Vasco apresenta proposta de TAC à Justiça para liberar São Januário; veja as propostas

O Vasco da Gama está tratando com o Procurador-Geral de Justiça sobre o Termo de Ajustamento de Conduta, para liberar São Januário.

São Januário terá catraca com reconhecimento facial
Catracas de reconhecimento facial em São Januário (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

Para permitir que São Januário volte a receber público, o Vasco está negociando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) diretamente com o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A diretora jurídica do clube disse, no domingo, que as partes estão apenas “ajustando alguns termos” para selar o acordo.

O Vasco nos últimos dias tem conversado com o procurador-geral Luciano Mattos, para quem está encaminou a proposta de acordo. Com o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o assunto será tratado pela PGJ, sigla para procuradoria-geral de Justiça do Rio de Janeiro.

O TAC, portanto, não está sendo negociado com Rodrigo Terra, promotor do MP do Rio que foi o autor da ação que interditou São Januário.

“O Vasco da Gama informa que na tarde desta terça-feira (05/09) apresentou ao Procurador Geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, pedido de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), um importante passo para liberação de público em São Januário. Já está agendada para amanhã, quarta-feira (06), às 15 horas, uma reunião com o Procurador e representantes da SAF e do CRVG para discussão da proposta apresentada pelo Vasco e adoção dos próximos passos”, informou o clube.

O jurídico do Vasco estava aguardando apenas a publicação do acórdão da decisão em segunda instância (que manteve a interdição do estádio), com o voto de todos os desembargadores, para entrar com o recurso no STJ. O documento foi publicado na íntegra nesta terça.

O Vasco trabalha com a possibilidade de contar com a volta dos seus torcedores a partir do jogo contra o Coritiba, no dia 19 de setembro, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco usou suas redes sociais nesta terça para endossar a campanha que pede a liberação de São Januário e informou que vai enviar, em nome do seu ministério, um ofício justamente à Procuradoria-Geral de Justiça “externando nossa preocupação com a estigmatização que esta decisão criou”.

Reconhecimento facial

Afinal de contas, o que será determinado neste TAC?

O ge apurou que o Vasco se comprometeu a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)
  • O Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio de São Januário venceu nesta segunda-feira (dia 4), mas o clube já tomou as medidas para atualizá-lo, como confirmou o Corpo de Bombeiros ao ge.

O Corpo de Bombeiros informa que foi apresentada a documentação de segurança contra incêndio e pânico e foi realizada a vistoria no estádio do Vasco da Gama, o São Januário. Sendo assim, o local terá em breve o Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio (LPCI) deferido“.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Agora seria no mínimo razoável que o ministério puplico do Ria exigisse do governo do estado que acabasse com o tráfico de drogas na região, qp se não vai ficar claro e evidente os 2 pesos e duas medidas , vai condenar quem é inocente nessa história que é o Vasco e a sua imensa torcida

  • Responder

    toda essa cachorrada por causa de fanático imbecil

Comente

Veja também
Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.