volta de Philippe Coutinho ao Vasco

O empresário Giuliano Bertolucci não foi autorizado a participar da negociação para a volta de Coutinho ao Vasco.