Ex-Vasco, Zé Ricardo é o novo técnico do Cruzeiro

Treinador foi anunciado pela Raposa nesta terça (05); seu último clube no futebol brasileiro foi o Vasco da Gama.

Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo
Zé Ricardo durante clássico contra o Flamengo (Foto: André Durão/ge)

O Cruzeiro acertou a contratação do técnico Zé Ricardo, de 52 anos. Ele assina vínculo com o clube até o fim de 2024, inicialmente. O novo treinador vai comandar o time a partir desta quarta-feira, na reapresentação dos jogadores na Toca da Raposa.

O nome de Zé Ricardo foi uma das opções encontradas do Cruzeiro, no mercado, de treinadores sem vínculo contratual. A SAF de Ronaldo Fenômeno não tinha intenção de buscar técnicos empregados.

Ele chega para a vaga do português Pepa, demitido na terça-feira da semana passada. O treinador deixou a equipe no meio da tabela do Brasileiro, depois de sete rodadas sem vencer. Após a saída, o Cruzeiro ainda empatou com o Bragantino e, atualmente, acumula oito jogos sem vitória no ano. O time está a cinco pontos da zona do rebaixamento.

O primeiro compromisso de Zé Ricardo será o jogo contra o Santos, na quinta-feira, dia 14, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Brasileirão. Ele terá algumas sessões de treinamento, graças à pausa da data Fifa, para conhecer mais o elenco e preparar o time para o confronto direto no campeonato.

Outros nomes, como Odair Hellmann, o português António Oliveira, Paulo Autuori, atual diretor técnico do clube, e o argentino Gabriel Milito, foram tentados pelo Cruzeiro. Os profissionais, entretanto, descartaram a possibilidade de assumir o clube nesta reta final de temporada.

Zé Ricardo começou a carreira como treinador em 2016, comandando o Flamengo (foi campeão da Taça Rio 2017). Depois, passou por Vasco e Botafogo. Logo em seguida, comandou Fortaleza e Internacional na temporada 2019. No mesmo ano, também teve experiência no Oriente Médio, no Qatar SC.

O treinador voltou ao Brasil e treinou o Vasco em 2022. O último clube dele foi o Shimizu S-Pulse, do Japão, entre 2022 e 2023, tendo a missão de salvar o clube do rebaixamento, o que acabou não acontecendo.

Em 2023, Zé Ricardo só alcançou um triunfo após nove rodadas disputadas, deixando a equipe japonesa na 19ª colocação da J-League 2 com cinco pontos (22 times disputam o torneio).

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Um grande passo para a Raposa cair com Zé Ricardo um especialista em queda ,ultimamente foi assim , estava no Oriente ,sei time caiu , veio pro Vasco e ajudou na queda Vascaína , foi pro Japão e seu time também caiu ,portanto façam suas apostas .

Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.